15/09/2020

Saiba quais são as comarcas com mais cargos de Oficial de Justiça do TJ/RS. Equipe do CPC Notícias faz levantamento com dados do Portal da Transparência.

Um dos certames mais aguardados pelos gaúchos certamente é o concurso TJ/RS para Oficial de Justiça - Classe PJ-H. Já autorizada, a seleção do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul encontra-se em fase de definição de banca organizadora. 

De acordo com o Portal da Transparência do TJ/RS, existem 396 cargos vagos de Oficial de Justiça - PJ-H. Esse é o número, segundo o último informe do site, publicado em 31 de julho de 2020. A lista é atualizada mensalmente. 

No entanto, quais são as comarcas do interior com mais vacâncias? Com base em dados publicados no portal, a equipe de comunicação do CPC Notícias elaborou um ranking com as comarcas do interior com mais cargos vagos de Oficial de Justiça.

É importante salientar que a lista é atualizada todo mês. Portanto, os dados a seguir são referentes ao mês de julho (arquivos no site em 03/08). Assim que os dados de agosto forem publicados, a matéria será atualizada. 

Fonte: Portal da Transparência

Porto Alegre figura no documento do Portal da Transparência com 79 cargos vagos de OJ. No entanto, o ranking dessa matéria é referente às comarcas do interior do Estado.

Caxias do Sul e Passo Fundo lideram ranking com mais vacâncias de OJ no interior

Atualmente, são as comarcas de Passo Fundo e Caxias do Sul que lideram o ranking, ambas com 12 cargos vagos. Na sequência, tem Rio Grande e Pelotas com 11 e 9 vacâncias. 

Santa Maria reúne oito cargos e Santa Cruz, por sua vez, sete. As comarcas de Canoas, Novo Hamburgo e Uruguaiana têm o mesmo número: cinco cargos vagos de Oficial de Justiça. Já Bagé, Camaquã, Erechim e São Borja têm quatro vacâncias para OJ em cada. 

As comarcas com número entre um e três cargos vagos de Oficial de Justiça são as seguintes: 

  • 3 cargos vagos: Estrela, Palmeira das Missões, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, São Gabriel, São Jerônimo, Sapiranga, Soledade;
  • 2 cargos vagos: Alegrete, Bento Gonçalves, Capão da Canoa, Carazinho, Farroupilha, Feliz, Gravataí, Igrejinha, Ijuí, Itaqui, Jaguarão, Marau, Rio Pardo , São Francisco de Assis, São Leopoldo, Taquara;
  • 1 cargo vago: Arroio do Tigre, Arvorezinha, Campina das Missões, Cerro Largo, Constantina, Encantado, Espumoso, Estância Velha, Esteio, Giruá, Guaíba, Ibirubá, Júlio de Castilhos, Lavras do Sul, Marcelino Ramos, Mostardas, Osório, Panambi, Piratini, Portão, Porto Xavier, Ronda Alta, Salto do Jacuí, Sananduva, Santa Rosa, Santiago, Santo Augusto, São José do Norte, São José do Ouro, São Luiz Gonzaga, Sobradinho, Tapera, Teutônia, Três Passos, Vacaria, Venâncio Aires, Vera Cruz, Veranópolis e Viamão.

Diferença entre cargos vagos e vagas autorizadas

Para quem está começando a estudar para o concurso ou tem curiosidade sobre o assunto, explicamos a diferença entre cargos vagos e vagas autorizadas.

Os cargos vagos são aqueles que não estão providos, ou seja, estão sem servidores titulares. O termo vacância também é utilizado para descrever que o cargo público encontra-se vago. Esses cargos apontam a necessidade de pessoal dentro do órgão público. 

O cargo pode ficar vago por motivos como aposentadoria, exoneração, demissão, promoção, readaptação, falecimento ou posse em outro cargo que não possa ser exercido de forma acumulada. 

Já as vagas autorizadas são aquelas que serão abertas oficialmente em um concurso. No entanto, ao longo do período de validade da seleção, é comum mais aprovados, além do número de vagas abertas em edital, serem chamados para preencher as vacâncias. 

Último dia: Oficial de Justiça 3.0

Um assunto que movimentou as redes sociais nos últimos dias foi a nova parceria dos Aprovadores. 

Agora é oficial. CPC Concursos e Andresan Concursos têm um novo parceiro na iniciativa Aprovadores: o Cetec Concursos. 

O lançamento da nova parceria aconteceu quarta (02/09), às 10h, em um evento on-line, ao vivo e gratuito dos Aprovadores. 

Os inscritos na página do lançamento ganham uma série de aulas demonstrativas do novo curso dos Aprovadores: Oficial de Justiça 3.0. 

Atenção: a promo de lançamento encerra nesta terça (15/09), às 23h59min. Não perca essa oportunidade de estudar com os melhores professores de Tribunais.

Clique e ganhe R$ 300 de desconto com o cupom OJ3.0