06/11/2019

Foi publicado no Diário Oficial a autorização para concurso público da Polícia Civil do estado do Paraná. Serão 400 vagas, divididas entre os cargos de Delegado, Investigador de Polícia e Papiloscopista, que já estava com autorização de concurso publicada.

 

A Polícia Civil do Paraná publicará em breve edital para concurso público para segurança pública. Foi publicado no Diário Oficial do estado do Paraná a autorização para a realização do certame, com previsão de 50 vagas para o cargo de Delegado, 300 vagas para Investigador de Polícia e 50 vagas para Papiloscopista.

Com a autorização deste concurso, chegam a 2800 o total de vagas autorizadas pelo governador do estado do Paraná para concursos públicos na área da segurança púlbica. As demais autorizações, para os concursos da DEPEN PR, Bombeiros e Polícia Militar PR já haviam sido anunciadas anteriormente.

 

Nos últimos concursos, para os cargos de Investigador e Papiloscopista, os requisitos solicitados para estes cargos foram ensino superior completo e carteira nacional de habilitação mínimo categoria B. A remuneração inicial é R$ 5.478,49. Já para o cargo de Delegado, cuja remuneração é superior a R$ 13 mil e conta com benefícios, o requisito solicitado era ensino superior em Direito e carteira nacional de habilitação categoria B.

7 benefícios de estudar online para concursos.

Além da prova de conhecimentos objetivos, os candidatos do último concurso para Polícia Civil do Paraná foram avaliados através de diversas etapas, como inspeção de saúde, aptidão física e investigação de vida pregressa.

Quem tem interesse em se preparar para o concurso público, deve iniciar os estudos de forma imediata. No concurso para o cargo de Investigador, em 2010, foram 50 questões, divididas da seguinte forma: 10 questões de língua portuguesa, 7 questões de economia e demografia Paranaense, 4 questões de informática, 4 questões de raciocínio lógico, 5 questões de noções do Estatuto da Polícia Civil do Paraná, 4 questões de direito penal, 4 questões de direito constitucional, 4 questões de direito administrativo 4 questões de direito processual penal e 4 questões de noções de legislação específica. 

A prova de aptidão física contou com corrida de segmento, flexão abdominal, salto em extensão, impulsão vertical, escalada e corrida aeróbica (12 minutos). 

 

Você também vai gostar: 

Como trabalhar e estudar para concursos. 9 dicas poderosas!

Manual do Concurseiro Iniciante. Download Grátis

 

Participe do nosso grupo de Carreiras Policias no WhatsApp, clicando aqui.