07/12/2020
No período de um ano, o Tribunal de Justiça do TJ/RS apresentou 84 novas vacâncias para o cargo de OJ. Confira!
Quer ser um dos próximos nomeados para o cargo de oficial de Justiça do TJ/RS? Pois saiba que suas chances são cada vez maiores! Isso por que, o número de postos vagos no só vem aumentando ao longo do último ano.
Mensalmente, o Portal da Transparência do TJ/RS disponibiliza o quantitativo de cargos efetivos vagos no Tribunal. A partir disso, a equipe de comunicação do CPC fez o levantamento desses dados, a fim de apresentar a progressão mês a mês, das vacâncias para Oficial de Justiça.
Conforme o gráfico acima, em novembro de 2019 haviam 322 postos vagos para OJ. Ao passo que, passados 12 meses, outras 84 oportunidades surgiram para o cargo, totalizando 406 vacâncias.
Vacâncias x Vagas autorizadas
É importante ressaltar a diferença entre o número de cargos vagos ou vacâncias, termo que também para o mesmo fim, e vagas efetivamente autorizadas em edital de concurso público. Os cargos vagos são aqueles que não estão providos, ou seja, estão sem servidores titulares. Esses cargos apontam a necessidade de pessoal dentro do órgão público.
Já as vagas autorizadas são aquelas que serão abertas oficialmente em um concurso. Neste sentido, para o atual concurso TJ/RS foram autorizadas 24 vagas para Oficial de Justiça. No entanto, ao longo do período de validade da seleção, é comum mais aprovados, além do número de vagas abertas em edital, serem chamados para preencher as vacâncias.
Comarcas com mais vacâncias
O Portal da Transparência também apresenta o quantitativo de cargos vagos em cada uma das comarcas do Rio Grande do Sul. Assim, é possível constatar que as comarcas de Caxias do Sul, Passo Fundo e Rio Grande lideram o ranking com o maior número de oportunidades no interior, com 12 postos vagos cada. Ao mesmo tempo, Porto Alegre segue com 80 vacâncias.