22/05/2020

O Ministério da Saúde indicou medidas para evitar a disseminação do coronavírus. Diversos concursos públicos aderiram e tiveram suas provas suspensas temporariamente. 

Atualizado em 22/05/2020 | Publicado em 17/03/2020

Com os últimos anúncios feitos pelo Ministério da Saúde na tentativa de evitar a transmissão do novo coronavírus no Brasil, diversos concursos públicos com editais publicados em todo país tiveram alterações em seus cronogramas. Confira a seguir concursos que tiveram provas suspensas ou adiadas.

Câmara Municipal de Vereadores de Bagé - RS

O edital aberto pela Câmara Municipal de Vereadores de Bagé, visa preencher duas vagas, além de formar cadastro de reserva em cargos de níveis médio e técnico. O concurso, organizado pela banca Fundatec, inicialmente seria realizado dia 24 de maio de 2020. Porém, quatro dias antes, foi divulgado  um novo edital, transferindo a data da prova para o dia 31 de maio de 2020. 

Posteriormente, no dia 22 de maio, a banca publicou um Edital Extraordinário, agora suspendendo temporariamente a aplicação das Provas Teórico-Objetivas. Dessa vez, não foram apresentadas novas datas, no entanto, orientou-se que os candidatos acompanhem o site da Fundatec, onde futuramente será publicado o novo cronograma.

Tribunal de Justiça - SC

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) suspendeu parcialmente as atividades do concurso público para provimento de cargos vagos e formação de cadastro de reserva do quadro de pessoal efetivo, aberto pelo Edital n. 1/2020. A medida entra em vigor após o encerramento da data-limite estabelecida para as inscrições (31/3, às 14h) e abrange a aplicação das provas objetivas até a definição de um novo cronograma, a ser divulgado oportunamente. A íntegra do comunicado pode ser acessada no site da banca FCC.

Canoas - RS 

A Prefeitura Municipal de Canoas-RS, havia acatado a sugestão do Ministério Público na suspensão temporária do concurso. O motivo, porém, foi o fato dos editais 09 e 10/2020, para os cargos de Técnicos e Analistas Municipais, não terem apresentado possibilidade de isenção das taxas de inscrição. As provas que anterioremente estavam marcadas para os dias 15 e 22 de março de 2020 ainda não tiveram novas datas divulgadas. A empresa responsável pelo certame é a Banca Fundação La Salle.

O Município conta ainda com os editais 16 e 17/2020, para os cargos de Guarda Municipal e Procurador, ambos também suspensos. No entanto, nesses casos, a suspensão é devido às ações de combate à pandemia do coronavírus.

Capão da Canoa - RS 

A Câmara Municipal da Capão da Canoa-RS teria provas teóricas do concurso no dia 29 de março deste ano. O edital extraordinário publicado ontem informa a suspensão da prova e qe novas datas serão divulgadas. O concurso está sendo organizado pela banca FUNDATEC

Caxias do Sul - RS

A Prefeitura de Caxias do Sul - RS também suspendeu a prova objetiva, prevista para o dia 12 abril de 2020. A medida leva em consideração o Decreto Nº 20.831, de 18 de março de 2020, que decreta situação de emergência para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo Coronavírus (COVID-19). A íntegra do comunicado pode ser acessada no site da banca, a Legalle Concursos.

Horizontina - RS 

A Prefeitura de Horizontina-RS publicou em 02 e março através da banca organizadora do concurso, Objetivas Concursos, a suspensão do andamento do concurso público. O edital informa que os candidatos que desejarem devolução da taxa de inscrição no concurso deverão solicitar seguindo as orientações contidas no edital. O edital não informa o motiva da suspensão. 

Ijuí - RS 

Também foram adiadas as provas do concurso público da Prefeitura de Ijuí - RS. A medida foi informada por meio de edital, publicado no site da banca organizadora Legalle Concursos. A iniciativa tem o intuito de preservar a saúde dos candidatos e de todos os profissionais que estariam envolvidos na aplicação. Um novo edital deverá ser publicado com as novas datas em momento oportuno.

Imbé - RS 

A Prefeitura Municipal de Imbé-RS está com edital de concurso público organizado pela Banca Fundatec. Em comunicado divulgado pela banca, as provas que estavam previstas para os dias 21 e 22 de março 2020 foram suspensas temporariamente. Novas datas serão divulgadas e a banca orienta que os candidatos do concurso acompanhem no site as futuras publicações. 

Santa Maria - RS e IPASSP 

A banca Objetiva Concursos publicou comunicado em seu site informando que as provas previstas para o dia 05 de abril de 2020 não serão aplicadas na data. Segundo o edital, a remarcação da data ficará para um novo momento oportuno. No entanto, os inscritos devem ficar atentos já que a homologação de inscrições, o período de recursos e o resultado dos recursos das inscrições, cujas datas se encontram nos Cronogramas, não serão alteradas.

São Leopoldo RS

A Prefeitura de São Leopoldo e a Fundação La Salle suspenderam, por tempo indeterminado, o concurso que estava com inscrições programadas até o dia 2 de abril. Para o edital 01/2020 a previsão era de realização das provas em 10 de maio e 14 de junho, já para o edital 02/2020 a data prevista era 17 de maio.

A suspensão leva em consideração os decretos de Calamidade das cidades de São Leopoldo e Canoas, sede da Fundação La Salle e ao Decreto Estadual Nº 55.128 que determinam uma série restrições como forma de não proliferar o Covid-19. 
 

Tribunal de Justiça - RS 

O Tribunal de Justiça do RS está com edital publicado para o cargo de Juíz de Direito Substituto. A FAURGS, banca organizadora do concurso, comunicou a suspensão sine die da aplicação de prova agendada para o dia 29 de março de 2020, ressaltando que a medida é para contribuir com a contenção da transmissão do Coronavírus. 

Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC) - RS

No dia 04 de maio de 2020, foi divulgado no site da banca Fundatec, o edital que informa sobre a suspensão  das provas teórico-objetivas para a maioria dos cargos em aberto. Dia 17 de maio, data prevista para a aplicação do exame, apenas passarão por esta etapa, os candidatos escritos para os seguintes cargos: Médico do Trabalho, Médico Generalista - 20h, Médico Generalista - 30h e Médico Generalista - 40h.

As provas para os outros cargos oferecidos, assim como as demais etapas deste certame, estão suspensas por tempo indeterminado.