26/11/2018

O concurso da Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS) vai ser concorrido. De acordo com os dados do Cebraspe, organizador da seleção, foram confirmadas mais de 18 mil inscrições somados dos dois cargos da seleção.

A maior quantidade foi para assistente, com aproximadamente 10.678. Para a função de técnico foram cerca de 7.715. Ao todo, o concurso da Sefaz-RS oferece 150 vagas, distribuídas igualmente entre assistente administrativo, técnico da receita estadual e auditor. 

A divulgação dos editais foi feita em duas etapas. Primeiro saiu o documento para assistente e técnico, no dia 31 de agosto. Já o edital para auditor foi divulgado em 12 de setembro.

O cargo de assistente é voltado para quem tem o nível médio ou curso técnico. A remuneração básica inicial é de R$ 3.040, já somada com o valor do vencimento e gratificação fazendária. Para técnico tributário, é preciso o nível superior em qualquer área. Neste caso, os ganhos são de R$ 9.300, já com benefícios. 

Para o cargo de assistente administrativo fazendário as avaliações serão no dia 1° de dezembro, no turno da tarde, com duração de quatro horas.

Para o técnico, o exame será dia 2 de dezembro, em dois turnos (manhã e tarde), com 80 questões em cada uma das disciplinas. 

Para ser aprovado será necessário obter 50% de aproveitamento em cada uma das provas e não zerar nenhuma disciplina. 

Nos dois casos, é necessário estar presente no mínimo uma hora antes da prova, levar caneta preta esfereográfica transparente, comprovante de inscrição e documento original.