17/05/2021

Confira  os últimos desdobramentos sobre a prova PF, prevista para o próximo domingo.

Atenção inscritos no concurso PF 2021! Desde o fim da última semana, a expectativa para as provas do certame ganharam outros desdobramentos.

Na sexta-feira (14), o Ministério Público Federal entrou com ação pública pedindo a suspensão da prova, agendada para o próximo domingo(23). Além disso, a banca responsável pelo concurso, o Cebraspe, foi intimada a prestar esclarecimentos quanto aos  últimos acontecimentos envolvendo a aplicação das provas da PRF e as as medidas de seguranças sanitárias.

Nesse sentido, o documento do MPF ainda afirma que:

“ Que a CEBRASPE seja intimada a explicitar quais foram as medidas de segurança sanitária adotadas por ocasião da primeira fase do concurso para provimento de vagas na Polícia Rodoviária Federal, bem como a justificar a efetividade de tais medidas frente a vasta documentação probatória, apresentadas nestes autos, de violação às medidas de distanciamento social, e de aglomeração de candidatos potencialmente infectados em um mesmo ambiente; ”

A banca ainda foi questionada quanto à troca da língua estrangeira escolhida, o que ocorreu com uma candidata. 

Pra ler a peça processual na íntegra, clique aqui.

 

Advogado entra com ação popular contra aplicação da prova PF

O advogado  José Moura Neto entrou com uma ação popular movida junto à diversos candidatos do concurso, também pedindo a suspensão das provas da PF.  A respeito disso, o advogado se manifestou no último domingo (16), pelo seu perfil no Instagram, onde informou em primeira mão, que  a Advocacia Geral da União teria dado parecer favorável à ação, no sábado pela manhã.

Neto também informou que a AGU alegou uma suposta "prevenção" entre esta ação popular e uma ação popular que tramita em São Paulo, de fevereiro. De todo modo, o advogado alertou que não há "prevenção", já que as causas são diferentes. Isso porque, na ação de fevereiro, impugnava o edital de abertura, enquanto a última, impugna o edital n°9, que versa sobre a realização das provas e traz novo cronograma.

Neto aproveitou para ressaltar que os prazos das ações são diferentes. Ou seja, a atual ação popular pede que as provas permaneçam suspensas até que a média diária de mortes pela Covid - 19 chegue a 1.135, enquanto a primeira seria por tempo indeterminado.

Ademais, o advogado informa que  na ação popular, consta uma candidata que pegou Covid-19 após as prova da Polícia Rodoviária Federal., e por isso, “as chances são grandes.”

Outro desdobramento revelado pelo advogado, um candidato entrou na ação contra o pleito de suspenção, externando a sua posição favoradel à aplicação. Dessa forma, o advogado explica que, como a ação é pública, qualquer pessoa pode entrar.

 

Polícia Federal divulga novo cronograma do concurso

Na sexta-feira (14) a banca divulgou um novo edital, informando que os candidatos deverão acessar o site da banca Cebraspe para verificar os locais de provas, a partir do dia 18 de maio de 2021, informando assim, os dados solicitados. 

As provas objetivas e discursivas para o cargo de agente, escrivão e papiloscopista acontecerão no dia 23 de maio de 2021, às 14 horas. A duração das provas derá de 4 horas e 30 minutos.

Ao passo que, para o cargo de delegado da Polícia Federal, a prova objetiva terá duração de 3 horas e 30 minutos, e será aplicada no dia 23 de maio de 2021, a partir das 8 horas da manhã. A prova discursiva terá a duração de 5 horas e será aplicada na mesma data, às 15 horas.

Assim, o edital adianta que, no dia da prova, os candidatos deverão comparecer ao local designado munidos de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade original.

 

Medidas contra o contágio pelo Coronavírus

O edital apresenta as medidas de segurança que estão planejadas para o dia das provas, a fim de prevenir o contágio pelo novo Coronavírus.Nesse sentido, o uso da máscara será obrigatório, podendo o candidato, caso necessário, portar máscaras reservas, de modo a possibilitar a troca de sua máscara a cada duas horas.

Caso deseje, o candidato poderá comparecer ao local de aplicação usando, além da máscara, protetor facial transparente, vestimentas descartáveis , luvas descartáveis (desde que tenham coloração leitosa ou semitransparente), óculos de proteção transparente e toalhas de papel para higienização de mãos e objetos, independentemente da higienização a ser feita pela equipe do Cebraspe. O candidato também deverá levar o seu próprio recipiente contendo álcool em gel, desde que esse recipiente seja transparente.

Assim, cada candidato deverá:

  • submeter-se à verificação da temperatura corporal para acesso ao local de aplicação
  • observar o distanciamento adequado, conforme demarcação do piso com fita adesiva em frente ao portão de acesso ao local de aplicação, na entrada das salas de provas e dos banheiros
  • observar o distanciamento mínimo exigido na legislação aplicável entre os candidatos e entre membros da equipe de aplicação nas salas de aplicação das provas
  • verificar o seu horário de acesso ao local de provas, conforme informado na consulta individual, em link específico, em que serão disponibilizadas as informações relativas a seu grupo e a seu horário de entrada; 
  • submeter-se a identificação realizada pela equipe de campo na chegada dos candidatos ao local de aplicação, sem contato físico e sem o manuseio de documentos ou de qualquer outro objeto dos candidatos, podendo ser solicitado que o candidato abaixe a sua máscara, de modo a permitir a visualização do seu rosto — concedendo-se somente ao candidato a manipulação de sua máscara —, mantendo-se o distanciamento mínimo exigido na legislação aplicável de qualquer outro candidato ou membro da equipe de aplicação;
  • permanecer de máscara ao se retirar de sala para uso dos banheiros e observar os procedimentos de higienização das mãos nesses ambientes;
  •  submeter-se ao controle de saída dos candidatos ao término das provas para evitar aglomeração.

 

O Cebraspe disponibilizará frascos de álcool em gel 70% nas salas e nos locais de circulação, bem como sabão líquido e papel toalha nos banheiros. Ademais, recomenda-se que cada candidato leve água para o seu próprio consumo, em embalagem transparente, para evitar a utilização de bebedouros ou qualquer outro dispositivo de fornecimento coletivo de água para beber

Além do mais, caso a temperatura corporal do candidato for igual ou inferior a 37,5 °C, será permitido o seu ingresso ao local de aplicação. Se a temperatura corporal do candidato for superior a 37,5 °C, será imediatamente realizada uma segunda aferição. Assim, se a segunda aferição confirmar que o candidato se encontra com temperatura corporal superior a 37,5 °C, o candidato poderá ser encaminhado para realizar as provas em sala especial. 

Por fim, o candidato que informar que está, na data de realização da avaliação, acometido pela Covid-19 fica impedido de realizá-la. 

Outras informações a respeito das ações adotadas e dos procedimentos gerais de prevenção do coronavírus nos locais de provas estarão disponíveis no site www.cebraspe.org.br. 

 

Provas objetivas

As provas objetivas, elaboradas pelo Cebraspe, terão 120 questões de certo ou errado, onde cada questão errada anula uma correta. Assim, terão caráter eliminatório e classificatório, abrangendo os seguintes objetos de avaliação:

Delegado de Polícia Federal: 120 questões

direito administrativo, direito constitucional, direito civil, direito processual civil, direito empresarial, direito internacional público e cooperação internacional, direito penal, direito processual penal, criminologia, direito previdenciário, direito financeiro e tributário.

Agente de Polícia Federal: 

Bloco I: 60 questões

Língua portuguesa, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional, noções de direito penal e direito processual penal, legislação especial, estatística, raciocínio lógico.

Bloco II: 36 questões

Informática.

Bloco III: 24 questões

Contabilidade geral

Escrivão de Polícia Federal

Bloco I: 60 questões

Língua portuguesa, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional, noções de direito penal e direito processual penal, legislação especial, estatística, raciocínio lógico.

Bloco II: 36 questões

Informática.

Bloco III: 24 questões

Contabilidade geral, arquivologia.

Papiloscopista Policial Federal

Bloco I: 60 questões

Língua Portuguesa, noções de direito administrativo,  noções de direito constitucional, noções de direito penal e direito processual penal, legislação especial, estatística, raciocínio lógico.

Bloco II: 36 questões

Informática.

Bloco III: 24 questões

Biologia, física e química.

 

Provas discursivas

Delegado de Polícia Federal: 24 pontos

Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, sobre conteúdos de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal.

Parte 1: 3 questões dissertativas, de até 30 linhas cada, com valor máximo de 4,00 pontos cada uma;

Parte 2: elaboração de uma peça profissional, de até 90 linhas, com valor máximo de 12,00 pontos.

Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal: 13 pontos

Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. Consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, com base em tema formulado pela banca examinadora.

 

Concurso PF 2021: cronograma principais datas

Aplicação da prova objetiva e das provas discursivas - 23/05/2021

Divulgação dos gabaritos preliminares da prova objetiva e do padrão preliminar de respostas das provas discursivas  - 25/05/2021

Resultado final na prova objetiva e resultado provisório nas provas discursivas  - 11/06/2021

Divulgação do padrão definitivo de respostas das provas discursivas - 11/06/2021

Resultado final nas provas discursivas e convocação para o teste de aptidão física - 29/06/2021

Aplicação do teste de aptidão física - 3 e 4/07/2021

Resultado final no teste de aptidão física e convocação para o preenchimento da FIC e para a avaliação médica - 23/07/2021

Período para preenchimento da FIC  - 26/07/2021 a 06/08/2021

Período para envio, via upload, dos exames laboratoriais referentes à avaliação médica - 26/07/2021 a 10/08/2021

Realização da avaliação médica (presencial) - 7 e 8/08/2021

Realização da avaliação biopsicossocial (somente para os candidatos ao Cargo 2: Agente de Polícia Federal) - 19/09/2021

Realização do procedimento de heteroidentificação (somente para os candidatos ao Cargo 2: Agente de Polícia Federal)  - 18 e 19/09/2021

Realização do primeiro momento da avaliação psicológica (somente para os candidatos ao Cargo 2: Agente de Polícia Federal) - 19/09/2021

Aplicação da prova oral (somente para os candidatos ao Cargo 1: Delegado de Polícia Federal) -  23 e 24/10/2021 

Aplicação da prova prática de digitação (somente para os candidatos ao Cargo 3: Escrivão de Polícia Federal) -  24/10/2021 

 Vale ressaltar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma são passíveis de alteração, conforme necessidade e conveniência da Polícia Federal e do Cebraspe. Caso haja alteração, esta será previamente comunicada por meio de edital. 

Assim, as demais datas referentes ao curso de formação profissional serão informadas por meio dos editais a serem publicados no Diário Oficial da União e divulgados no site da banca.

 

Resumo do concurso Polícia Federal 2021

  • Órgão: Polícia Federal
  • Abrangência: Federal
  • Cargos: Delegado de Polícia Federal, Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal.
  • Vagas: 1.500 
  • Remuneração Inicial: R$ 12.522,50 e R$ 23.692,74 (somente delegado)
  • Escolaridade: nível superior (qualquer área e em áreas específicas).
  • Banca: Cebraspe (Cespe)
  • Situação: edital publicado
  • Provas objetivas e discursivas: 23/05 (data provável)