14/05/2021

Confira as orientações quanto aos locais de prova e medidas contra o Coronavírus.

A Polícia Federal divulgou nesta sexta (14), o edital n°9, o qual versa sobre os locais de provas do concurso, além do calendário com as próximas datas previstas.

Acesso Rápido:

De acordo com o documento, os candidatos deverão acessar o site da banca Cebraspe para verificar os locais de provas, a partir do dia 18 de maio de 2021., informando assim, os dados solicitados. 

As provas objetivas e discursivas para o cargo de agente, escrivão e papiloscopista acontecerão no dia 23 de maio de 2021, às 14 horas. A duração das provas derá de 4 horas e 30 minutos.

Ao passo que, para o cargo de delegado da Polícia Federal, a prova objetiva terá duração de 3 horas e 30 minutos, e será aplicada no dia 23 de maio de 2021, a partir das 8 horas da manhã. A prova discursiva terá a duração de 5 horas e será aplicada na mesma data, às 15 horas.

Assim, o edital adianta que, no dia da prova, os candidatos deverão comparecer ao local designado munidos de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade original.

 

Medidas contra o contágio pelo Coronavírus

O edital apresenta as medidas de segurança que estão planejadas para o dia das provas, a fim de prevenir o contágio pelo novo Coronavírus.Nesse sentido, o uso da máscara será obrigatório, podendo o candidato, caso necessário, portar máscaras reservas, de modo a possibilitar a troca de sua máscara a cada duas horas.

Caso deseje, o candidato poderá comparecer ao local de aplicação usando, além da máscara, protetor facial transparente, vestimentas descartáveis , luvas descartáveis (desde que tenham coloração leitosa ou semitransparente), óculos de proteção transparente e toalhas de papel para higienização de mãos e objetos, independentemente da higienização a ser feita pela equipe do Cebraspe. O candidato também deverá levar o seu próprio recipiente contendo álcool em gel, desde que esse recipiente seja transparente.

Assim, cada candidato deverá:

- submeter-se à verificação da temperatura corporal para acesso ao local de aplicação

- observar o distanciamento adequado, conforme demarcação do piso com fita adesiva em frente ao portão de acesso ao local de aplicação, na entrada das salas de provas e dos banheiros

- observar o distanciamento mínimo exigido na legislação aplicável entre os candidatos e entre membros da equipe de aplicação nas salas de aplicação das provas

- verificar o seu horário de acesso ao local de provas, conforme informado na consulta individual, em link específico, em que serão disponibilizadas as informações relativas a seu grupo e a seu horário de entrada; 

- submeter-se a identificação realizada pela equipe de campo na chegada dos candidatos ao local de aplicação, sem contato físico e sem o manuseio de documentos ou de qualquer outro objeto dos candidatos, podendo ser solicitado que o candidato abaixe a sua máscara, de modo a permitir a visualização do seu rosto — concedendo-se somente ao candidato a manipulação de sua máscara —, mantendo-se o distanciamento mínimo exigido na legislação aplicável de qualquer outro candidato ou membro da equipe de aplicação;

- permanecer de máscara ao se retirar de sala para uso dos banheiros e observar os procedimentos de higienização das mãos nesses ambientes;

 - submeter-se ao controle de saída dos candidatos ao término das provas para evitar aglomeração.

O Cebraspe disponibilizará frascos de álcool em gel 70% nas salas e nos locais de circulação, bem como sabão líquido e papel toalha nos banheiros. Ademais, recomenda-se que cada candidato leve água para o seu próprio consumo, em embalagem transparente, para evitar a utilização de bebedouros ou qualquer outro dispositivo de fornecimento coletivo de água para beber

Além do mais, caso a temperatura corporal do candidato for igual ou inferior a 37,5 °C, será permitido o seu ingresso ao local de aplicação. Se a temperatura corporal do candidato for superior a 37,5 °C, será imediatamente realizada uma segunda aferição. Assim, se a segunda aferição confirmar que o candidato se encontra com temperatura corporal superior a 37,5 °C, o candidato poderá ser encaminhado para realizar as provas em sala especial. 

Por fim, o candidato que informar que está, na data de realização da avaliação, acometido pela Covid-19 fica impedido de realizá-la. 

Outras informações a respeito das ações adotadas e dos procedimentos gerais de prevenção do coronavírus nos locais de provas estarão disponíveis no site www.cebraspe.org.br. 

 

Provas objetivas

As provas objetivas, elaboradas pelo Cebraspe, terão 120 questões de certo ou errado, onde cada questão errada anula uma correta. Assim, terão caráter eliminatório e classificatório, abrangendo os seguintes objetos de avaliação:

Delegado de Polícia Federal: 120 questões

direito administrativo, direito constitucional, direito civil, direito processual civil, direito empresarial, direito internacional público e cooperação internacional, direito penal, direito processual penal, criminologia, direito previdenciário, direito financeiro e tributário.

Agente de Polícia Federal: 

Bloco I: 60 questões

Língua portuguesa, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional, noções de direito penal e direito processual penal, legislação especial, estatística, raciocínio lógico.

Bloco II: 36 questões

Informática.

Bloco III: 24 questões

Contabilidade geral

Escrivão de Polícia Federal

Bloco I: 60 questões

Língua portuguesa, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional, noções de direito penal e direito processual penal, legislação especial, estatística, raciocínio lógico.

Bloco II: 36 questões

Informática.

Bloco III: 24 questões

Contabilidade geral, arquivologia.

Papiloscopista Policial Federal

Bloco I: 60 questões

Língua Portuguesa, noções de direito administrativo,  noções de direito constitucional, noções de direito penal e direito processual penal, legislação especial, estatística, raciocínio lógico.

Bloco II: 36 questões

Informática.

Bloco III: 24 questões

Biologia, física e química.

 

Provas discursivas

Delegado de Polícia Federal: 24 pontos

Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, sobre conteúdos de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal.

Parte 1: 3 questões dissertativas, de até 30 linhas cada, com valor máximo de 4,00 pontos cada uma;

Parte 2: elaboração de uma peça profissional, de até 90 linhas, com valor máximo de 12,00 pontos.

Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal: 13 pontos

Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. Consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, com base em tema formulado pela banca examinadora.

 

Concurso pode ter mais de 320 mil inscritos

Desde o final de abril passado, tem circulado na internet uma suposta relação do número de inscritos no concurso da Polícia Federal. Assim, o número de candidatos às vagas do certame seria de 321.014. Desse total,  222.304 seriam para Agente, 53.486 para Escrivão,  17.567 para Papiloscopista e  27.657 para Delegado.

A partir disso, a equipe de comunicação dos Aprovadores entrou em contato com o Cebraspe para confirmar a veracidade da informação. Em resposta, a banca não confirma e nem nega o número divulgado, porém, afirma que ainda está contabilizando os pagamentos e pedidos de isenção.

Além do mais, o quantitativo final de inscritos e a demanda de candidatos por cargo estará disponível no site oficial do evento na semana que antecederá às provas objetivas. Com isso, o número final de inscritos pode ser maior ou menor do que as 321.014, a depender da análise das isenções solicitadas.

De toda forma, caso os números se confirmem, o próximo concurso da PF terá registrado um aumento de mais de cem por cento em relação ao concurso anterior, de 2018. Na ocasião, foram contabilizadas 147.744 candidaturas. Além do mais, a concorrência para cada um dos cargos do certame também teria um aumento considerável este ano. 

 

 

CONCURSO PF 2018

CONCURSO PF 2021

AGENTE 

92.671

222.304

ESCRIVÃO

12.663

53.486

PAPILOSCOPISTA

6.452

17.567

DELEGADO

17.816

27.657

 

De acordo com os dados acima, o número de candidatos por vaga para o cargo de agente seria de 248,94, para escrivão seria 133,75, para papiloscopista 209,13 e por fim, para Delegado seria uma concorrência de  224,85 candidatos por vaga oferecida no certame.

Ademais, além do número de inscritos, também teria vazado o número de inscrições em cada capital do país, no qual o Distrito Federal figura com o maior número de candidatos, seguido do Rio de Janeiro e São Paulo. Confira:

Aracajú: 5.469

Belém: 9.345

Belo Horizonte: 20.751

Boa Vista: 2.675

Brasília: 36.337

Campo Grande: 7.726

Cuiabá: 8.770

Florianópolis: 6.846

Fortaleza: 12.443

Goiânia:14.871

João Pessoa: 6.660

Macapá: 2.894

Maceió: 5.024

Manaus: 8.785

Natal: 7.111

Palmas: 4.625

Porto Alegre: 12.938

Porto Velho: 7.036

Recife: 14.278

Rio Branco: 3.718

Rio de Janeiro: 33.848

Salvador: 20.179

São Luís: 6.101

São Paulo: 30.686

Teresina: 6.120

Vitória: 9.014

 

Concurso PF 2021: cronograma principais datas

Aplicação da prova objetiva e das provas discursivas - 23/05/2021

Divulgação dos gabaritos preliminares da prova objetiva e do padrão preliminar de respostas das provas discursivas  - 25/05/2021

Resultado final na prova objetiva e resultado provisório nas provas discursivas  - 11/06/2021

Divulgação do padrão definitivo de respostas das provas discursivas - 11/06/2021

Resultado final nas provas discursivas e convocação para o teste de aptidão física - 29/06/2021

Aplicação do teste de aptidão física - 3 e 4/07/2021

Resultado final no teste de aptidão física e convocação para o preenchimento da FIC e para a avaliação médica - 23/07/2021

Período para preenchimento da FIC  - 26/07/2021 a 06/08/2021

Período para envio, via upload, dos exames laboratoriais referentes à avaliação médica - 26/07/2021 a 10/08/2021

Realização da avaliação médica (presencial) - 7 e 8/08/2021

Realização da avaliação biopsicossocial (somente para os candidatos ao Cargo 2: Agente de Polícia Federal) - 19/09/2021

Realização do procedimento de heteroidentificação (somente para os candidatos ao Cargo 2: Agente de Polícia Federal)  - 18 e 19/09/2021

Realização do primeiro momento da avaliação psicológica (somente para os candidatos ao Cargo 2: Agente de Polícia Federal) - 19/09/2021

Aplicação da prova oral (somente para os candidatos ao Cargo 1: Delegado de Polícia Federal) -  23 e 24/10/2021 

Aplicação da prova prática de digitação (somente para os candidatos ao Cargo 3: Escrivão de Polícia Federal) -  24/10/2021 

 

 Vale ressaltar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma são passíveis de alteração, conforme necessidade e conveniência da Polícia Federal e do Cebraspe. Caso haja alteração, esta será previamente comunicada por meio de edital. 

Assim, além das datas constantes no último edital divulgado, as demais, referentes ao curso de formação profissional, serão informadas por meio dos editais a serem publicados no Diário Oficial da União e divulgados no site da banca.

 

Vagas e Requisitos

O certame oferecerá 1.500 vagas, divididas da seguinte maneira: 123 cargos de delegado de polícia federal; 400  cargos de escrivão de polícia federal; 84 cargos de papiloscopista policial federal e 893 cargos de agente de polícia federal. 

Com isso, para os quatro cargos oferecidos pelo certame, será exigido nível superior completo, além de carteira de habilitação na categoria B. No entanto, para as vagas de delegado, a graduação deverá ser em Direito e também, será necessária a comprovação de três anos de atividade jurídica ou policial.

 

Remunerações

Os vencimentos mensais dos aprovados e nomeados nos cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista serão de R$ 12.522,50, chegando a ultrapassar os R$18 mil reais após as diversas promoções que essas carreiras propiciam. Já para  Delegado da Polícia Federal, os vencimentos mensais partem de R$ 23.692,74 e, ao chegar na categoria especial, ultrapassam R$ 30 mil reais. 

 Os nomeados em todos os cargos do certame executarão uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

 

Resumo do concurso Polícia Federal 2021

  • Órgão: Polícia Federal
  • Abrangência: Federal
  • Cargos: Delegado de Polícia Federal, Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal.
  • Vagas: 1.500 
  • Remuneração Inicial: R$ 12.522,50 e R$ 23.692,74 (somente delegado)
  • Escolaridade: nível superior (qualquer área e em áreas específicas).
  • Banca: Cebraspe (Cespe)
  • Situação: edital publicado
  • Provas objetivas e discursivas: 23/05 (data provável)