05/04/2021

O concurso está autorizado para 2021 e irá oferecer 72 vagas com remunerações inicial de até R$ 4,6 mil. Saiba tudo!

Mais um dos certames autorizados pelo governo gaúcho definiu a sua comissão organizadora! O  Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (Ipe-Prev) informou, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado no último dia 29, os nomes dos membros que formam a comissão do concurso que irá oferecer 72 vagas de nível médio e superior.

Assim, a portaria n°5, assinada pelo presidente do órgão, José Guilherme Kliemann, nomeia os seguintes servidores:

Alessandra Batista da Silva (coordenadora)

Cristina Pazatto Machado

Ieda de Fátima Moreira Wagner

Robert Heuzé Junior

Cíntia Lemos Philipp (secretária executiva)

A partir da nomeação da comissão, a próxima etapa consiste na preparação do projeto básico do concurso, e após, a contratação da banca organizadora. Com isso,  o certame estará pronto para a publicação do edital de abertura das inscrições.

 

Concurso IPE-Prev: 72 vagas

Em janeiro, o governador do estado do Rio Grande do Sul autorizou mais de 3,4 mil vagas para concursos públicos em 2021. Dentre essas, 72 são para o  IPE-Prev, sendo 34 para Analistas em Previdência,  34 para Assistentes em Previdência e 4 para Peritos e Auditores Médicos, ambas com carga horária de 40 horas semanais.

Vale destacar que o cargo de Analista em Previdência é composto por especialistas em Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Atuariais, Ciências/Engenharia da Computação – Analista de Sistemas, Comunicação Social/Jornalismo, Comunicação Social/Relações Públicas, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia Civil/Arquitetura, Estatística, Odontologia, Psicologia, Secretariado Executivo e Serviço Social.

 

Concurso IPE- Prev: requisitos remunerações

A Lei nº 15.146, de 5 de abril de 2018, instituiu os valores dos vencimentos básicos dos cargos integrantes do Quadro de Cargos de Provimento Efetivo. Sendo assim, as remunerações são organizadas da seguinte maneira:



Ademais, com base no último processo seletivo, os interessados precisarão ter o nível médio completo para o cargo de assistente e o nível superior para os demais postos oferecidos.



IPE- Prev: quadro de pessoal

O Projeto de Projeto de Lei nº 67 /2020 determinou a reestruturação do quadro funcional do IPE PREV. A determinação prevê uma distribuição equitativa dos cargos do Instituto de Previdência junto ao Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos.

Desse modo, os atuais 314 cargos, vinculados oficialmente ao IPE PREV, serão divididos de maneira igualitária. Ou seja, 157 cargos para cada órgão. Assim, o Quadro de Cargos de Provimento Efetivo do IPE Prev, passa a ter os seguintes cargos de nível médio e de nível superior:

Analista em Previdência I a III  - carreira com seis graus de evolução, totalizando 68 postos.

Perito e Auditor Médico I a III - carreira com seis graus de evolução, totalizando 24 postos.

Assistente em Previdência I a III -  carreira com seis graus de evolução, totalizando 65 postos.

Nesse sentido, os aprovados no concurso ingressarão nas carreiras nos cargos de grau “A”, nível I.



IPE-Prev: último concurso

O último edital para o IPE Prev foi publicado em 2013, com a oferta 124 vagas de nível médio e superior. A banca organizadora do edital foi a Fundação La Salle.

Ao todo, foram ofertadas 124 vagas para os cargos de Assistente em Previdência e Saúde, Analista em Previdência e Saúde (em diversas especialidades) e Perito e Auditor Médico. Assim, os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva composta pelas seguintes disciplinas:

Nível médio: 

- quinze questões de Língua Portuguesa; 

- dez questões de Matemática; 

- dez questões de Legislação; 

- dez questões de Raciocínio Lógico; 

- cinco questões de Informática.

Nível superior: 

- quinze questões de Conhecimentos Específicos; 

- quinze questões de Língua Portuguesa;

- dez questões de Legislação; 

- cinco questões de Raciocínio Lógico; 

- cinco questões de Informática.

Ademais, em 2020 foi realizado um processo seletivo para contratação emergencial de 27 profissionais, a fim de atender à demanda de execução de atividades do órgão. Com isso, durante o prazo de validade das admissões emergenciais e provisórias, o IPE PREV deverá promover a realização do próximo concurso público. 

 

Resumo do concurso

  • Órgão:  Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul
  • Vagas: 72
  • Cargos: analistas, assistentes e peritos
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Remuneração: iniciais de até R$ 4.697,20
  • Situação: comissão formada
  • Último concurso : 2013 (baixe o edital aqui)