14/09/2021

O edital do concurso DPE RS Defensor foi retificado, entre as alterações realizadas pelo órgão está a correção nas redações dos tópicos que versam sobre os candidatos habilitados nas provas de tribuna e inscrição definitiva. Além disso, o examinador da banca de Direito Tributário, Eduardo Marengo, foi retirado do posto.

Confira documento


Situação atual Concurso DPE RS Defensor

Status: Edital publicado

Banca: Cebraspe 

Cargos: Defensor Público

Vagas: 10

Salário: 22.213,43

Escolaridade: Superior em Direito


Período de inscrição

Os candidatos interessados em participar da seleção devem realizar as inscrições preliminares até 7 de outubro de 2021, somente via internet, no endereço eletrônico, clicando aqui. O valor da taxa de inscrições é de R$ 300. O período de inscrição teve início em 8 de setembro e o pagamento deverá ser efetuado até 01/11/2021.

Entre os requisitos básicos para a realização do certame está o título de bacharel em Direito, devidamente registrado. Além disso, a aplicação da prova objetiva está prevista para 9 de janeiro de 2022. As fases do concurso serão compostas de prova objetiva, discursiva, sindicância sobre a vida pregressa do candidato, exames de sanidade física, psiquiátrica e aptidão psicológica, entrevista, prova oral, prova de tribuna e avaliação de títulos.

Sobre o certame

A divulgação do edital para o concurso DPE RS, promovido pela Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, ocorreu no dia 31 de agosto, no site da banca organizadora pelo certame, a Cebraspe. De acordo com as informações do documento, serão ofertadas 10 vagas imediatas para o cargo de defensor público. Os salários iniciais são de R$ 22.213,43.

Edital de abertura 

Além disso, é exigido que o candidato tenha no mínimo idade de 18 anos, formação em nível superior no Curso de Bacharelado em Direito, e haver exercido atividade jurídica pelo período mínimo de 3 anos, contados até a data da posse.