06/01/2020

Ao todo, serão abertas 294 vagas de nível médio e 15 vagas de nível superior pelo concurso Depen (Departamento Penitenciário Nacional). 

 

Atualizado em 07/01/2020 | Publicado em 06/01/2020

 

O Departamento Penitenciário Nacional informou que foi autorizado, pelo Ministério da Economia (ME), um novo concurso para ingresso nas carreiras do Depen. 

 

Ao todo, serão 309 vagas, sendo 294 vagas, de nível médio, para o cargo de Agente Federal de Execução Penal. E 15 vagas, de nível superior, para Especialista Federal em Assistência à Execução Penal.

 

A informação foi divulgada no Diário Oficial da União, na Portaria nº 675, de 30 de dezembro de 2019, no penúltimo dia de 2019.

 

Segundo informações do órgão, o próximo passo será a formação da Comissão Organizadora, responsável por acompanhar os demais processos do certame, até sua conclusão. 

 

Com isso, o Depen poderá dar efetivamente início aos trabalhos, que envolvem a contratação da banca examinadora, estruturação e publicação do edital, que ocorrerá no prazo máximo de 6 meses.

 

A primeira fase do concurso consistirá na aplicação das provas; exame de aptidão física; avaliação médica; exames psicológicos e investigação social. Os aprovados serão convocados para o Curso de Formação Profissional, segunda e última fase do concurso.

 

CPC Concursos: agora você parcela em até 12x sem juros

 

Concurso Depen anterior

 

O último concurso do Depen foi realizado em 2015 com execução do Cebraspe. Na época foram ofertadas 258 vagas para cargos de Especialista em Assistência Penitenciária (nível superior), de Agente Penitenciário Federal (nível médio) e de Técnico de Apoio à Assistência Penitenciária (nível médio).

 

Conforme o edital anterior, a lotação dos aprovados era para a sede do DEPEN, em Brasília/DF ou em uma das cinco penitenciárias federais, localizadas nas cidades de Brasília/DF, Campo Grande/MS, Catanduvas/PR, Mossoró/RN e Porto Velho/RO, de acordo com o interesse e necessidade da Administração. 

 

Presídio Federal no Rio Grande do Sul

 

A construção do primeiro presídio federal do Rio Grande do Sul deve começar em 2020, segundo anúncio do governo do estado.  A previsão é investir um total de R$ 45 milhões e concluir as obras em três anos. No entanto, 2 milhões já estão assegurados no Orçamento Federal em 2020, conforme matéria no portal da Susepe

 

Segundo a nota, com a instalação da penitenciária de segurança máxima, o Estado terá um aporte financeiro maior por parte da União para investimentos em outras unidades prisionais, além de auxílio para capacitação de agentes penitenciários.

 

Panorama dos Concursos: Depen foi assunto de live

 

O concurso Depen foi um dos assuntos de destaque no Canal Prepara e Cuida, do CPC, no Youtube. 

 

Em dezembro, os professores Antonio Pequeno, Luciano Franco e Taís Flores já anunciavam o certame entre as previsões do Panorama de Concursos da Segurança Pública de 2020. Assista no link abaixo a íntegra do evento:

 

 

Você também poderá gostar:

Saiba mais sobre a criação da Polícia Penal

Como trabalhar e estudar para concursos

Os principais erros dos concurseiros

Como escolher uma área de estudos para concursos

CPC Concursos: agora você parcela em até 12x sem juros