14/05/2021

São mais de 2 mil vagas disponibilizadas. Saiba mais!

Saiu! A Brigada Militar do Rio Grande do Sul acaba de publicar o edital de Processo Seletivo para o Curso Técnico em Segurança Pública - CTSP/ /Curso Superior De Tecnologia em Gerenciamento Auxiliar de Polícia Militar.

De acordo com o documento, a seleção visa preencher 2.100 vagas no  posto de 2º Sargento da Brigada Militar. Nesse sentido, as oportunidades serão igualmente distribuídas entre:

  • Convocação por antiguidade (1.050)
  • Convocação por processo seletivo (1.050)

 

Acesso Rápido: 

 

Concurso CTSP 2021: Vagas

Serão disponibilizadas 2.100 vagas para o posto de 2º Sargento da Brigada Militar, onde 50% das vagas serão para convocação por antiguidade e 50% para convocação por processo  seletivo. Nesse sentido, o Processo Seletivo será realizado em 3 edições, com 700 vagas cada, respeitando a distribuição disposta acima.

Vale destacar que, o militar convocado pelo critério de antiguidade, considerado homologado e não alcançar vaga em razão de sua colocação na ordem hierárquica estará automaticamente inscrito no certame de seleção intelectual, desde que preencha os requisitos para concorrer pelo processo seletivo. 

Além do mais, na convocação por antiguidade, não havendo o preenchimento das vagas destinadas no edital, pelos 3º Sargentos, serão convocados para preenchimento das vagas remanescentes os soldados mais antigos, obedecendo à ordem de antiguidade na Brigada Militar.

 

Concurso CTSP 2021: Inscrições

O período de inscrições será a partir das 14h do dia 20 de maio de 2021 até as 18h do dia 11 de junho de 2021, tanto para os candidatos às vagas por antiguidade, quanto para os candidatos às vagas por de Processo Seletivo Intelectual.

Assim, os candidatos deverão preencher os requisitos constantes no dital, além de preencherem o requerimento (RPU), o qual deverá ser entregue em seus respectivos comandos, para que procedam na inserção on-line que será disponibilizada durante o período de inscrições no site da intranet da Brigada Militar.

Documentação para homologação

- A ata do exame de saúde com parecer “apto” para fins da realização da testagem

de aptidão física e para frequentar o curso.

-  A ata de avaliação física dos candidatos, inclusive aqueles com prescrição de AFE com aprovação.

Para aprovação os candidatos deverão atingir a pontuação mínima de 211 pontos, equivalente ao conceito BOM, conforme a Nota de Instrução de Ensino e Treinamento Nº 003.3, de 01 Ago 18.

Após a homologação prévia, o Departamento de Ensino realizará divulgação da relação dos candidatos inscritos e homologados para participação no processo de admissão ao CTSP/2021.

 

Concurso CTSP 2021: Requisitos

São alguns requisitos para inscrição no processo de seleção e matrícula (antiguidade e intelectual):

- Ser 3º Sargento ou Soldado da Brigada Militar.

- O candidato da graduação de Soldado deverá possuir no mínimo cinco anos de efetivo serviço nesta graduação, até a data do término das inscrições;

- O candidato da graduação de 3º Sargento e Soldado deve estar nominalmente citado na relação dos classificados por ordem de Antiguidade, constante no edital;

- Não estar em gozo de licença de tratamento de saúde própria ou licença para tratar de interesse particular, cujo afastamento seja superior a sessenta dias, nos últimos três meses.

- Não estar sendo submetido a Conselho de Disciplina, exceto nos casos em que já houver decisão do Comandante-Geral pela permanência do militar estadual na Brigada Militar, mesmo que ainda recorrível. 

- Estar no mínimo no comportamento “BOM”, até a data da inscrição.

- Possuir ata de inspeção de saúde com parecer apto e ata de testagem de aptidão física, realizada após a publicação do presente edital, em que o candidato tenha obtido no mínimo 211 pontos com no mínimo conceito BOM. 

Vale ressaltar que é essencial que os candidatos acessem a íntegra do edital, a fim de verificar se se enquadram em todas as regras dispostas no documento.

 

Concuros CTSP 2021: Etapas

O presente processo de seleção será desenvolvido em três etapas, assim dividido:

1ª FASE - Inscrição dos Militares Estaduais interessados em participarem de ambos os processos seletivos;

2ª FASE - Realização do exame intelectual, para os candidatos do processo seletivo intelectual;

3ª FASE - Convocação dos Militares Estaduais aprovados e classificados dentro das vagas pelo processo de “Antiguidade” e do processo “Intelectual”, para frequentarem o Curso Técnico de Segurança Pública. 

O curso CTSP é composto de uma carga-horária de 670 horas aula, na forma semipresencial, podendo sofrer alterações de acordo com as necessidades da administração pública.

 

Concurso CTSP 2021: Exame Intelectual

O exame será de caráter eliminatório e classificatório, aplicado nos candidatos na modalidade do processo seletivo intelectual. Desta forma, os militares com inscrições homologadas, serão convocados para realização do exame intelectual e deverão comparecer nos locais estabelecidos em edital a ser divulgado.

O exame será composto por prova com 50 questões objetivas de múltipla escolha. Assim, as questões terão o valor de 1 ponto cada, sendo a nota mínima para aprovação e continuidade no certame de 35 pontos, o equivalente a 35 acertos, média 7,0 . O candidato que obtiver nota inferior a 35 pontos, será eliminado do certame. 

Assim, o Exame Intelectual será constituído pelas seguintes disciplinas:

LEGISLAÇÃO APLICADA À FUNÇÃO

Direito Penal / Direito Processual Penal

Direito Constitucional

Direito Militar

LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL

NOÇÕES DE ATIVIDADES DE POLÍCIA MILITAR

O exame intelectual será realizado conforme cronograma, com duração de 4 horas. Assim, os locais específicos de realização das provas e horário, serão definidos oportunamente e divulgados pelo Departamento de Ensino.

Concurso CTSP 2021: Local do curso

O curso acontecerá na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos, (EsFAS), sito bairro Dores, Santa Maria, RS, e/ou nos pólos de ensino regionais, de acordo com a necessidade do Comando da Instituição e conforme a capacidade e lotação das escolas, sendo a divulgação dos locais realizada posteriormente.

CTSP 2021 2° Soldado: remuneração

A remuneração básica inicial dos aprovados no Curso Técnico em Segurança Pública 2021, será de R$ 8.654,93. Além do mais os aprovados receberão auxílio alimentação.

 

Concurso CTSP 2021: principais datas

Entre 20/05/2021  e 11/06/2021- Período de inscrição para participar dos candidatos participantes por antiguidade e também os participantes do Processo Seletivo intelectual.

17/06/2021 - Homologação dos candidatos do processo por antiguidade e abertura do prazo de recurso referente às inscrições.

19/06/2021 - Homologação das inscrições dos candidatos do processo seletivo intelectual e abertura prazo de recurso referente às inscrições.

21/06/2021 - Término do prazo dos recursos referente às inscrições (por antiguidade e participantes do Processo Seletivo Intelectual).

25/06/2021 - Divulgação e solução dos recursos e convocação para início dos candidatos por antiguidade para o CTSP/2021.

25/06/2021 - Divulgação e solução dos recursos e convocação dos participantes do Processo Seletivo Intelectual, para o exame Intelectual.

11/07/2021 - Realização da prova do exame intelectual CTSP/2021.

12/07/2021 - Divulgação do gabarito e abertura prazo de recurso referente à prova e ao gabarito.

15/07/2021 - Término do prazo dos recursos referentes à prova e ao gabarito.

16/07/2021 - Divulgação da solução dos recursos.

20/07/2021 - Divulgação das notas e classificação dos candidatos.

20/07/2021 - Divulgação e convocação dos candidatos aprovados para início do CTSP/2021.

O edital tem validade por dois anos, para fins de chamamento dos aprovados de acordo com as vagas neste previstas, podendo ser prorrogado conforme necessidade.