11/01/2022

Com a previsão de 45 vagas ofertadas, o próximo concurso público para a Câmara Municipal de Porto Alegre teve sua banca definida oficialmente. De acordo com a Licitação publicada, a Legalle Concursos e Soluções Integradas será a empresa responsável pela organização, planejamento e realização do certame.

Licitação Contratação Banca Legalle 



O anúncio foi oficializado no Diário Oficial do Município.


Situação atual Concurso Câmara Porto Alegre
Status: Banca definida
Vagas: 45 + CR
Último Concurso: Seleção 2013 


Sobre a nova seleção
De acordo com o Termo de Referência, serão ofertadas 45 vagas de nível médio, técnico e superior, para o provimento de cargos efetivos, do quadro de pessoal da CMPA, das vagas disponíveis, que vagarem ou dos cargos criados após homologação do concurso. 

Confira as vagas 

Do Cronograma

Segundo o texto do documento, o cronograma de realização do concurso público será estabelecido entre a CMPA e a instituição contratada, após a celebração do contrato, podendo ser adaptado às melhores práticas da empresa contratada em outros processos seletivos.

Ainda assim, deve ser observado, obrigatoriamente, o prazo máximo estipulado nas seguintes etapas:

- Publicação do Edital de Abertura do Concurso Público no prazo máximo de 30 dias, contados da data de assinatura do contrato;

- Homologação das Inscrições no prazo máximo de 40 dias, contados da data publicação do Edital de Abertura do Concurso Público;

- Aplicação das provas teórico-objetivas e de redação no prazo máximo de 60 dias,   contados da data publicação do Edital de Abertura do Concurso Público;

- Edital de homologação final no prazo máximo de 180 dias, contados da data publicação do Edital de Abertura do Concurso Público.

Estimativa de candidatos
O concurso realizado em 2011, contou com 13.394 candidatos inscritos para um total de 24 vagas, e o concurso realizado em 2014, teve 917 inscritos para um total de 3 vagas, conforme distribuição nos cargos do quadro abaixo:

Assim, tendo em vista que o concurso objeto deste Termo de Referência conta com mais cargos e vagas do que o anterior, estima-se um contingente aproximado de 15 mil candidatos concorrendo no concurso público, podendo o quantitativo final, apurado no encerramento das inscrições, ser superior ou inferior a essa estimativa. 

De olho nas Oportunidades 

A equipe do CPC Concursos preparou um Curso Preparatório totalmente voltado para a seleção da Câmara de Porto Alegre, confira!