Como trabalhar e estudar para concursos? Veja 9 dicas poderosas!

Como trabalhar e estudar para concursos? Veja 9 dicas poderosas!

Descubra os segredos para conseguir trabalhar e estudar para concursos de forma equilibrada e eficiente. E mais: uma dica que vai fazer a diferença nos seus estudos.


Atualizado em 12/11/2019 | Publicado em 21/08/2019

Com as nossas dicas, trabalhar e estudar para concursos fica bem mais fácil.

Conciliar trabalho e estudo para concursos é um desafio para muita gente. E quem escolhe ser concurseiro nem sempre tem a compreensão das pessoas ao redor. Por isso, essa preparação pode exigir muita autonomia e motivação. Então é comum ver pessoas desistirem de estudar frente aos desafios da rotina dupla. Mas como trabalhar e estudar para concursos? Descubra em nove dicas bem especiais. 

No estilo “prepara e cuida” que só o CPC tem, elaboramos este blogpost. Ou seja, este é um artigo inteirinho dedicado a ajudar você que tem dificuldades em gerenciar tempo. E como entendemos que tempo é algo precioso, sempre adiantamos um resumo do conteúdo para você ficar por dentro. Então vamos às nossas nove dicas poderosas. Certamente, elas vão ajudar você. 😉⏰

9 dicas poderosas para você conseguir trabalhar e estudar para concursos

  1. Estabeleça um objetivo claro
  2. Saiba suas prioridades
  3. Tenha um planejamento
  4. Aproveite qualquer tempo livre
  5. Adote um cronograma flexível
  6. Controle sua rotina de estudos
  7. Reserve momentos para lazer 
  8. Use aplicativos e outros recursos
  9. Comemore pequenas conquistas

1. Estabeleça um objetivo claro

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve” já dizia Lewis Carroll (1832-1898) em seu clássico livro Alice No País das Maravilhas. Por isso, quem trabalha e decide estudar para concursos precisa ter um objetivo muito claro primeiramente. É preciso saber aonde se quer chegar para poder escolher o caminho correto. 

Ter um objetivo é uma das melhores maneiras de assumir o controle da sua vida. Mas o que é ter um objetivo claro? É você tomar consciência do que é importante de verdade. Essa decisão fará você ter muito mais motivação, disposição e realização ao conciliar a rotina de estudos com o trabalho. 

Para facilitar, temos um blogpost bem bacana que vai ajudar você na definição do seu objetivo: como estudar para concursos com o Método Smart. Outra dica é deixar em algum lugar um lembrete bem explícito sobre o seu objetivo. Por exemplo, o cargo e o salário e os benefícios da carreira que você sonha. Assim, todos os dias, você vai lembrar pelo que está estudando.

2. Saiba suas prioridades

Você sabe quais são as suas prioridades no dia a dia? Por exemplo: quais tarefas precisa executar hoje sem falta, quais conteúdos tem que estudar, o que não pode esquecer. Se sim, parabéns! Você está em uma minoria que já saiu na frente. Se não, é hora de saber ou estabelecer suas prioridades. 

Uma boa maneira é responder perguntas bem simples. Como estou usando meu tempo hoje? O que é mais importante? Como investir meu tempo no que é mais importante? Como investir menos tempo no que é menos relevante? Certamente tem algum tempinho que desperdiçamos que pode ser usado em algo mais produtivo.

Se precisar de ajuda ou um lembrete, anote suas prioridades. Ou seja, tenha uma lista breve e curta de atividades em ordem de importância. E sua lista pode ser mensal, semanal ou diária. Mas não vale deixar para depois. Combater a procrastinação é essencial.

3. Tenha um planejamento 

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar”. A frase atribuída a John L. Beckley (1757-1807) já aponta a importância de um bom planejamento. É como sempre falamos aqui no blog. Afinal, entre os benefícios do planejamento estão: melhorias na organização do tempo e do foco, sentimento de autorrealização, melhor produtividade e eficiência das tarefas.

Para conseguir trabalhar e estudar para concursos é essencial ter um planejamento. Dessa forma, você terá um plano a seguir, metas para cumprir. E se precisar de uma ajudinha, nunca é demais lembrar que temos um blogpost com 5 passos para criar um plano de estudos. Um bom planejamento ajuda você a evoluir continuamente. 

4. Aproveite qualquer tempo livre

Sempre que sobrar algum tempinho livre, aproveite para estudar. Todo o tempo dedicado aos estudos pode resultar em melhores resultados lá na frente. Você pode seguir seu plano de estudos e manter-se fiel ao cronograma normalmente. No entanto, aproveite esses minutinhos livres com um extra na preparação.

Se você se desloca para o trabalho de ônibus ou metrô, pode usar esse tempo a seu favor. Aproveite para ler algo ou fazer questões rápidas, por exemplo. Se sobrou uns minutos no intervalo do almoço, use esse tempinho para revisões breves. Isso vai ajudar a fixar conteúdos. Afinal, quem realmente quer algo, aproveita toda oportunidade. 

5. Adote um cronograma flexível para trabalhar e estudar para concursos

Imagine que você está viajando de carro para outra cidade. Você planejou tudo bem certinho, mas no caminho descobre que aconteceu um acidente que poderá atrasar sua viagem. Quem estiver preparado não terá problemas com esse atraso ou ajuste de rota. Para estudar e trabalhar, é bom estar pronto para ajustar a rota.

Como falamos anteriormente, é bem importante seguir um cronograma de estudos. Porém, também é essencial estar preparado para ajustes no caminho traçado. Sim, é comum acontecerem imprevistos no meio da jornada de estudos. Se precisar de uma ajudinha, o canal dos Aprovadores no Youtube sempre tem umas dicas poderosas também. 

6. Controle sua rotina de estudos

Já falamos aqui no blog sobre a importância de ter um controle de estudos. Ele facilita a visualização e organização da rotina semanal, deixando mais evidentes os avanços e dificuldades. Dessa forma, você conseguirá otimizar o tempo dedicado à preparação. 

Você sabe como fazer um controle de estudos? Não? Tudo bem. Temos outro blogpost que explica direitinho como elaborar um. Depois você pode dar uma lida e baixar agora mesmo uma planilha bem bacana para ajudar a controlar sua rotina de estudos. Leia o blogpost aqui.

planilha-de-controle-de-estudos-

7. Reserve momentos para lazer

Você trabalha durante o dia e estuda à noite. Sobra tempo para lazer? Durante a semana é provável que não. Por isso, é importante reservar alguns momentos para si mesmo, pequenos intervalos para descansar a mente. Mas sem esquecer de um detalhe: planejamento. 

Evite aquelas saídas de última hora. Por isso, planeje seus momentos de lazer. Podem ser atividades físicas, caminhadas ao ar livre, bate-papo com amigos ou um happy com a equipe do trabalho. Esses intervalos são essenciais para descansar a mente e recuperar as boas energias.

8. Use aplicativos e outros recursos para trabalhar e estudar para concursos

Aproveite os benefícios da tecnologia a seu favor. Existem diversos aplicativos gratuitos que podem facilitar a sua rotina para trabalhar e estudar para concursos. O Google Keep, por exemplo, é um app do Google que permite que você faça notas e listas. 

Além disso, descubra o que funciona para você. Por isso, vale usar também post-its, agendas, planner, a planilha que sugerimos anteriormente. Recursos não faltam. Você pode ter uma lista com as atividades de estudos e outra com as tarefas de trabalho.

9. Comemore pequenas conquistas

Por fim, celebre as vitórias do cotidiano. É tão bom ver aquela lista de tarefas completa no fim da semana, não? Afinal, você se comprometer de verdade com seu objetivo e cumprir todas as etapas merece um reconhecimento. Portanto, valorize-se. Não espere algo grandioso para comemorar, reconheça seus pequenos avanços. 

Conclusões para conseguir trabalhar e estudar para concursos

Como falamos lá no começo, conciliar trabalho e estudos para concursos pode ser um desafio gigante. Porém, com um objetivo claro, organização e uma mentalidade positiva, a rotina pode ficar bem mais fácil. Outro detalhe bem importante que pode fazer a diferença é o acompanhamento nos estudos para concursos. 

Um curso online com certeza pode ajudar bastante. São diversos os benefícios de estudar online para concursos. O CPC Concursos, além de ter videoaulas e um site com mais de 350 mil questões para treinar, tem todo um comprometimento com seus alunos. É o estilo “prepara e cuida”, que faz toda a diferença nos resultados. 

Não é à toa que o CPC tem mais de 30 anos ajudando milhares de concurseiros a se tornarem concursados. Por isso, aproveite essa oportunidade e conheça o curso que certamente vai mudar a sua vida.

Deixe uma resposta