SONO NA HORA DE ESTUDAR? O QUE FAZER…

SONO NA HORA DE ESTUDAR? O QUE FAZER…

É normal na hora de estudar as vezes termos um pouco de sono. Porém se você tem sentido muito sono e com frequência siga essas dicas para tentar melhorar seu rendimento na hora de estudar.

  1. PAUSAS RÁPIDAS

O cérebro humano não está acostumado a permanecer focado em uma única atividade por longos períodos. Após alguns minutos ou horas o rendimento naturalmente cai, e a absorção dos conteúdos acaba ficando comprometida.

Se para você ficar horas na frente do computador ou de uma apostila é algo comum, você deve perceber que em dado momento tendência é que você acabe perdendo o interesse. Para você conseguir estudar por mais hora é interessante fazer pausas de 10 minutos a cada hora de estudo.

2. OUÇA SONS AGRADÁVEIS

Muitas pessoas precisam de estímulos sonoros para ficar atento e desempenhar atividades. Caso você faça parte deste grupo, você sabe que o silencio pode ser bastante desagradável para o momento de estudo. Nesses casos busque e faça experimentos até encontrar um ruído agradável.

Nas plataformas de vídeo você pode encontrar diversas sons de diversos ambientes que podem solucionar o seu problema. Apenas tenha cuidado com as músicas que têm letra ou são agitadas, pois sua mente pode ficar confusa, porém cada um se adapta do seu jeito, então o importante é você encontra o seu ponto.

Tenha cuidado também com as músicas muito calmas, elas também podem acabar atrapalhando.

3. TÉCNICAS DE FOCO

O sono na hora de estudar pode ser amenizado com alguns métodos. A técnica Pomodoro é uma das mais famosas entre as pessoas que buscam um melhor desempenho. Ela funciona por meio da combinação de períodos de total foco e intervalos rápidos.

A eficácia do método só deixa clara a importância das pausas entre as atividades. Com a ajuda de aplicativos você consegue aplicar o método de maneira bem simples. A contagem deve ser feita em blocos de 25 ou 50 minutos separados por 5 ou 10 minutos de intervalo. Assim que você cumprir dois ciclos de 50 ou quatro ciclos de 25 faça intervalos de 30 minutos.

4. LEVE SEU SONO A SÉRIO

Uma noite bem-dormida pode fazer milagre, porque permite que seu corpo e mente despertem com muito mais energia. O principal problema é que muitas pessoas negligenciam o sono para tentar dar conta de uma maior quantidade de conteúdos de uma só vez, isso por sí só já vai contra o que falamos anteriormente sobre o método Pomodoro e os pequenos intervalos.

Se você deseja ter melhor desempenho nos seus estudos o seu descanso noturno merece maior atenção. Cada um tem seu tempo mínimo para acordar com disposição e enfrentar uma rotina cheia. Por isso, reflita sobre a quantidade de horas que você precisa para ter uma boa noite de sono.

Dormir bem é crucial para o combate ao sono durante o dia-a-dia, procure ir bem para a cama e despertar sempre no mesmo horário, inclusive nos finais de semana. Também invista em exercícios físicos e práticas q ajudem a relaxar como meditação, por exemplo.

5. TENHA UMA ROTINA ESTABELECIDA

Evite começar seus dias sem um planejamento que envolva horários para estudo, trabalho, descanso e lazer. Ao deixar que as coisas corram de qualquer forma, você dificilmente encontrará tempo para finalizar cada etapa dos seus estudos.

A dica da rotina parece óbvio, mas muita gente esquece que ela não precisa significar fazer tudo igual todos os dias. Na verdade, é possível que sua sequência de ações passe por adaptações. O grande segredo está em planejar as suas tarefas com antecedência.

Anote seus principais compromissos da semana e/ou mês. Isso fará que você economize tempo e energia. Depois defina tempo e períodos para seus conteúdos.

6. MELHORE SEU AMBIENTE DE ESTUDO

Problemas como luzes escuras, mobiliário desconfortável estão entre as causas do sono na hora de estudar. Isso significa que, o local dedicado aos estudos não está adequado para tal.

Mesmo um ambiente simples pode ser transformado com algumas alterações. Por isso, avalie o seu cantinho nos mínimos detalhes, para que ele seja bom para você.

Para deixar tudo organizado, afaste da mesa de trabalho o que não tiver utilidade, pelo menos durante o tempo que você está estudando. O ideal é manter apenas aquilo que for necessário.

Deixe uma resposta