QUAL ÁREA ESCOLHER NA HORA DE DECIDIR PELO CONCURSO

QUAL ÁREA ESCOLHER NA HORA DE DECIDIR PELO CONCURSO

O primeiro passo para o sucesso é escolher a área correta para o concurso que você vai prestar. Escolher a área certa pode aumentar as chances de aprovação, isso porque você pode decidir por algo que seja mais a sua cara.

Pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher a área. Montar uma lista de aspectos, positivos e negativos, dificuldades que você identifica no seu processo de aprendizagem e por último mas não menos importante, as áreas de trabalho que você se familiariza.

Aqui vamos mostrar algumas áreas mais comuns no meio de concursos e esperamos que com estes exemplos você consiga ter um norte no momento da sua decisão.

Área Jurídica:

Nesta área está concentrada os melhores cargos da iniciativa pública, as possibilidades são diversas, aqui traremos algumas delas. Cargos no Ministério Público, como Juiz, Advocacia Pública, Defensoria… No entanto é uma área que exige muita dedicação e um grande aprofundamento em seus conteúdos. Dedicação e um hábito de estudo bem aplicado pode ser fundamental para o sucesso.

Área Administrativa:

É a área mais concorrida quanto ao número de buscas, Neste sentido, a oferta de cargos é bem maior do que a comparada com outras áreas. No entanto passar num concurso dessa área pode ser uma das maiores conquistas do concurseiro. Devido à grande concorrência, a disputa por vagas acaba sendo extremamente acirrada, por isso a dedicação nos estudos precisa ser extrema, para que você alcança maiores possibilidades de aprovação.

Área de Controle:

Nesta área não costumam haver muitas ofertas, porém a quantidade de matéria a ser estudada é muito maior. Com a grande demanda de matérias acontece de áreas se mesclarem áreas de Administração e Fiscal durante a sua preparação. Ou seja, você consegue se preparar para concursos de mais de uma carreira simultaneamente.

Área da Alta Gestão:

Área com grau de aprofundamento bem alto, esses cargos possuem ótimas condições. No entanto, essa área não abre muitos certames.

Área Segurança:

Os certames dessa área são muitos. Com muitas vagas e oportunidades de carreira em diversas níveis de ensino, no entanto é uma área que exige identificação por parte do candidato, atuar na segurança pública exige saber lidar com diferentes situações ao longo da carreira. Faça todas as ponderações antes de optar por esta carreira.

Área Legislativa:

Muitos não tem conhecimento dessa área, ela é voltada para função de atividade fim, como analistas ou técnicos. Uma área que não costuma ter muita lógica na abertura de concursos.

Área Fiscal:

Se você gosta de Matemática este é uma ótima opção para você. A área fiscal está numa crescente constante, com crises orçamentárias e a necessidade de uma maior arrecadação por parte do governo. Trata-se de uma área com muitas oportunidades.

Esperamos que com essa pequena descrição de cada área você consiga clarear um pouco do seu caminho nesse momento difícil decisão.

Deixe uma resposta