Quais os tipos de provas em concursos?

Quais os tipos de provas em concursos?

Depois que o concurseiro decide qual concurso ele quer, é importante ler com muito cuidado o edital e descobrir quais os tipos de provas serão aplicadas. Evite pular partes do edital pois pode ser que tenham observações que podem acabar te prejudicando no futuro. Leia todos os itens, veja se você se encaixa nas exigências do cargo que irá concorrer, e esteja ligado para não confundir os tipos de provas e matérias com as de outros cargos ou níveis de escolaridade.

Se o concurso que você quer prestar tem mais de um tipo de prova, não se dedique somente à uma delas. Fazendo isso fica mais difícil chegar na aprovação.

Conheça os tipos de provas:

Provas Teóricas

Objetivas: as provas teóricas objetivas normalmente são de certo/errado ou de múltipla escolha. Algumas provas utilizam a regra de uma questão errada anular uma certa.

Discursivas: as provas teóricas discursivas são aquelas que exigem redação de um tema relacionado com fatos da atualidade, tema que só é revelado na hora da prova. O tipo de texto exigido e os critérios de avaliação podem constar no edital. O que se avalia nesse tipo de prova normalmente é: a língua portuguesa, coerência, coesão e a capacidade de expressão.

Provas Práticas

As provas práticas só existem para determinados cargos. Elas são de acordo com a função que o candidato terá que exercer se for aprovado. Um exemplo disso são as provas de digitação e direção.

Provas Físicas

Alguns concursos públicos exigem preparação física, como por exemplo de Policial Rodoviário Federal ou Agente da PF. Essa prova tem como objetivo avaliar a capacidade do candidato de suportar fisicamente as exigências da prática do cargo. São avaliações de caráter eliminatório para considerar o candidato apto ou inapto.

Pensando em entrar para o mundo dos concursos? Saiba como fazer concurso público e por onde começar aqui no nosso blog.

Deixe uma resposta