Provas de concursos anteriores: 3 motivos para conhecê-las! Veja dicas!

Provas de concursos anteriores: 3 motivos para conhecê-las! Veja dicas!

Entenda a importância de conhecer provas de concursos anteriores na sua preparação e três motivos para inseri-las em seus estudos. 

Você sabe por que é importante conhecer provas de concursos anteriores?

Não?! Não se preocupe, preparamos este blogpost justamente para você ficar por dentro da importância dessas provas nos seus estudos.

Quem começa a estudar antecipadamente, antes do edital, pode esbarrar nesse desafio. Por isso, listamos três motivos para inserir provas anteriores na sua jornada.

Como sempre, fizemos um breve resumo com os tópicos tratados neste artigo.

3 motivos para conhecer provas de concursos anteriores

  1. Ganhar tempo antes do edital ser publicado!
  2. Conhecer o estilo da banca organizadora!
  3. Observar conteúdos recorrentes que são cobrados!

1. Ganhar tempo antes do edital ser publicado!

Cada vez mais aumenta a quantidade de pessoas indo em busca da tão sonhada carreira no serviço público. Por isso, a concorrência vem aumentando nos últimos tempos. Logo, isso vem exigindo uma preparação antecipada nos estudos.

A professora Taís Flores, inclusive, falou sobre estudar antes do edital aqui no Blog do CPC há algum tempo atrás. No entanto, muitos se perguntam: por onde começar sem saber a banca?

Uma das respostas está em conhecer os editais anteriores e, inclusive, as provas dos concursos anteriores. Assim, você vai ganhar tempo até a definição da banca e a publicação do edital. Ou seja, vai largar na frente!

2. Conhecer o estilo da banca organizadora do concurso

A banca do seu concurso foi definida, e agora? O que fazer? Logo, uma das maneiras de estudar é conhecer provas de concursos anteriores. 

Sabemos que nem todas as bancas disponibilizam as provas em seus sites. No entanto, em alguns casos, é possível encontrar provas nos sites dos órgãos responsáveis. 

Conhecer a prova ajuda a perceber e analisar detalhes como: quantidade de questões, nível de dificuldade, extensão textual, número de alternativas, abordagem da banca sobre o conteúdo, se usa lei seca ou estudos de casos de tribunais, por exemplo.

Portanto, essa também é uma boa maneira de conhecer o estilo da banca organizadora do seu concurso.  

3. Observar os conteúdos recorrentes e mais cobrados

Outra vantagem de conhecer as provas de concursos anteriores é observar quais conteúdos são recorrentes. Por exemplo, se é comum cair questões sobre “crase” em mais de uma prova. 

Afinal, sabendo quais conteúdos são mais cobrados, você já tem uma base do que estudar com mais intensidade. Logo, ao resolver questões, você vai perceber que já viu aquele conteúdo em algum lugar. 

Assim, as provas anteriores servem como um passo auxiliar nos seus estudos. Elas podem dar um avanço importante na sua preparação.

Duas dicas importantes sobre provas anteriores

Antes de sair por aí caçando provas anteriores, temos algumas dicas bem importantes! Por isso, preste atenção aos tópicos a seguir.

Cuidado com a atualização da legislação

Quem estuda para concursos sabe que leis podem sofrer mudanças. Por isso, é importantíssimo estar por dentro dessas atualizações.

Um bom curso preparatório pode ajudar nesse sentido, já que o conteúdo deve estar sempre atualizado. 

No entanto, quem vai conhecer as provas anteriores deve ter atenção nesse sentido. Ou seja, focar muito mais no estilo da prova e das questões para depois sim ir em busca de um bom referencial teórico. 

É preciso entender que se a prova for muito antiga, talvez seus conteúdos já não sejam de grande apoio. Por isso, essa observação pode ajudar bastante. 

Escolha com atenção o material

Sabemos que tem milhares de sites disponibilizando materiais e provas de concursos anteriores. No entanto, escolha com cuidado de onde baixar seus materiais de estudos.

No caso de provas de concursos, é importante conhecer o site e a instituição que fornece o material. Nós, do CPC Concursos, preparamos uma série de materiais gratuitos com todo o cuidado.

Não é à toa que disponibilizamos em nosso site materiais como Vade Mecuns, Apostilas, Editais Esquematizados, e-books, enfim, tudo gratuito mas como extremo cuidado e qualidade. 

Bônus: provas de concursos anteriores da banca La Salle

A banca Fundação La Salle vem organizando grandes concursos gaúchos nos últimos tempos. Atualmente, ela é responsável pelos editais de concursos da Prefeitura de Canoas/RS.

Por isso, a equipe do CPC Concursos preparou um combo com 20 provas da banca. Tudo gratuito para você baixar e ficar por dentro do estilo da organizadora. Aproveite essa baita oportunidade. 

Provas Fundação La Salle – Download Aqui

Deixe uma resposta