Principais erros dos concurseiros!

Principais erros dos concurseiros!

Para ajudar você na preparação da tão sonhada nomeação, vou começar a dar dicas para evitar os erros dos concurseiros e não cair na famigerada autossabotagem na sua preparação para o concurso. Então, além de dicas do que fazer, vou dar dicas do que NÃO fazer também.

Vamos  juntos na sua preparação! Para começar eu escolhi seis dicas básicas que você, concurseiro, deve EVITAR pois podem atrapalhar sua jornada no concurso. Prontos? Vamos ao que todo concurseiro deve evitar….

1 – Não ler o edital antes da inscrição

O edital é a bíblia do concurso. É o documento mais importante para o concurseiro. Nele contém tudo que é preciso saber sobre o concurso, como número de vagas, remuneração, cargos, cidade, data de prova, escolaridade, matérias cobradas na prova, dentre outras informações.

Se não conhecer o edital, como vai se preparar de maneira adequada?

2 – Prestar concursos em áreas diferentes

A sua intenção é fazer todos concursos que tiverem edital publicado? Tudo bem, se joga migue! Mas não cometa um dos erros dos concurseiros, procure escolher apenas uma área. Digo isso porque estudando para os concursos que você tem mais afinidade, a chance de aprovação é maior.

3 – Esperar a publicação do edital para estudar

Para evitar desespero por não ter estudado determinado conteúdo, monte um plano de estudos temporário baseado no edital anterior do mesmo certame. Vem comigo que te ensino a estudar antes do edital.

Para ficar mais próximo de alcançar a nomeação, estar bem preparado é essencial.

4 – Estudar sem planejamento

Outro erro dos concurseiros é não criar um cronograma adequado e real, conforme seus compromissos e deveres. Cronogramas rígidos podem deixar um intervalo muito grande entre as matérias. Aposte em plano de estudos.

Montar um cronograma de estudos encaixando na sua rotina é o mais apropriado para saber quais horários e dias são melhores para estudar. Elaborando um plano de estudos, o concurseiro conseguirá se organizar para estudar todos os conteúdos.

Não esqueça de inserir resolução de simulados no seu cronograma e separar um tempo do total de estudos para resolver questões. Treinar resolvendo questões é tão importante como a leitura, ajuda na memorização dos conteúdos.

5 – Estudar com materiais duvidosos

Você precisa confiar nos materiais que vai baixar ou comprar para fazer parte do seu arsenal de preparação. Antes de adquirir faça uma busca e conheça melhor a fonte que está oferecendo o material.

Faça download de materiais em fontes confiáveis. No site do CPC você encontra apostilas gratuitas! Já aqui no blog, temos a página de materiais gratuitos, onde você encontra diversos tipos, como eBooks!

6 – Persistência e foco

Aparecerão diversos desafios durante a sua jornada de concurseiro. Você pensará em desistir, poderá até desanimar, mas persista!  Não dê ouvidos às vozes desmotivantes.

Você vai alcançar sua nomeação. Ela só depende de você. Dedique-se, estude, dê o seu melhor, afinal é a sua realização pessoal! Tenha em mente que será um caminho árduo e você precisará abrir mão de certas coisas, mas todo seu esforço vai ser recompensado no dia da sua posse.

Precisando de ajuda para se preparar para um concurso?

cursos para concursos

Deixe uma resposta