Por que fazer Concurso Público?

Por que fazer Concurso Público?

A carreira pública é uma forma de ingresso no mercado de trabalho que garante a permanência no cargo escolhido, além de fornecer vantagens comparadas à carreira em empresas privadas, como: estabilidade, salário inicial, ascensão na carreira e benefícios.

Outro ponto muito importante é que jovens sem experiência profissional e pessoas acima dos 40 anos, que encontram dificuldade de recolocação na iniciativa privada, têm nos concursos uma oportunidade eficaz em conquistar um bom emprego.

Está com dúvidas em por que fazer Concurso Público? Nós separamos 6 motivos que vão lhe convencer.

1. Estabilidade

O servidor aprovado no concurso público tem garantia de estabilidade no cargo escolhido no processo, ou seja, não pode ser demitido a qualquer momento e sem motivos. Porém, a regra só é válida após o estágio probatório, que segundo o Artigo 41 da Constituição Federal, é o período de 3 anos de exercício do cargo. Após esse período, a demissão só poderá ocorrer em casos extremos de falhas.

2. Salários

Como o quesito mais significativo que atrai diversos concurseiros. A remuneração é um quesito significativo que atrai milhares de candidatos para os cargos públicos pois são salários melhores que a iniciativa privada para o mesmo nível de escolaridade. As pessoas que possuem apenas o diploma de ensino médio podem chegar a ganhar mais de R$10 mil por mês.

3. Não precisa de experiência

Grande parte dos concursos públicos são direcionados para quem concluiu o ensino médio. Ao contrário da iniciativa privada, para participar do processo seletivo não é necessário experiência prévia. Você só precisa ser maior de 18 anos e ter concluído o ensino fundamental. Sim, há concursos de nível fundamental.

4. Qualidade de vida

Diferente dos cargos da carreira privada, o concursado raramente precisa fazer horas extras e alguns órgãos ainda investem em capacitações gratuitas ao servidor. Além disso, ter a certeza de uma aposentadoria tranquila devido às contribuições efetuadas durante o tempo trabalhado, não tem preço.

5. Benefícios

Além dos benefícios do trabalhador de carreira privada, como auxílio-transporte, auxílio-alimentação, auxílio-creche, entre outros. Em algumas áreas o concursado tem mais vantagens como: abono de faltas, onde você tem direito a 6 faltas por ano sem desconto em folha de pagamento. Licença prêmio, onde a cada 5 anos de trabalho você tem direito a 3 meses de licença remunerada além das férias.

6. Ascensão na carreira

Algumas áreas do serviço público possuem planos de carreiras com tabelas de progressão salarial que mostram, ano a ano, quanto será o patamar de cada servidor. Além da ascensão profissional aos servidores dedicados.

Ainda em dúvida sobre por que fazer Concurso Público? Veja mais 10 motivos para fazer.

Deixe uma resposta