PAUSA CRIATIVA: RELAXAR TAMBÉM FAZ PARTE DO PROCESSO

PAUSA CRIATIVA: RELAXAR TAMBÉM FAZ PARTE DO PROCESSO

Você sabia que criar tempo livre na agenda estimula o aprendizado e a memorização de quem está se preparando para concursos públicos? Isso mesmo! Muitos candidatos ignoram os sinais que o corpo envia durante o tempo de estudo e custam a entender que interromper o estudo como parte do planejamento é um ganho de tempo em vez de uma perda. Segundo médicos e especialistas, descansar, além de bom, é parte necessária durante o processo de aprendizagem dos candidatos. 

Há comprovações de que o cérebro precisa de tempo para processar informações e demanda estímulos diversificados para ser eficiente. Os benefícios do tempo livre vão além da mente: ajudando todo o organismo a se restabelecer para encarar uma segunda jornada. Por isso, adicione à sua agenda pequenas pausas ao longo de sua preparação. 

Após uma fase de intensa dedicação, o lado intelectual entra em “modo standby” e a eficiência cai radicalmente. Por isto, duas atitudes são necessárias: pausas e alternância de estímulos, de preferência com diversificação de tarefas. Dessa maneira, enquanto uma parte está descansando, outra desempenha seu papel.

HOBBY 

Inúmeros candidatos, em fase preparatória para um certame, enfrentam momentos de ansiedade e cobranças, simplesmente por não possuírem uma atividade que lhes cause prazer. Os psicólogos explicam que, ter um hobby não deveria ser apenas uma opção, mas sim algo incorporado às rotinas, como uma prática natural.

Quando você pratica uma atividade da qual gosta, por exemplo, seus níveis de endorfina aumentam e, por isso, você tende a se sentir mais feliz e disposto ao longo do dia. Possuir um hobby pode estimular o autoconhecimento, a autoestima, trabalhar a criatividade, serve como válvula de escape, pode proporcionar interações com pessoas diferentes e recarregar sua vida com motivação. 

Se sua atividade preferida é assistir filmes, estabeleça um ou mais dias fixos na semana para ter esse momento. Se seu passatempo eleito envolver esportes, há ainda o benefício de vigor ao corpo, por exemplo. Sendo assim, não permita que os outros compromissos atrapalhem o seu hobby.

Independente de qual seja o hobby escolhido, ao finalizar aquela atividade, você se sentirá revigorado ao retornar aos estudos e dar um up em seu desempenhoAfinal de contas, quem não se sente bem recebendo uma injeção de ânimo emocional e mental, não é mesmo? 

MEDITAÇÃO (dicas no Netflix)

O Netflix é um dos maiores serviços de streaming de vídeos no mundo. Atualmente, o serviço conta com um catálogo de milhares de filmes e séries de TV que podem ser acessados através de plataformas, como notebooks, tablets, smartphones, videogames, e claro, pela Televisão.

2021 foi o ano em que o Netflix incorporou ao seu catálogo de Temas Especiais os programas de Headspace. O Headspace é dedicado ao ensino de práticas de meditação e atenção plena. Para isso, utiliza diferentes formas de conteúdo, incluindo cursos de meditação, sessões guiadas, playlists e paisagens sonoras. Essa biblioteca é distribuída para diferentes temas, como relaxamento, ajuda para dormir, controle de raiva e concentração no trabalho.

Confira estas dicas e descubra em qual hora de seu dia o Headspace se encaixa melhor: 

Headspace – Guia para Relaxar

Quer relaxar, meditar ou dormir bem? Neste especial interativo de Headspace, você pode personalizar sua experiência como desejar.

Headspace – Guide to Meditation

Esta série de animação lança um olhar divertido sobre os benefícios da meditação, com técnicas e práticas guiadas para você começar.

Headspace – Guia para Dormir Melhor

Aprenda a dormir melhor com Headspace. Os episódios desfazem conceitos equivocados, apresentam algumas dicas e terminam com um relaxamento guiado.

Estas e outras opções você consegue assistir acessando seu perfil no Netflix, aproveite!  

CINEMA 

Se você é fã de cinema e prefere relaxar assistindo um bom filme motivacional que lhe fará refletir, confira estas dicas! 

  • O Menino que Descobriu o Vento (The Boy Who Harnessed the Wind, 2019)
  • Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014)
  • O grande herói (2013)
  •  Mãos Talentosas (2009)
  • Quem quer ser um milionário? (2008)
  • À Procura da Felicidade (2006)
  •  Erin Brockovich (2000)
  • Sociedade dos poetas mortos (Dead Poets Society, 1989)

LEITURAS NÃO DIDÁTICAS 

Isso mesmo, a leitura de um livro também pode ser considerada uma pausa criativa. Se a obra aborda uma temática de desenvolvimento pessoal, as chances de progressão em habilidades práticas voltadas à rotina será ainda maior. Além de servir como uma válvula de escape, apenas 30 minutos dedicados a isso por dia podem ajudar no aumento do vocabulário e na ampliação da capacidade de argumentação. E você estará livre da pressão de uma prova.

Deixe uma resposta