O que é Cadastro Reserva em concursos?

O que é Cadastro Reserva em concursos?

Diversos concursos liberam suas vagas mais o cadastro reserva.
Mas como funciona isso? A gente te explica.

O cadastro reserva é uma espécie de fila de espera para a nomeação dos candidatos aprovados em um concurso público. Eles serão chamados conforme a abertura das vagas do órgão ou da instituição. Isso acontece quando é necessário aumentar a equipe ou ocupar lugares vagos por desistência de outros candidatos, exoneração, aposentadoria ou morte de um servidor.

E como funciona?

Uma das maiores dúvidas dos candidatos é se eles serão ou não nomeados. E a resposta é: talvez. Isso porque não tem uma legislação clara e regulamentada que defina critérios e regras sobre o assunto. Atualmente, por decisão do STJ, o candidato aprovado em cadastro reserva tem o direito de ser nomeado durante o período de validade do concurso do qual participou quando houver o surgimento de novas vagas.

Se o prazo de validade do concurso é de dois anos, o candidato pode ser chamado dentro desse período se houver necessidade de completar o quadro de servidores. Passado os dois anos, a aprovação será invalidada. E ele só poderá assumir um cargo público se for aprovado em novo processo seletivo.

Mesmo assim, as chances de ser aprovado em cadastro reserva são bem grandes.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre cadastro reserva, confira algumas oportunidades de cursos para concursos no nosso site, clicando aqui. 

Deixe uma resposta