NÃO DEIXE O CALOR ATRAPALHAR SUA ROTINA DE ESTUDOS! CONFIRA NOSSAS DICAS!

NÃO DEIXE O CALOR ATRAPALHAR SUA ROTINA DE ESTUDOS! CONFIRA NOSSAS DICAS!

O verão chegou com tudo, impossível alguém dizer que está suportável, pois a verdade é que estamos todos derretendo aos poucos, e isso tem impactado diretamente em nossos rendimentos na hora da preparação! Temperaturas extremas podem comprometer nosso desempenho cognitivo, por isso, separamos dicas para que você não permita que o calor atrapalhe sua rotina de estudos.

Você sabia que estudar no calor é mais difícil? Isso mesmo!
De acordo com pesquisadores dos Estados Unidos, após uma análise de desempenho de 10 milhões de estudantes ao longo de 13 anos, eles notaram uma forte correlação entre o clima e os resultados acadêmicos. Os dados indicavam que, nas regiões mais quentes, as médias escolares dos alunos eram mais baixas.

Já foi comprovado que o calor altera a capacidade cognitiva dos indivíduos, como tempo de reação e memória, por exemplo. Afinal de contas, o corpo humano se esforça para manter a temperatura interna em cerca de 37°C. Acima disso, pode haver um quadro de hipertermia, caracterizado pela desidratação rápida do organismo.

Os sintomas incluem dor de cabeça, tontura, visão turva, confusão mental e agitação – pacote perfeito para perder o foco nos estudos.

Afaste-se do calor!

De acordo com cientistas, a temperatura ambiente ideal para potencializar os estudos gira em torno dos 22°C. Só que nem todo mundo tem ar-condicionado em casa, e mesmo quem tem prefere desligar o aparelho para não torrar o salário na conta de energia elétrica.

Com alguns ajustes na rotina, dá para encarar sem medo este verão de estudos. A saída, assim, é encontrar soluções refrescantes e mais baratas. Confira:

  • Beba muita água ao longo do dia. O líquido regula as funções corporais e mantém o cérebro atento, sem aquela moleza causada pela desidratação.
  • Organize seus horários de leituras e exercícios para o início da manhã ou a noite. Nesses períodos, o clima geralmente está mais ameno.
  • Abra as janelas e deixe o ar circular! Onde há brisa, as chances de abafamento ficam menores.
  • Vista roupas leves e confortáveis. Dê preferência a tecidos naturais, como o algodão, que favorecem a transpiração do corpo.
  • Evite alimentos gordurosos. Eles demandam muita energia para o processo de digestão, o que acaba interferindo no rendimento intelectual.
  • Tome banho frio. Esse método não só reduz a temperatura corporal, como também estimula a circulação sanguínea e a produção de noradrenalina. Você ficará mais alerta.

O cérebro tende a ser um dos órgãos mais afetados nos dias de verão. A exposição prolongada a um ambiente quente e abafado pode acarretar complicações graves, como insuficiência renal e até falência cardíaca. Ou seja: pensando no bem de sua mente e de seu corpo, é necessário providenciar meios para garantir o conforto térmico.

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