Não consigo estudar para concurso: o que fazer? Veja dicas!

Não consigo estudar para concurso: o que fazer? Veja dicas!

Aprenda a eliminar o não da frase “ ̶n̶ã̶o̶  consigo estudar para concurso” e o desânimo na hora de começar sua preparação. 

Você resolveu investir parte do seu tempo em concursos públicos. No entanto, parecia uma escolha fácil até aparecerem os problemas. Dificuldades como falta de foco e concentração, por exemplo. Ou ainda: não rola disposição para estudar. Então já não importa a razão, você sabe a verdade. Sua mente só diz uma coisa: não consigo estudar para concurso, não consigo estudar para concurso, não consigo… E agora, quem poderá ajudar você? Pois relaxa que agora o papo é com o CPC!  

Como sempre a gente faz questão de lembrar, o CPC prepara e cuida de você. Sabe por quê? Porque ao longo de mais de 30 anos, ajudamos milhares de concurseiros a alcançar seus sonhos. Então elaboramos este blogpost com dicas práticas para você aplicar no seu dia a dia e fazer o ajuste de rota necessário para o seu sucesso nos concursos. A gente entende que o começo pode ser difícil, mas vamos dar aquele up que está faltando. 

Boa leitura!

os-cursos-para-concursos-que-aprovam-há-mais-de-30-anos

Por que não consigo estudar para concurso?

Uma pergunta é essencial quando se enfrenta dificuldades para estudar: por quê? Você sabe por que não tem conseguido sentar e estudar para concursos? Esse é o primeiro passo para resolver o problema. Ou seja, é descobrir qual é a razão que impede você de estudar. 

Um diagnóstico que parece simples e claro, mas que exige um olhar em si mesmo. Parece bobagem, mas se você cometer um engano, vai desistir de estudar na próxima tentativa. Dessa forma, é bom dar uma atenção a essa primeira etapa. Descubra o que impede você de dar o pontapé inicial nos seus estudos. 

O que está afastando você de realizar seu sonho? Já sabe? Então bora resolver isso e correr para chegar mais perto da sua aprovação!


manual do concurseiro iniciante
manual do concurseiro iniciante

Já sei o que me impede de estudar: o que fazer?

Você descobriu o problema, a razão pela qual você não consegue estudar. Agora é hora de encontrar maneiras de resolver o impasse. Uma pergunta bem pertinente que fazemos é: qual é o seu sonho? É realmente passar no concurso e mudar de vida? O que falta para alcançar essa proeza? Algumas etapas precisam ser cumpridas!

Por isso, tenha em mente sempre o seu objetivo: o sonho da nomeação. Ao começar o dia, não esqueça que é mais um dia próximo da sua aprovação e do seu futuro cargo. Visualize uma vida mais tranquila, uma carreira de sucesso com uma remuneração melhor. Uma boa maneira de não esquecer por que você está estudando. 

Se o seu problema for falta de motivação, pesquise e descubra como se motivar. Aqui no Blog, temos uma artigo bem bacana sobre isso. Se o seu problema é dificuldade em conciliar trabalho e estudo, leia outro conteúdo bem bacana aqui no Blog. Além disso, temos até conteúdo sobre concentração aqui no Blog.

Dicas para vencer as dificuldades nos estudos

Como sempre, temos aquelas dicas práticas para aplicar no dia a dia de estudos. Dessa vez, serão dicas curtas que podem ajudar você. Tópicos que contam um pouquinho do nosso carinho por nossos alunos.

Tenha uma organização diária! 

Todo dia, ao acordar, tenha três metas diárias de estudos. Comece aos poucos e, com o tempo, você pode aumentar seus objetivos. Exemplo: ler um capítulo da apostila, resolver questões, assistir à aula dos Aprovadores no Youtube. Isso faz o seu dia já começar com um propósito claro. E não esqueça de arrumar sua cama!

Celebre pequenas conquistas! 

Parece besteira, mas ter uma mentalidade positiva ajuda no dia a dia. Mas como ser positivo num dia tão corrido? Comemorando pequenas vitórias. Conseguiu cumprir as metas diárias, fique feliz e vá acompanhando suas conquistas com orgulho e motivação. Aos poucos, você vai perceber rendimento crescendo no aprendizado.

Fuja das distrações! 

Se estudar realmente for uma prioridade, elimine as distrações. Desligue as notificações do celular, se precisar. Controle o tempo que passa nas redes sociais e a qualidade do tempo que você usa. Se houver necessidade, desinstale o aplicativo do seu telefone celular. O importante é descobrir o que atrapalha seus estudos e se livrar disso.

Faça intervalos e pausas!

Descanse. A cada 20 ou 30 minutos, dê uma pausa a si mesmo. Esses pequenos intervalos ajudam você a não ficar sobrecarregado. E, na rotina como um todo, tenha intervalos para lazer. Sim, com um bom planejamento, você terá tempo para se divertir e aliviar a mente. Um bom cronograma tem também um espaço para um cineminha e aquele bate-papo com os amigos do peito.

Aprenda a amar os estudos! 

Gostar do que se faz é um caminho para o sucesso. Na vida de concurseiro, é assim também. Você sabe que essa jornada será durante um período. Alguns levam mais tempo, outros levam menos, mas todo mundo pode estudar para concursos e, inclusive, passar. Se a dedicação é essencial, o amor pode ser o tempero ideal para uma jornada rumo à nomeação. Coloque amor na sua trajetória. 

Não consigo estudar para concurso ficou no passado!

Como falamos no início deste blogpost, é preciso descobrir o que impede você de estudar. Em suma, é necessário investir no autoconhecimento, ou seja, conhecer a si mesmo em profundidade. Descubra o que motiva você a estudar, o método de estudos que funciona melhor e as razões que pelas quais está se preparando. 

Somente conhecendo a si mesmo é que conseguimos desenvolver a inteligência emocional para concursos. Aliás, essa é uma habilidade cada vez mais fundamental inclusive para concurseiros. Não é a toa que já falamos sobre isso aqui. Então bora aproveitar as nossas dicas no cotidiano?

Deu um desânimo para estudar, não se culpe. Então reconheça que existe uma dificuldade, aprenda a enfrentá-la, assuma a responsabilidade e tenha sabedoria para aprender com isso. Com certeza, ter uma postura com mais proatividade vai ajudar você a desenvolver bons hábitos. Por isso, enfrente o que impede você de estudar. E, se precisar, peça ajuda. Pergunte. Só assim você transforma o “não consigo estudar para concurso” em “eu posso, eu quero, eu consigo”.

Aliás, o CPC tá sempre pronto para ajudar seus alunos. Tudo com aquele jeitinho prepara e cuida que você só encontra aqui. Aproveite baixe o cronograma de estudos que elaboramos para ajudar você! É de graça!

Deixe uma resposta