Mãe e concurseira? 9 dicas para facilitar seus estudos na pandemia

Mãe e concurseira? 9 dicas para facilitar seus estudos na pandemia

Listamos dicas para que você, que é mãe e concurseira consiga, mesmo durante o isolamento social, manter um excelente desempenho nos estudos.

Atualizado em 08/03/2021 | Publicado em 07/05/2020

Em tempos de pandemia, manter uma rotina de estudos para concursos, tem sido desafiador para todos os concurseiros. Porém, existe um grupo que certamente está encontrando desafios ainda maiores: as mães concurseiras.

Foram as mulheres, em especial as mães, que passaram o último ano se equilibrando entre tarefas. O tempo gasto anteriormente com os estudos para concursos se misturou às atividades profissionais, à dedicação aos filhos, à organização do lar, à limpeza e aos cuidados com os outros.

Por isso, ciente desses desafios, o CPC está aqui, com o mesmo intuito de sempre: Preparar e Cuidar da sua jornada rumo à aprovação!

Nesse sentido, trouxemos algumas sugestões para você, mãe e concurseira. Assim, o seu desempenho nos estudos durante este período, será motivo de muito orgulho quando tudo isso passar. E vai passar!

Resumo:

  1. Livre-se da culpa
  2.  Organize uma rotina que funcione pra você
  3. Peça ajuda
  4. Mantenha contato com os colegas e professores
  5. Estabeleça um local adequado para o estudo
  6. Utilize as  ferramentas disponíveis
  7. Se auto avalie
  8. Cuide do seu bem-estar
  9. Mantenha o foco

Livre-se da culpa

A situação que estamos vivendo hoje é sem precedentes, logo, não haveria possibilidade de estarmos preparados para o que viria. Por isso, precisamos entender que está tudo bem falhar na programação de vez em quando.

Devemos aceitar que não temos o controle de tudo e nunca tivemos. Se nesse momento você faz o SEU melhor, dentro do SEU possível, já merece os parabéns!

Organize uma rotina que funcione pra você

Estabeleça uma rotina, talvez diferente da que funcionava antes da pandemia,  mas que possa ser cumprida o mais rigorosamente possível. Desse modo, ainda que imprevistos aconteçam, você saberá o que esperar de cada dia e estará menos propensa ao sentimento de ansiedade, tão comum nos dias atuais.

Acima de tudo, é importante lidar com a realidade: não dá pra fazer tudo. Diante disso, é necessário que se priorize o que é importante, elencando metas e prioridades.

Aqui, as listas são muito bem vindas! Você pode criar uma para cada setor: de trabalho, de estudos, atividades com as crianças etc. 

É muito importante que os horários estabelecidos para os estudos sejam respeitados. Assim como também, atentar para não excedê-los no desejo de manter  o bom desempenho, ou ainda compensar um dia que não foi muito produtivo. Lembre-se: tudo no seu tempo!

Peça ajuda

A palavra é Cooperação.

Todos os moradores da casa  devem ser envolvidos nas tarefas, pois isso ajudará a organizar a rotina diária e não sobrecarregará ninguém. Dessa forma, você terá condições de separar um tempo para se dedicar às suas coisas, dentre elas, o estudo. 

É claro que aqui, falamos das pessoas que moram com mais algum adulto, onde é possível dividir as obrigações e também a atenção que as crianças necessitam.

Mantenha contato com os colegas e professores

Não é porque estamos vivendo o distanciamento social que você tem que perder o contato com as pessoas que faziam parte do seu dia a dia de estudos. Essa interação faz toda a diferença para que você consiga manter o foco no seu objetivo, podendo compartilhar as dificuldades com quem sente e vive o mesmo que você.

Incorporar esses momentos na rotina pode ser uma ótima maneira de otimizar seus resultados durante a pandemia. Por isso, faça uma pausa para um cafezinho e uma ligação ou chamada de vídeo para aquela colega que você antes trocava conteúdos e angústias. Cultivar essas relações vai fazer toda a diferença!

Estabeleça um local adequado para o estudo

Nesse momento tão desafiador, é imprescindível ajustar não só a rotina da família  como os ambientes da casa. Isso favorece a execução de todas as tarefas com maior eficiência. E para estudar nem se fala! Um lugar silencioso e confortável é essencial.

Utilize as  ferramentas disponíveis

As ferramentas disponíveis na internet podem ser de grande ajuda na sua preparação para um concurso. Dessa forma, um eficiente controle de estudos e  outras opções como: cursos para concursos e materiais disponibilizados online, certamente te ajudarão a estudar mais e melhor.

Sabendo disso, porque não aproveitar esses recursos que surgem a todo o momento para facilitar a vida dos concurseiros? 

Se autoavalie

Para o bom desempenho dos seus estudos, é muito importante que você consiga fazer um boa leitura do seu desempenho recente, verificando os seus avanços e percebendo as suas dificuldades em tempo de consertá-las. 

Como sabemos que um bom planejamento é essencial para que se alcance a aprovação em qualquer concurso, disponibilizamos o modelo de cronograma de estudos que irá te ajudar na organização e no melhor aproveitamento do seu tempo. Então, acesse o blogpost para saber como aproveitar ao máximo essa ferramenta, e após, clique na imagem abaixo e faça o download gratuito!

Cuide do seu bem-estar

De nada adianta você estabelecer uma rotina, ter um abiente e ferramentas que facilitem o estudo, se você não está bem. Não será possível dar conta de um cronograma de estudos, se sua mente estiver desgastada e com problemas como ansiedade. Por isso, tire um tempo para exercícios físicos, conversas com amigos e principalmente, preserve os momentos de qualidade com a família.

Mantenha o foco

A especialista e mestre em Direito,  professora do CPC Concursos e mãe, Alessandra Vieira, fala sobre a importância de focar no que realmente é importante para manter o foco dentro dessa nova realidade:

“A maior motivação que uma mãe tem para passar no concurso é justamente o filho! Olhando os filhos, nós observamos o quanto é importante nós crescermos, conseguirmos um futuro melhor tanto pra eles quanto pra nós. Alçando o nosso tão sonhado cargo público, nós teremos uma qualidade de vida melhor e consequentemente, isso vai trazer muito mais felicidade e satisfação para toda a família”.

Mãe e concurseira também poderá gostar:

Como trabalhar e estudar para concursos? 9 dicas poderosas!

Deixe uma resposta