Inteligência Emocional para Concursos

Inteligência Emocional para Concursos

O que é a inteligência emocional para concursos e como usá-la ao seu favor na hora de estudar e fazer a prova do concurso.

A inteligência emocional (IE) para concursos é, basicamente, reconhecer, avaliar e saber lidar com os próprios sentimentos e os dos outros, usando-os para o seu benefício e criando maturidade sobre eles. Além disso, a IE ajuda a  reconhecer quando um hábito ou postura deve ser modificado, o que melhora a empatia pelo próximo. A IE é mais que completar um objetivo, é ter autoconhecimento para saber como conquistá-lo.

Segundo alguns estudos, o nosso sucesso é a soma de 15% de conhecimentos + 85% de pensamentos e atitudes. A importância de desenvolver a IE é que, ao entender os sentimentos, você consegue organizar os seus pensamentos e o seu raciocínio, o que melhora a capacidade de desenvolver competências, que tem como resultado mais produtividade e aprimoramento das competências em qualidade e quantidade.

Diferente da inteligência cognitiva, a emocional pode ser desenvolvida. São diversos hábitos a que se pode aderir ou modificar para trabalhar a inteligência emocional, já que ela utiliza diversas partes do cérebro.

Evolução da IE

Faz parte do processo de desenvolver ou melhorar a IE: identificar uma postura que não agregue valor e nem ajude a concluir um objetivo, rever as prioridades, mudar o foco sabendo reconhecer os seus próprios objetivos e respeitar seu tempo. Trabalhar com nosso emocional não é fácil, portanto, não seja tão duro com você mesmo. No tempo certo, você vai conseguir aprender a lidar com as emoções negativas para que elas não atraiam mais negatividade. Um ambiente positivo atrai coisas boas, portanto, saiba mudar seus pensamentos. Ao invés de se perguntar “Como isso pode acontecer?” tente “O que eu posso aprender com isso?”.

Reconheça, aprenda, assuma a responsabilidade sobre seus erros e tenha maturidade para lidar com eles. Esse processo ajuda no desenvolvimento da proatividade e da capacidade de mudar a postura conforme for preciso.

O método Lótus é uma boa maneira para desenvolver sua IE, caso você esteja tendo dificuldades.

Benefícios da Inteligência Emocional para Concursos

Entre os principais benefícios em desenvolver sua IE, podemos citar:
– Aumento da autoestima e autoconfiança,
– Redução de conflitos em relacionamentos interpessoais,
– Direcionamento competente das emoções,
– Aumento do nível de comprometimento com metas de vida,
– Senso de responsabilidade e melhor visão de futuro,
– Compreensão da visão de mundo e dos sentimentos das outras pessoas,
– Enriquecimento dos relacionamentos interpessoais,
– Equilíbrio Emocional,
– Desenvolvimento da comunicação e poder de influência,
– Aumento do nível de felicidade,
– Superação de barreiras,
– Clareza nos objetivos e ações,
– Melhora na comunicação e em seu poder de influência,
– Melhora na capacidade de tomada de decisão,
– Melhor administração do tempo e melhora significativa da produtividade,
– Diminuição dos níveis de estresse,
– Maior realização pessoal, familiar e profissional,
– Aumento da qualidade de vida, mais disposição, vitalidade e bem-estar.

Empatia

A IE é separada por dois conjuntos de competência, sendo as pessoais e as sociais. As competências pessoais se referem a como você se trata, o seu autocuidado, as suas qualidades internas. As competências  sociais consistem em como você trata e cuida as pessoas e o mundo ao redor.

As habilidades da competência pessoal são: autoavaliação, superação, iniciativa, autoconsciência, autocontrole, adaptabilidade, orientação para o realismo e o otimismo. E, as da competência social,são: consciência organizacional, influência, coach e mentoria, gestão de conflitos, trabalho em equipe, liderança inspiradora, empatia, desenvolvimento dos demais e a catalisação de mudanças.

Empatia é uma das nossas habilidades mais importantes da competência social. É a nossa capacidade de nos posicionarmos no lugar do outro. Através dessa habilidade construímos relações saudáveis que permitem uma convivência tranquila e harmoniosa, além de ajudar a desenvolver habilidades individuais.

Inteligência Emocional para Concursos

A IE pode ajudar a manter a calma e o foco durante a prova, por exemplo, ficar muito nervoso em alguma questão da prova e não achar que vai conseguir resolvê-la no tempo disposto para ela.

O nervosismo com a questão diminui a sua capacidade de se concentrar para resolvê-la, já que você nem a respondeu já está pensando que não vai conseguir fazer as  demais. Se você trabalha a sua IE, consegue mudar o rumo dos seus pensamentos e raciocínios e, assim, volta o foco para o que realmente importa.

Para saber como as habilidades da competência pessoal influenciam o seu comportamento de concurseiro, pergunte-se em cada uma:

Autoavaliação: você conhece seus próprios limites e possibilidades, sem se supervalorizar nem se subestimar?

Superação: o seu ímpeto para melhorar o desempenho a fim de satisfazer padrões interiores de excelência tem estado de forma predominante na sua vida?

Iniciativa: você tem se encontrado sempre pronto para agir e aproveitar oportunidades?

Autoconsciência: você tem sido capaz de identificar suas próprias emoções e reconhecer o impacto delas em suas ações e decisões?

Autocontrole: você consegue manter suas emoções e impulsos destrutivos sob controle em momentos de estresse?

Autoconfiança: você tem um sólido senso do seu valor próprio, capacidade e potencial?

Otimismo: você sempre busca ver o lado bom dos acontecimentos em qualquer situação?

Deixe uma resposta