A importância dos simulados para concursos públicos

A importância dos simulados para concursos públicos

Professora Claudia Redin explica importância dos simulados para concursos públicos. Saiba por que não deixar de fora os simulados da sua preparação. 

As chances de ser aprovado nos concursos diminuem consideravelmente quando se comete um erro até bem comum nos estudos.

Aliás, muitos concurseiros que iniciam a jornada de estudos cometem esse erro crucial durante a preparação.

Um erro que pode estar impedindo você de ser um dos próximos aprovados no concurso dos seus sonhos.

Mas afinal, que erro é esse?

Não praticar, ou seja, questões. Mas principalmente não fazer simulados focados no seu concurso ou na banca do seu certame. 

Pensando nisso, a professora Claudia Redin gravou um vídeo explicando tim tim por tim tim a importância dos simulados para concursos públicos. 

E você pode conferir agora o resumo ou continuar a leitura do post. Tem uma dica extra especial no final!  

Três motivos que apontam a importância dos simulados para concursos

Você acha importante realizar simulados na sua preparação para concursos? Pois a professora Cláudia Redin aponta três motivos para não ficar de fora dessa prática.

Atenção às dicas especiais da profª. 

Identificar fraquezas e fortalezas 

Segundo a professora Claudia Redin, os simulados permitem identificar os pontos fortes e fracos de quem estuda, ou seja, assuntos e disciplinas com mais dificuldade. “A partir disso, a gente consegue direcionar o nosso estudo e aperfeiçoar o nosso processo de preparação”, salienta a professora. 

Todavia, é bem comum ter algum tópico mais complicado de memorizar, por exemplo. Então o simulado acaba sendo um aliado na descoberta dessas fragilidades.

Mas como isso funciona na prática? Digamos que você foi mal em Língua Portuguesa, por exemplo. Quais conteúdos você não dominou? 

Você pode intensificar os estudos desses tópicos revendo a teoria, fazendo mais questões e dando uma atenção especial à revisão também.

Conhecer o perfil da banca  

Outra vantagem do simulado é que ele possibilita conhecer e compreender o perfil da banca examinadora. Por outro lado, também ajuda a ter noção da estrutura da prova, isto é, ficar por dentro de como a banca vai cobrar o conteúdo programático.

De acordo com a professora, esse é um dos motivos mais importantes para fazer simulados. “Isso nos ajuda a chegar mais confiantes na hora da prova”, confirma Redin.

No entanto, é importante destacar que essa vantagem só vale para simulados focados na banca do seu concurso. Certamente, você vai sair na frente com um simulado de questões da organizadora ou do mesmo estilo. 

Aprender a administrar o tempo

“A gente consegue, de certa forma, simular as condições de prova e, inclusive, aprender a administrar o nosso tempo”, conta a professora. Dessa forma, ao fazer o simulado na estrutura da sua prova, por exemplo, você vai ter noção de tempo.

Como assim? Muitos editais constam o tempo previsto para realização da prova, que varia entre 3 e 4 horas. Se o seu simulado levar em consideração a mesma estrutura de conteúdos prevista para a prova, você vai ter uma boa noção do tempo que gastou para resolver os tópicos. 

Então você já sabe: vai estudar para concurso? Não esqueça de incluir simulados e questões na sua preparação. Certamente eles vão fazer diferença nos seus estudos para concursos!

Dica extra sobre importância dos simulados

Aproveite e entre na página de materiais gratuitos do nosso Blog e conheça os simulados disponíveis para concursos por lá. Tem uma série especial com correção em vídeo dos nossos professores. Que achou do artigo? Deixe nos comentários o seu recado. Vamos adorar saber seu feedback.

Deixe uma resposta