Quais as funções de um Escrivão da Polícia Federal?

Quais as funções de um Escrivão da Polícia Federal?

O concurso de Escrivão da Polícia Federal (PF), foi adiado para o mês de setembro em 2018. Contava com 80 vagas para o cargo, com remuneração inicial de R$11.983,26.

Para se tornar um Escrivão da Polícia Federal você precisa ter ensino superior completo em qualquer curso reconhecido pelo MEC e CNH “B” ou superior. Para concorrer à vaga é necessário fazer a inscrição para prestar Prova Objetiva e Redação, além de exame de capacidade física, avaliação psicológica e sindicância da vida pregressa.

A jornada de trabalho de um Escrivão da Polícia Federal é de 40 horas semanais exclusivas.

Mas acima de tudo, quais as funções que um Escrivão precisa desempenhar? 

O Escrivão da Polícia Federal assessora diretamente o delegado federal na realização dos inquéritos. Ele colhe depoimentos, faz interrogatórios, relatórios e autos de apreensão. Também se responsabiliza pelo valor das fianças recebidas e pelos objetos de apreensão.

Segundo o edital do concurso, divulgado pela banca Cespe, um Escrivão da Polícia Federal irá:

▸ Dar cumprimento às formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, à ultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação;

▸ Acompanhar a autoridade policial, sempre que determinado, em diligências policiais, dirigir veículos policiais;

▸Atuar nos procedimentos policiais de investigação;

▸ Cumprir medidas de segurança orgânica;

▸ Desempenhar outras atividades de natureza policiais administrativa e consequentemente executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

É um trabalho burocrático, que precisa de organização. O profissional deve ter a capacidade de identificar e lidar com problemas simultaneamente, tendo uma visão geral de um todo. Para isso, é preciso ser atento, ter boa memória e raciocínio lógico. Finalmente, é necessário saber estabelecer relações interpessoais de forma cortês, criando um clima de confiança, cordialidade e respeito mútuo.

Deixe uma resposta