7 benefícios de estudar online para concursos públicos

7 benefícios de estudar online para concursos públicos

Saiba 7 vantagens que você tem ao estudar online para concursos públicos e descubra por onde começar sua jornada de concurseiro de sucesso.

Vale a pena estudar online para concursos públicos? O ensino a distância pode ser melhor do que o presencial? Por que aprender online é melhor do que presencialmente? Para responder essas e outras perguntas, o post de hoje está recheado de benefícios obtidos ao se preparar para concursos pela internet. Bora ler este artigo que está demais!

Atualmente, cada vez mais pessoas têm optado em estudar online para seleções públicas. Muitas delas optam pensando em conciliar trabalho e estudos, já que o estudo a distância permite se preparar de qualquer lugar e em qualquer momento, não é mesmo? Mas afinal, o que é essa modalidade que vem crescendo cada vez mais? 

Estudar online para concursos públicos é quando você se prepara pela Internet, por meio de materiais como videoaulas, apostilas em PDFs, textos, artigos, questões, simulados, enfim, são diversas as formas de ensino disponíveis atualmente pela web. Hoje em dia, você pode aprender pelo computador, pelo notebook e até pelo celular. 

Estudar online para concursos é diferente?

Um detalhe interessante a destacar aqui é que este blogpost é focado nos benefícios de estudar online para concursos públicos, ou seja, para a jornada do concurseiro. Por que isso é importante? Pois, por mais que existam semelhanças com outras áreas, as etapas de quem estuda para concursos possuem características específicas. É diferente de você estudar online em uma graduação de nível superior, por exemplo.

Quem estuda para concurso tem objetivos específicos: ingressar em uma carreira do serviço público, mudar de vida, adquirir mais estabilidade. Enfim, se você quer saber por que fazer concurso público e se vale a pena prestar concurso, recomendamos a leitura de outros dois artigos aqui do nosso blog. Agora, se você quer saber as vantagens de estudar online para a sua jornada de concurseiro, a hora é agora. Vamos aos sete benefícios que listamos para você já dar um start no seu futuro “ead”. 

7 benefícios de estudar online para concursos públicos

Sabemos que você já deve estar com a curiosidade lá em cima, por isso fizemos um breve resumo para você saber do que nosso blogpost trata a seguir. Mas, se você for um concurseiro ou concurseira de verdade, vai ler até o fim pois sempre tem surpresa para quem lê tudo. Partiu?! 

Resumo:

  1. Ganho de tempo
  2. Liberdade de horários
  3. Economia
  4. Conteúdo gratuito
  5. Interatividade
  6. Estudo personalizado
  7. Desenvolvimento pessoal

1. Ganho de tempo

A primeira vantagem que você vai ter é tempo. Sim, ao estudar online para concursos públicos, você vai ganhar tempo, já que não vai precisar se deslocar de sua casa para um curso presencial, por exemplo. Todos sabemos que o trânsito está ,cada vez mais caótico nas cidades e, muitas vezes, perdemos longas horas no trajeto até o trabalho ou até a escola. Por isso, tempo é um bem cada vez mais valioso na correria do cotidiano.

Se você trabalha durante o dia e quer estudar à noite, por exemplo, a modalidade online pode ser uma boa opção. Outro benefício acaba sendo a questão da segurança também, já que muitas pessoas optam pelo ensino em casa para evitar correr riscos de assaltos no deslocamento de volta. Um pouco triste, mas é a realidade atualmente. 

O lado bom é que você também pode fazer seus próprios horários. Aliás, esse é o assunto do próximo tópico.

2. Liberdade de horários 

Você vai ser livre para se preparar quando quiser e de onde quiser, no tempo que você puder. Veja só que maravilha! Chegou com muito cansaço e não rolou aquela energia para estudar? No online, você faz seus horários de estudos, encaixando eles na sua rotina. Aliás, se precisar de uma ajudinha, já falamos aqui no blog como fazer um cronograma de estudos. Você pode até descobrir qual horário consegue se envolver mais com a preparação.

Porém, convém destacar que liberdade não significa desleixo ou descuido com os estudos. Como diria o tio de um famoso super-herói, grandes poderes requerem grandes responsabilidades, ou seja, você precisa ter foco e concentração nos estudos para usar o tempo a seu favor. 

3. Economia

Já falamos que você não vai ter de se deslocar para estudar online para concursos, certo? Pois justamente aí está também outra vantagem: economia. Afinal, os custos com transporte são cada vez mais altos em nossas cidades. Imagine calcular o valor de ida e volta do curso presencial pelo número de dias de aulas para o seu concurso. Dependendo concurso, o número de encontros pode chegar a mais de 50. 

Cursos online para concursos possuem muitas vantagens para o seu bolso. Em um universo tão competitivo, os preparatórios têm oferecido cursos com preparação em dobro por um preço bem em conta, sem falar das facilidades de pagamento. Além disso, existe muito conteúdo gratuito na Internet para você esclarecer suas dúvidas. Falando nisso, esse é o assunto do próximo tópico.

4. Conteúdo gratuito e de qualidade

Outro benefício de estudar online para concursos é o acesso a uma quantidade extensa de conteúdo na Internet. Pela rede, você pode baixar sem custos diversos materiais de estudo, assistir a aulas ao vivo focadas em editais específicos, além de vídeos com muitas dicas de qualidade. No Youtube, os canais CPC Concursos e Aprovadores são excelentes opções de conteúdo atualizado para os concurseiros.

Os concurseiros também podem baixar apostilas gratuitas em nosso site, além de outros materiais como e-books, planilhas de estudos, simulados. Caso você não saiba ainda onde encontrar esses materiais, basta acessar a aba superior Materiais Gratuitos em nosso blog. Que maravilha, não?! 

5. Interatividade

Quem pensa que estudar para concursos virtualmente é uma tarefa solitária está muito enganado. A interação com professores e outros concurseiros é uma marca cada vez mais presente na jornada de estudos online. Aqui mesmo no CPC, as lives dos nossos professores recebem perguntas de concurseiros de diferentes regiões do Brasil. Graças à Internet, você pode interagir com professores e outros concurseiros que compartilham dicas e recomendam conteúdos.

Nas redes sociais, grupos de concurseiros para editais específicos se organizam para dividir vitórias, conquistas e muitos materiais de apoio. Além disso, os cursos online têm facilitado essa interação, buscando sempre responder aos questionamentos dos alunos. A equipe do CPC, por exemplo, está sempre a postos para resolver suas dúvidas. 

6. Estudo personalizado

Quem estuda online tem a oportunidade de elaborar um plano de estudos personalizado de acordo com as suas necessidades. Você escolhe quais aulas assistir e quais realmente atendem às suas dificuldades. Por exemplo, se você tem dificuldade em matemática, você pode assistir a mais aulas da matéria, fazer simulados, tudo dentro do seu tempo.

E você pode também assistir novamente àquela aula ao vivo com a professora Taís Flores no Youtube. Ou seja, o conteúdo está sempre disponível para você acessar a qualquer momento. Depois de ler este artigo, confira as dicas disponíveis em nosso canal e não esqueça de assinar para não perder nenhuma novidade.

7. Desenvolvimento pessoal

Por fim, chegou a hora de saber a sétima vantagem de estudar online para concursos públicos. Quem decide virar concurseiro terá de desenvolver disciplina, concentração, foco, motivação, equilíbrio. Ou seja, a jornada de estudos permitirá a você evoluir, inclusive, como ser humano. Dessa forma, acaba sendo um verdadeiro desenvolvimento pessoal.

A rotina de concurseiro exige dedicação, pois é um compromisso importante com o seu futuro. É preciso se empenhar para avançar cada vez. Por isso, é tão importante desenvolver habilidades e características que vão muito além da decoreba de conteúdos. Vejamos a importância dessas especificidades:

  • Disciplina é essencial para evitar a procrastinação e manter uma rotina de estudos;
  • Equilíbrio ajuda a conciliar compromissos como trabalho, estudo e família;
  • Concentração é uma vantagem que faz você para aprender mais em menos tempo;
  • Foco ajuda você a cumprir as etapas às quais se comprometeu;
  • Motivação para você não desistir no primeiro obstáculo e alcançar o objetivo principal.

Se você lembrou de alguma característica bacana, pode comentar que vamos adorar saber como estudar online foi bom para você. 

Conclusões sobre estudar online para concursos

Portanto, estudar online para concursos tem uma série de benefícios que podem fazer a diferença no seu aprendizado e, claro, na sua vida. Afinal, se você está pensando em ser concurseiro, deve ter em mente o futuro de concursado. Ou seja, um trabalho com mais estabilidade, boa remuneração, plano de carreira, segurança e qualidade de vida. 

Se você gostou do blogpost de hoje, aproveite e compartilhe com seus amigos e bora estudar online para concursos. Se quiser conhecer um curso, acesse nosso site que tem diversas opções para ajudar na sua jornada rumo à aprovação. Até a próxima! 

Deixe uma resposta