Como lidar com a espera do edital para Oficial de Justiça?

Como lidar com a espera do edital para Oficial de Justiça?

Saiba 5 passos essenciais para aprender a lidar com a espera do edital para Oficial de Justiça PJ-H do TJ-RS.

Atualizado em 25/06/2020 | Publicado em 02/07/2019

A espera pelo edital do TJRS é intensa. Após a divulgação da retomada do processo de contratação da banca, as expectativas foram aos céus. Isso porque, recentemente, foi divulgado que o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE) seria a provável banca organizadora do concurso do TJ/RS. Porém, até o momento, nenhuma informação oficial foi divulgada. Desde então, a pergunta é: e agora, o que eu faço enquanto não temos novas movimentações?

Parece até um trecho do Hino Nacional: “E nesta loucura de dizer que não te quero, vou negando as aparências, disfarçando as evidências. Mas, pra que viver fingindo, se eu não posso enganar meu coração?” Então, chega de mentiras, de negar o seu desejo. Você quer o edital mais que tudo, pois você precisa das regras dele. Você entrega a sua vida para o edital fazer o que quiser! Só quer ouvir dizer que sim, foi publicado! 🤣🤣🤣

Mas até que o edital seja publicado, o que você pode e deve fazer? Para resolver essa questão, a professora Taís Flores escreveu um verdadeiro passo a passo. Bora saber como agir neste momento de estudos do concurso para Oficial de Justiça – Classe PJ-H.

5 passos antes do edital 

Basicamente, enquanto o edital não vem, você tem 2 possibilidades: tornar-se escravo da ansiedade, usando a falta de notícias até mesmo como desculpa para procrastinar, ou, de forma inteligente, aproveitar o tempo e ir construindo a sua aprovação.

Mas, como fazer isso? Simples: siga o passo a passo abaixo e decole rumo à nomeação. É hora de conhecer os 5 passos para lidar com a espera do edital.

1) O edital anterior é meu pastor e nada me faltará!

O edital anterior para o mesmo cargo é seu #bff, ou seja, seu melhor amigo em todos os sentidos. Sabe por quê? É ele que te dirá o formato da prova anterior, os conteúdos cobrados, a quantidade e a pontuação atribuída às questões, enfim, todas as regras do jogo.

O seu 1º dia de preparação deve ser dedicado à leitura do edital anterior. Destaque ou crie um resumo dos pontos mais importantes do edital. Agora você deve estar se perguntando: Quais são esses pontos? Veja a seguir: 

a) Quais os requisitos do cargo? Isso é importante por que se for necessário correr atrás de algum deles ou de algum documento importante para a posse no cargo, você já pode adiantar essa etapa.

b) Quais as disciplinas e os conteúdos? Essa pergunta é essencial para você começar a estudar.

c) Qual o formato da prova? Quantas questões de cada disciplina? Qual o peso de cada matéria na prova?

d) Qual a pontuação mínima para aprovação?

Em suma, a leitura atenta do edital para Oficial de Justiça é essencial para começar sua jornada. Se você não sabe onde encontrar o edital anterior, clique aqui e faça o download dele.

2) Autoavaliação: corrigindo pontos fracos e valorizando pontos fortes.

Aqui entra em jogo outra grande aliada: a prova anterior do concurso para o mesmo cargo. Você deve resolver a prova e analisar os seus erros e acertos. 

Por que isso é importante? Dessa forma, você vai descobrir para quais disciplinas deve dedicar mais tempo e, em contrapartida, quais disciplinas não vão lhe causar problemas. Pode até descobrir seus diferenciais na aprovação.

3) Um cronograma para chamar de meu: vencendo o edital (anterior)!

Analise quantas horas por dia você pode dedicar ao estudo do edital para Oficial de Justiça. Mesmo que sejam poucas, utilize-as desde o início. 

Não se iluda com comportamentos procrastinadores: tenho pouco tempo agora, então vou esperar a banca ou o edital para me dedicar. Seja honesto consigo mesmo: se você não está disposto a se doar minimamente agora, como vai se dedicar de forma mais intensa após o edital?

Cada momento dedicado a este projeto o leva mais perto da nomeação. Faça pouco agora, se for o caso, e vá aumentando pouco a pouco o tempo de estudos.

4) Aulas focadas no seu concurso!

Assista a aulas focadas especialmente no seu concurso. Quando os professores preparam as aulas para um determinado certame, levam em conta as especificidades dele: nível de dificuldade, conteúdos com mais incidência, etc…

Isso vai abreviar o seu caminho e muito!

No curso Aprovadores para Oficial de Justiça PJ-H, por exemplo, você terá a rara oportunidade de ver cada disciplina sob a ótica de diferentes professores, que se complementam.

Isso sem contar que são os professores que aprovaram mais de 90% dos servidores nomeados nos últimos concursos do TJRS, inclusive os primeiros lugares! Saiba mais em nosso blogpost.

5) Questões já!

Faça questões sempre. Desde o começo dos estudos e até mesmo sem ter estudado. Eu sei que aqui há objeções a serem derrubadas: você pode achar que fazer questões sem ter estudado a teoria é impossível, porque vai errar as respostas, e que isso vai desmotivá-lo. 

Pois bem, voltamos à inteligência emocional: não faça questões para contabilizar acertos e alimentar seu ego. Faça questões como uma ferramenta de aprendizagem! Aliás, “A” ferramenta.

Quanto ao aspecto emocional, voltamos ao início: “Mas pra que viver fingindo se eu não posso enganar meu coração?” Portanto, aceitar que você não sabe tudo e que precisa aprender determinados conteúdos é muito melhor do que perder tempo estudando algo que raramente cai em provas ou que você já sabe!

Assista no vídeo dos Aprovadores, mais dicas para você manter o foco total na sua aprovação, antes mesmo do edital!

Outros blogposts que você vai gostar:

E, por isso tudo, temos uma grande certeza: OJ é para você! E você não está sozinho neste caminho! Os Aprovadores chegaram e podem te conduzir pela mão! Bora passar no concurso para Oficial de Justiça?

4 Respostas para “Como lidar com a espera do edital para Oficial de Justiça?”

  1. Gostaria de saber se vcs irão disponibilizar um cronograma de estudos pra OJ. Acho q isso é super importante, já que não sei muito bem me organizar com relação a isso. Obrigada pelo carinho dispensado bju prof.Taís.

  2. Obrigada Professora.Admiro muito seu trabalho.Já sou aluna do Aprovadores.Estou amando o curso e as Lives para O.J.Parabéns pela iniciativa Aprovadores.

  3. Ótimas dicas!! Muito origada, vou segui-las e quando tiveres novidades, cursos principalmente, me avisa. (já estou fazendo um a distancia no cpc.)

Deixe uma resposta