Escolaridade em concursos e suas exigências

Escolaridade em concursos e suas exigências

Para evitar deixar toda documentação para última hora, é sempre bom se adiantar antes de ser nomeado para um cargo. A documentação dos concursos é exigida para comprovar que o candidato preenche os requisitos para ocupar o cargo público, como idade, nacionalidade, escolaridade, regularidade eleitoral, militar e etc.

Uma das dúvidas mais frequentes dos concurseiros é sobre os documentos e apresentação da escolaridade.

Lembrando sempre que, um candidato com ensino superior pode prestar um concurso público para um cargo que exige ensino médio e fundamental. Assim como candidatos que têm ensino médio completo, podem prestar concursos que exigem ensino fundamental apenas. Além dessas dúvidas, nós separamos mais três questões que todo concurseiro deve saber sobre como funciona a escolaridade nos concursos públicos. Veja abaixo.

Em que momento o candidato apresenta o comprovante de escolaridade?

Esse documento deve ser apresentado na posse, ou seja, o candidato que está cursando último ano do ensino médio ou superior, pode prestar o concurso público, desde que conclua o curso antes de ser empossado. Isso vale mesmo que o edital determine que o candidato já tenha a escolaridade em outro momento, como na inscrição, pois há entendimento jurídico sobre isso.

Como se comprova a escolaridade?

Você acha a forma de comprovação da escolaridade pelo edital do concurso. Na maioria dos casos é exigido o diploma e não o certificado de conclusão. Caso o candidato tenha só o certificado, talvez ele tenha que entrar na justiça e depender de decisão judicial. Ou seja, é importante que os candidatos a concurso providenciem seus diplomas caso ainda não tenham.

Fiz supletivo/técnico, e agora?

Em geral, qualquer tipo de ensino médio é aceito, seja o curso regular, supletivo ou técnico. Porém, há concursos que exigem formação técnica específica, como alguns concurso da Petrobras, por exemplo.

Quer saber mais sobre a Vida de Concurseiro? Aqui no blog você encontra tudo o que precisa para prestar concurso público.

Além do mais, oferecemos cursos preparatórios e suporte ao aluno para que sua jornada em rumo à nomeação seja ainda mais tranquila. E além disso, antes de contratar, você pode tirar todas as suas dúvidas conosco.

Deixe uma resposta