ERROS COMUNS NA HORA DA PREPARAÇÃO PARA CONCURSO

ERROS COMUNS NA HORA DA PREPARAÇÃO PARA CONCURSO

Estudar para concurso exige muita dedicação e disciplina. É um desafio, e é necessário uma boa preparação. O estudo, para ser eficiente exige técnicas e métodos, estudar com estratégia é fundamental.

Quais atitudes você deve evitar para que não lhe tragam prejuízo na busca pelo seu objetivo. Erros são comuns, o caminho não é sempre linear. Durante o caminho é importantíssimo repensar algumas estratégias e reavaliar seus estudos. Perceber que a trajetória haverá percalços ajuda a tornar eles mais leves.

Confira estas dicas para evitar cair em certas armadilhas.

1 – O quanto antes você começar a estudar, mais preparado você vai estar no dia da prova. Não espere sair o edital para iniciar seus estudos.

2 – Se você pretende se candidatar para um concurso, leia atentamente o edital. Estar ciente e por dentro de tudo que o edital informa é fundamental para o seu planejamento na hora de estudar. Conheça também a banca, saiba que tipo de provas a banca costuma montar.

3 – Um erro muito comum na preparação para concurso público é o candidato ler um livro inteiro sendo que não há necessidade. As vezes gasta-se muito tempo com um livro denso e que não vai gerar muito resultado. É necessário ter um conhecimento mais horizontal sobre o assunto. Isso é ler com estratégia.

4 – Não mude de material o tempo todo sem ter familiaridade com ele. Descubra a forma como você se reconhece melhor para estudar, que métodos são mais adequados para vocês. Se você se encontra melhor com videoaulas ou livros, por exemplo, vai pelo caminho que te traz mais facilidade.

5 – É importante saber o que funciona para você e adotar métodos personalizados. O autoconhecimento ajuda muito a entender o que funciona para você.

6 – Simulados. Você precisa simular situações de prova durante a sua preparação. Para que no momento que for pra valer você esteja adaptado ao nível de concentração e exigência que o momento pede. Esse treino é fundamental para perceber a sua curva de aprendizagem. Analise de maneira bastante criteriosa os detalhes.

7 – Ter foco no que se almeja é importante. Conciliar matérias comuns de outros concursos é possível. É preciso ter estratégia para conciliar e aproveitar conteúdos em comum. É importante ter estratégia para conciliar as matérias para otimizar o seu tempo.

8 – Além do conhecimento do edital é preciso estar bem emocionalmente. Ter estratégia e equilíbrio emocional. Cuidar do seu físico, movimentar o corpo, oxigenar o cérebro. Estar bem consigo mesmo é muito importante para o seu desempenho.

9 – Não fique isolado. Conhecer pessoas que estão vivendo um momento semelhante com o seu é interessante para o que o caminho seja percorrido com parceiros, isso torna tudo mais leve.

10 – Não condicione sua felicidade somente ao momento da aprovação. Encontre sua felicidade na preparação diária. Tenha um ambiente tranquilo para estudar.

Esperamos que com essas dicas você encontre seu caminho para buscar a aprovação.

Deixe uma resposta