DURANTE OS ESTUDOS: COMO CONTROLAR O SONO E A PREGUIÇA

DURANTE OS ESTUDOS: COMO CONTROLAR O SONO E A PREGUIÇA

Atualmente, o ritmo de vida só acelera, as expectativas só aumentam e nossa agenda fica a cada dia mais apertada. Isso exige de nós habilidade para canalizarmos bem nossa energia. Não poderia ser diferente com quem se prepara para concursos públicos, afinal, estudar horas a fio assuntos complexos e nada familiares como os cobrados pelos principais editais não é exatamente uma atividade das mais estimulantes.

Então o que você, concurseiro, pode fazer para vencer o sono? Resumidamente, fazer exercícios leves, beber água e até assistir um vídeo na internet podem espantar o sono na hora de estudar. Confira algumas dicas bacanas sobre isso.

MANTENHA O SONO EM DIA
Manter o sono em dia é fundamental para quem estuda, pois é durante a noite que repomos nossas energias e nos preparamos para o novo dia.

O sono é extremamente importante para o bom funcionamento do corpo e também para os estudos. Se você acha que ao dormir está perdendo tempo, está muito enganado. O sono auxilia na concentração e na memória, coisas importantes para quem quer fixar conteúdos. O corpo precisa descansar para que a saúde não seja prejudicada.

Entretanto, durante alguns períodos os estudos exigem mais tempo e muitas vezes o sono é o primeiro a ser modificado. Evite passar várias noites sem dormir ou dormir muito pouco durante um longo período de tempo.

ADICIONE À SUA ROTINA EXERCÍCIOS LEVES
Quando estiver estudando, faça uma pausa de 50 em 50 minutos para se alongar. Dê uma corridinha pelo quarto, estique os braços e pernas, faça abdominais ou qualquer tipo de atividade física leve por cerca de cinco minutos. Isso estimula a circulação do sangue, desperta e deixa o corpo em alerta.

ESCAPE DE BEBIDAS ENERGÉTICAS
Tomar um cafezinho, um refrigerante ou um energético realmente desperta, mas tomar grandes quantidades pode causar mais problemas do que vantagens. Em geral, estas bebidas causam dependência e favorecem o surgimento de algumas doenças como gastrite. Prefira tomar água gelada, deixe uma garrafinha por perto e vá bebendo, é bom para despertar e mantém o corpo hidratado.

AQUELE BANHO GELADO
Essa dica todo mundo conhece, mas vale reforçar. Naqueles momentos em que a sonolência pesar, jogue água fria no rosto. A ação ajuda a despertar e também distrai o cérebro. Tomar um banho frio também vale.

EVITE ALIMENTOS PESADOS
Não faça refeições muito pesadas à noite, evite carboidratos e dê preferência para alimentos como baixo índice glicêmico, como a maça. Alimentos ricos em proteína também são recomendáveis.

APROVEITE AS PAUSAS
Quando sentir que está quase cochilando, assista algum vídeo engraçado na internet. Só não se empolgue e fique muito tempo! Sorrir ou dar gargalhadas vai despertar e ao mesmo tempo relaxar o seu cérebro porque libera endorfina no corpo.

NÃO ABRA MÃO DE UM BOM AMBIENTE DE ESTUDOS
Nada é mais tentador para quem já está com sono do que estudar na cama ou sofá. Nestas situações qualquer piscada vira um longo cochilo. Por isso é essencial que o local de estudo seja adequado. Estude sentado, com luz boa e um lugar sem barulho.

Consideramos que o sono é essencial para a saúde do seu corpo. Sendo assim, organize seus horários para que você tenha tempo suficiente para dormir e descansar. Evite tomar remédios e substâncias para se manter acordado, este tipo de prática pode ser muito prejudicial ao seu corpo a longo prazo.

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