Dicas para não procrastinar e ser produtivo!

Dicas para não procrastinar e ser produtivo!

Você sabe o que é procrastinar? É o ato de retardar, protelar, prolongar, adiar,  postergar alguma coisa. O blog de hoje é sobre ela e como evitá-la, sendo mais produtivo na hora dos estudos. Além de atrasar e atrapalhar o processo de aprendizado, procrastinar muito pode gerar crises de ansiedade.

Aqui vão as dicas para você não procrastinar:

Acabe com as distrações

A primeira dica para você não procrastinar é acabar com as distrações. É muito fácil se distrair na hora dos estudos: é aquela notificação que chega, algo aleatório que passa na tv ou pela janela, uma mosca voando na sala, uma formiga perdida sobre a mesa, enfim, são diversas.

Procure estudar em ambientes neutros. Se for o caso, procure bibliotecas públicas. Os cursinhos preparatórios costumam ter salas de estudos aberta para alunos. Continuará estudando em casa? Prepare sua sala de estudos: sem televisão, silencie suas notificações do telefone, utilize um bloqueador de sites para usar em sites como: facebook, whatsapp, twitter, ou qualquer outra distração virtual.

Técnica de Pomodoro

A minha segunda dica para evitar procrastinas é a Técnica de Pomodoro, já que existe um tempo de concentração máximo. Após esse tempo o cérebro se desliga dos estudos e começa a caminhar no mundo da aleatoriedade. Interromper o ciclo de estudos antes que termine o tempo é outro grande problema.

Repetir esse ato muitas vezes faz o nível de produtividade do aprendizado baixar bastante. A técnica consta em focar por X tempo nos estudos com um intervalo pequeno. O tempo desse bloco de estudos e do intervalo dependerão do total de horas que você terá para estudar.

O tempo máximo para um bloco é de 45 minutos com intervalo de 15 minutos. Não precisa começar com essa quantidade, mas não ultrapasse ela. O tempo de intervalo deve ser proporcional.

Marque saídas

Sim! Saídas com propósitos também são válidas para não procrastinar. Combine com amigos que irão prestar o mesmo concurso para estudarem juntos e se ajudarem nos estudos. É uma boa ideia para sair da rotina fazer algo diferente, sem perder o foco.

O compromisso com outras pessoas irá ajudar a não perder o foco já que você não vai querer dar bolo no grupo. Alguém pode estar esperando você para auxiliar com a matéria que você sabe e ele não.

Separe os conteúdos

A penúltima dica para não procrastinar é diretamente ligada ao cronograma de estudos, se liga!

Sabemos que algumas disciplinas possuem  um ou mais conteúdos que são muito extensos. Separe em blocos menores, como cálculo 1, cálculo 2 e cálculo 3, assim você aprende o conteúdo por partes e intercala com outros, transformando o que é pesado de estudar em algo mais leve.

Procure separar o conteúdo pelo básico, intermediário e completo ou use os critérios que achar melhor.

Auto Recompensa

E a última dica para não procrastinar é estabelecer metas e recompensas equivalentes a elas. As metas valem para terminar uma lista chatinha de atividade, estudar algum tópico que você tem dificuldade, tirar pontuação acima de X em um simulado. Veja onde você está desanimado e trace uma meta.

As recompensas podem ser: uma roupa que você está namorando a dias na vitrine, um filme que está em cartaz no cinema, comer a comida que você gosta, ir ao bar novo que você ainda não arrumou desculpa para ir haha, um chocolate, uma corrida no parque… o que você quiser.

Alguns blogposts que podem ser do seu interesse:

Deixe uma resposta