Concentração… O que é mesmo?

Concentração… O que é mesmo?

Você tem dificuldade em se concentrar na hora de estudar? Então esse blogpost é todinho seu!

A falta ou a dificuldade de concentração é o terror para alguns concurseiros na hora de estudar. Você separa nos livros os tópicos do estudo, ajeita um cantinho para estudar, mas, quando começa, seu cérebro acha qualquer outra coisinha muito mais interessante. Separamos algumas dicas para melhorar sua concentração na hora dos estudos.

O que é a concentração?

É a capacidade do cérebro de selecionar o que é relevante para você e ignorar o resto naquele momento. Nossa atenção é separada, pela neurociência, em dois tipos:
– Intencional: quando você planeja dar atenção aquela coisa, como estudar.
– Reflexiva: acontece como um reflexo, como se defender de um ataque.

Cérebro multitarefa?

Antes das dicas para melhorar sua concentração, vamos entender melhor essa história de multitarefa.

Por mais que a gente ache que estamos arrasando fazendo duas ou mais coisas ao mesmo tempo, nosso cérebro procura sempre processar apenas uma informação por vez. Quando enviamos duas informações para ele, mesmo que de áreas sensoriais diferentes, elas viajam pelo mesmo canal para chegar ao seu destino final e isso faz com que nosso cérebro alterne sua atenção entre as informações.

Então, é um mito a concentração em diversas atividades juntas, já que nosso cérebro tem a capacidade de processar apenas uma informação por vez. Na hora de estudar, foque nos estudos e nada mais.

Evite as distrações.

Podem ser distrações externas ou internas, controladas ou não. As distrações externas são aquelas que vêm do lado de fora do seu ambiente de estudo. E as internas são as que você possui dentro do ambiente de estudo.

As controladas, como mexer no celular. E as não controladas, como barulho do vizinho. Agora que você sabe os tipos que existem, fique de olho para identificar e evitá-las.

Se você estuda com o celular do lado e a cada nova notificação dá aquela olhadinha para ver o que é, uma boa dica é deixá-lo desligado ou no silencioso em algum outro lugar que não o que você está estudando.

Mas, se o celular ou o computador é um dos meios de estudo, baixe bloqueadores de redes sociais, assim você não tem essas distrações mínimas que podem atrapalhar o processamento das informações.

Unidos pela concentração!

Você sabe o que ajuda na sua concentração? Uma dieta balanceada de nutrientes, faz com que nosso cérebro funcione melhor.

Eles são responsáveis por manter o cérebro com o humor estável, regular nosso corpo bioquimicamente e desenvolver um cérebro saudável. Há hábitos que podemos aderir para melhorar nossa concentração! Olha só:

– Alimentação: o principal combustível para o nosso cérebro é a glicose. Com o exagero na quantidade de açúcar, os níveis se alteram rápido prejudicando a concentração, podendo causar: irritabilidade, hiperatividade, sonolência entre outros. A alimentação correta mantém o corpo e o cérebro regulados e saudáveis e, assim, mais concentrado. Procure ter uma dieta balanceada.

– Sono: durma bem, seu cérebro precisa estar descansado para receber novas informações. Um cérebro cansado não consegue memorizar com tanta clareza. Algumas coisas para fazer que ajuda a dormir melhor: criar uma rotina para ir se deitar, como ir se preparando meia hora antes do horário que você planejou dormir, diminuía um pouco a luz, essências calmantes e velas aromáticas são bons para criar um clima mais aconchegante, leia um livro, medite, se alongue, faça alguma atividade para acalmar seu cérebro e boa noite.

– Bloco de estudos: para não enjoar de tanto estudar a mesma coisa e acabar caindo em alguma distração, separe sua hora de estudo em blocos de 20 minutos. Estude a matéria pré-definida pelo planejamento de estudo, dê uma pausa de 5 a 10 minutos e faça atividades sobre o assunto ou troque o material de estudo. Se antes você leu uma apostila quem sabe agora uma videoaula não é melhor?

Ambiente: procure manter seu ambiente de estudos sempre organizado e limpo. Nosso cérebro processa melhor novas informações em um lugar organizado. Nossa cabeça é o reflexo da nossa mesa, mantenha ela organizada e seus pensamentos também.

Dicas práticas para a concentração!

1 – Metacognição.

É o conhecimento e controle dos nossos processos cognitivos, que são os processos de aprendizagem. Temos a capacidade de avaliar e controlar nossos pensamentos, o que é importante para gerenciar os recursos mentais, driblar as distrações e até escolher o melhor período de estudo.

2 – Intervalos.

Fazer pausas durante os estudos é muito importante para nosso cérebro. Após um tempo de imersão nos estudos é bom dar uma espairecida sobre o assunto: veja um vídeo curto, converse com algum amigo ou curta o não fazer nada durante uns minutinhos.

3 – Treine seu cérebro.

Faça atividades que exijam atenção como palavras-cruzadas, charadas, caça-palavras. Atualmente existem jogos para celular que ajudam muito nosso cérebro.

4 – Tenha gatilhos.

Escreva uma frase gatilho e coloque em algum lugar bem visível na sua área de estudos, para que quando você comece a se distrair leia a mesma, assim seu cérebro vai entender que precisa voltar seu foco para a atividade que está realizando.

5 – Alterne seus métodos de estudos.

Leia e faça resumos em um dia, no outro esquematize esses resumos e faça atividades. Procure métodos e alterne-os na sua rotina de estudos.

6 – Cronograma.

Problemas de ansiedades são comum entre concurseiros, então elaborar um cronograma com a atividade e o tempo para cumprir a mesma, vai dar aquela sensação gotosa de finalizar tarefas, o que ajuda muito para controlar a ansiedade e não perder tempo de estudo.

7 – Exercite-se.

Corra, caminhe, faça academia, se alongue, faça yoga, medite. O importante é fazer algum exercício, no mínimo 10 minutos, ajuda a diminuir o stress, controla a ansiedade, melhora a qualidade do sono.

8 – Meios alternativos.

Se o assunto é aquele que você sente sono só de lembrar, procure meios alternativos como livros sobre o tema, filmes, um bom documentário, peça aulas para aquele amigo que sabe muito. Saia do clássico e deixe o assunto mais interessante.

9 – Escreva.

Quando você estiver lendo ou assistindo uma vídeo-aula tenha um bloco de anotações do lado, e vá escrevendo tudo que você está lendo ou vendo e achar importante. Isso ajuda na memorização e entendimento da matéria. É melhor escrever a mão do que digitar, você presta mais atenção.

10 – Ritual.

Para ajudar seu cérebro a se concentrar tenha um ritual antes de começar os estudos. Se alongue, pegue um copo de água e um snack para deixar na mesa, organize a mesa de estudos, essas atividades farão seu cérebro entender que chegou a hora de estudar e assim fica mais fácil de concentra.

Deixe uma resposta