Trabalho e Concursos: 5 dicas para começar

Trabalho e Concursos: 5 dicas para começar

No dia 1º de maio é comemorado o Dia Nacional do Trabalho em mais de 80 países. Neste dia, lembramos das diversas conquistas de direitos e negociações ao redor do mundo. No entanto, com a crise causada pela pandemia atual, os concursos públicos têm se mostrado como uma das poucas possibilidades de segurança profissional, principalmente no Brasil.

Nesse sentido, relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostrou que a pandemia da Covid-19 causou a perda de 255 milhões de empregos em tempo integral, no mundo. Além disso, no Brasil,  a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua  (PNAD Contínua), constatou que no 4º trimestre de 2020, a taxa de desemprego foi estimada em 13,9%, o que representou um aumento de 3,0 pontos percentuais em comparação ao mesmo período de 2019 (11,0%).

Em meio às drásticas mudanças que trazem insegurança até em setores historicamente considerados estáveis, conseguir aprovação em um concurso público pode representar uma valiosa possibilidade de segurança e estabilidade profissional.  Prova disso, é que a administração pública faz parte do grupamento que teve maior aumento da participação na população empregada (3,3 pontos percentuais),  em oito anos da PNAD Contínua.

Além disso, também com base neste levantamento, a pesquisa realizada pela Consultoria IDADOS constatou que em quase uma década, a renda do setor público cresceu 20% contra apenas 7% do setor privado, sendo que, no último trimestre de 2019, os rendimentos do setor público se tornaram 76% maiores do que os do setor privado.

Dito isso, também é fato que a pandemia da Covid-19 alterou o cenário dos concursos públicos, com diversos cronogramas adiados, seja por razões sanitárias ou por limitações orçamentárias. Porém, o setor já iniciou uma retomada em diversas áreas. Isso porque, é imprescindível para o funcionamento da máquina estatal, a reposição de servidores.

Sendo assim, a carreira pública pode ser muito atrativa, tanto para quem está recém formado e sem experiência, quanto para aqueles que se encontram sem condições de arcar com as despesas de um ensino superior. Além do que, até mesmo as pessoas acima dos 40 anos, com dificuldade de recolocação na iniciativa privada, têm nos concursos uma oportunidade eficaz de conquistar um bom trabalho.

Por tudo isso, em homenagem ao Dia do Trabalho, listamos 5 dicas para você, que quer começar a estudar para concursos públicos e dar um novo rumo à sua vida profissional.

Neste artigo você verá:

Concursos Públicos: Vantagens

São muitas as vantagens de iniciar a vida na iniciativa pública. Dentre as mais sedutoras, está a estabilidade garantida aos servidores que, após contratados,  não podem ser demitidos a qualquer momento e sem motivos. É o que garante o Artigo 41 da Constituição Federal, que estabelece a estabilidade após três anos de exercício das atividades do cargo, o chamado estágio probatório. Nesse caso, a demissão ocorre apenas em casos de extremas extremos.

A remuneração é outro fator determinante, pois, conforme já citamos, a média salarial dos cargos em concursos públicos é bem superior à do setor privado, principalmente em cargos que não exigem formação superior. Além disso, o servidor público tem direito a benefícios como  vale-alimentação, vale-refeição, vale-transporte, além de adicionais e gratificações em várias situações.

Um exemplo é o adicional por tempo de serviço, o qual garante ao servidor um adicional de 5% no salário a cada cinco anos, independente dos reajustes salariais obtidos por sua categoria. Estes benefícios também são direitos de poucos funcionários da iniciativa privada.

Outra vantagem dos cargos da iniciativa pública é que, existem vagas direcionadas para as mais diversas escolaridades, seja fundamental, médio ou superior, oferecendo assim,  as remunerações equivalentes. 

Além do mais, a maioria das seleções não exigem experiência prévia, ou seja, você só precisa ser maior de 18 anos.  Ou seja, os concursos públicos têm oportunidades para todos que se dedicam e se preparam.

Concursos Públicos: Por onde começar

Para você, que quer se tornar um concurseiro, mas não sabe por onde começar, te dizemos: fica tranquilo que temos algumas dicas!

A primeira delas é, sem dúvida, a escolha da área que você irá se dedicar. Hoje, as áreas mais concorridas para buscar uma nomeação são: Saúde, Segurança Pública, Administrativa, Bancária, Educação, Fiscal e Jurídica, todas com oportunidades em todos os níveis de escolaridade. 

Outro ponto importante é decidir se vai estudar para concursos municipais, estaduais ou federais. Normalmente, os concursos da União são mais concorridos, porém, com salários melhores e mais benefícios. 

Já os cargos municipais possuem salários menores, porém, maior oferta de vagas, possibilitando que se conquiste mais rapidamente a nomeação.  Além do que, é importantíssimo estudar sobre as funções do cargo a ser exercido. Isso evitará que você, ao ser nomeado, perceba que a função não é adequada ao seu perfil.

Concursos Públicos: Perfil das bancas

Estudar com eficiência para concurso público demanda, além do domínio dos conteúdos, que o candidato conheça as características da banca organizadora, essa é a informação mais importante para o concurseiro, antes da publicação do edital. 

Mas você sabe o que fazem as bancas? As bancas examinadoras são responsáveis pela elaboração, divulgação e organização dos concursos. Elas também possuem ou contratam professores especificamente para a elaboração das questões das provas.

Por isso, é de suma importância que você fique por dentro de todas as características como tipos de provas e suas questões e ainda, se prepare para as “armadilhas” que as bancas costumam aplicar.

Feito isso, o próximo passo é a leitura do edital. É importante conferir todos os itens, verificando se você se encaixa nas exigências do cargo que irá concorrer. A partir disso, os seus esforços devem estar direcionados para a verificação do que mudou em relação ao edital anterior. 

Nesse sentido, é aconselhado que o concurseiro sempre inicie a sua preparação antes mesmo do edital. Assim, o período entre o edital e as provas será utilizado para o estudo dos novos conteúdos e também, revisão e a prática de questões.

Concursos Públicos: Tipos de Provas

Lendo o edital com atenção, você também descobrirá quais os tipos de provas que serão aplicadas. Assim, caso o cargo que você almeja tenha mais de um tipo de avaliação, será necessário que você inclua na sua rotina a preparação para todas elas.

Dessa forma, você estará mais do que preparado para a aprovação. São três os tipos mais comuns de provas de concursos públicos: 

Provas Teóricas: essas se dividem entre objetivas e discursivas. As objetivas normalmente são de certo/errado ou de múltipla escolha. Além do mais, algumas bancas utilizam a regra de uma questão errada anular uma certa. Já as discursivas, exigem redação de um tema relacionado com fatos da atualidade, assunto que só é revelado na hora da prova. 

Provas Práticas: as provas práticas só existem para determinados cargos. Elas são de acordo com a função que o candidato terá que exercer. Um exemplo disso, são as provas de digitação e direção.

Provas Físicas: Alguns concursos públicos exigem preparação física como, por exemplo, os concursos da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. Ambos realizam o Teste de Aptidão Física (TAF), como uma das avaliações. Então, essa prova tem como objetivo avaliar a capacidade do candidato de suportar fisicamente as exigências da prática do cargo. 

Como Começar a Estudar para concursos

Como já citamos acima, não é necessário esperar o edital para começar a estudar. Pelo contrário, assim que o concurso é autorizado, você já pode iniciar a sua preparação, baseando-se no edital anterior.

Outra decisão a ser tomada é a modalidade de estudos e as ferramentas que serão utilizadas. Atualmente, devido à pandemia, o formato de estudo on-line é o mais usual, seja com base em materiais gratuitos, disponibilizados na internet, ou através de cursos especializados em concursos públicos.

Estudar on-line pode causar uma estranheza inicial para quem não tinha o costume, porém,  apresenta diversas vantagens. Entre elas está o ganho de tempo, já que não há deslocamento e ainda, a liberdade, pois você poderá adequar os horários de acordo com a sua disponibilidade.

Sem sair de casa, você pode baixar diversos materiais de estudo, assistir a aulas ao vivo focadas em editais específicos, além de vídeos com muitas dicas de qualidade. No Youtube, os canais CPC Concursos e Aprovadores são excelentes opções de conteúdo atualizado para os concurseiros.

Ademais, os cursos online para concursos possuem muitas vantagens para o seu bolso. Com o aumento da demanda nos últimos tempos, diversos preparatórios têm oferecido preparação com muita qualidade, com preço bem em conta, sem falar das facilidades de pagamento. 

Então, partiu definir o seu futuro profissional como concursado, ou seja, uma carreira com mais estabilidade, qualidade de vida e ótima remuneração?! 

Deixe uma resposta