Dia de prova: o que você não pode esquecer!

Dia de prova: o que você não pode esquecer!

Evite problemas em dia de prova com nosso checklist especial para não esquecer de nada e mandar bem no seu momento decisivo. 

Todo mundo que estuda para concurso mais cedo ou mais tarde vai ter de encarar um dia de prova. Depois de meses estudando, essa data representa um momento crucial na jornada de concurseiro. Ela pode ser a consagração de uma trajetória rumo à nomeação. Por isso, ninguém quer perder esse dia por deslizes como chegar atrasado, não levar documentos, infringir as regras da aplicação da prova. Já imaginou?

Pensando nisso, este blogpost foi elaborado para ajudar quem vai encarar um dia de prova. Listamos tudo que você não deve esquecer antes de encarar o exame que pode mudar a sua vida de uma vez por todas. Afinal, quem faz concurso está em busca de mais qualidade de vida, estabilidade, remuneração diferenciada, só coisa boa. E que maravilha é lembrar desse dia com orgulho e emoção, não? 

Então anote tudo para não esquecer de nada e deixar sua mente focada nas questões da prova no dia. Vamos a mais um daqueles posts no estilo prepara e cuida que só o CPC tem. 

Dia de prova: o que fazer um dia antes! 

Antes de encarar seu dia de prova, você deve deixar o caminho mais tranquilo possível. Um leve planejamento para não esquecer dos detalhes secundários. Sabemos que a última semana pode parecer uma correria, mas com dicas rápidas, você já facilita o seu momento decisivo. A seguir, confira quatro dicas para chegar à data com tudo em dia.

1. Leia as instruções do edital

Parece meio óbvio, mas muita gente esquece de olhar as instruções do edital. Por que isso é importante? Porque no edital, muitas vezes, já constam as regras para aplicação da prova. Por exemplo: quais documentos levar, quais cores de canetas você pode usar, o que pode levar para o exame, com quanto tempo de antecedência você deve chegar. Sabendo dessas infos, tudo já fica mais tranquilo depois.

2. Conheça antes o local da prova

Em torno de uma a duas semanas antes, os candidatos são informados a respeito do seus locais de prova. Por isso, quem puder deve conhecer antecipadamente o lugar para evitar contratempos. Nem sempre é possível ir até lá, já que muitas pessoas atravessam cidades para fazer prova. Nesse caso, chegar com antecedência faz toda a diferença. Na dúvida, melhor chegar bastante adiantado do que perder a prova por minutinhos. 

3 Verifique como chegar até o local de prova

Um item bem importante, relacionado à dica anterior. Você sabe que, em dia de prova, centenas e até milhares de concurseiros vão se deslocar para fazer o exame. Então, é bom saber antes como chegar até lá. Por exemplo, se você já sabe o local, pode combinar com alguém de compartilhar um carro de aplicativo. Ou ainda: escolher o ônibus mais adequado para o seu trajeto. 

Lembre-se de calcular um tempo extra para possíveis atrasos.

4 Organize o que vai levar na data

Se você leu o edital com atenção, sabe o que pode e o que não pode. Ou ainda: sabe onde encontrar tais informações. Algumas vezes, as instruções para o dia de prova vem junto da divulgação do local de prova. Mas o importante é você já saber antes o que vai levar e como vai levar. Alguns ítens comuns são: lápis, canetas, dinheiro, documentos, etc. 

Ao final deste blogpost, fizemos uma listinha para você não esquecer. Porém, não esqueça que esses ítens podem ser adaptados ao seu concurso. Atenção ao edital!  

Dia da prova: o que fazer?

Como falamos anteriormente, nunca é demais lembrar a importância de ler o edital. Como já disse a nossa profª maravilhosa Taís Flores, “o edital é meu pastor e nada me faltará”. Portanto, no edital você encontra as infos certinhas para não esquecer de nada. Ainda assim, fizemos um checklist com os itens mais comuns do dia de prova.

Atenção: fizemos esses ítens para auxiliar você a não esquecer de nada. Porém, eles podem variar de acordo com o seu concurso e o tipo de prova. Então recomendamos que você faça seu próprio checklist com seus ítens, levando em consideração o edital. 

Checklist básico para o dia de prova

  1. Documento de Identificação com foto (RG, CNH ou CTPS)
  2. Cartão de inscrição ou confirmação de inscrição
  3. Dinheiro para deslocamento, lanche e água
  4. Caneta azul ou preta (conforme edital)
  5. Determinação, motivação e tranquilidade.
  6. Carinho da equipe do CPC: torcemos por você!

1. Documentos

Não se esqueça de levar documentos oficiais de identificação conforme estiver indicado no edital de abertura das inscrições. Por cautela, recomenda-se levar dois ou mais documentos com foto e assinatura. Sabe por quê? Porque se o documento apresentado for considerado violado ou duvidoso à respeito da fisionomia ou assinatura, outro documento será exigido. 

Por isso, dê uma conferida se seus documentos estão em dia para evitar transtornos.

2. Cartão de inscrição ou confirmação de inscrição

Esse ítem varia de edital para edital, mas é bem comum exigirem que você tenha em mãos seu cartão de confirmação de inscrição. 

Além disso, o cartão pode ser bem útil para você na data. Nele, constam infos essenciais como local de prova, horário de antecedência. Por exemplo, bancas como a Fundatec recomendam que o candidato esteja em frente ao local da prova pelo menos meia hora (30min) antes do início do exame. 

3. Dinheiro para deslocamento, lanche e água

Sempre leve uma graninha por precaução. Dinheiro no bolso é sempre bom não só para lanches e água, mas até mesmo em caso de precisar fazer algum gasto extra. O ideal é levar água de casa e não esquecer de ler o edital para ver se não tem nenhuma restrição relativa ao rótulo da garrafa de água. 

Além disso, depois de três horas de prova, a fome pode bater. Por isso, sempre tenha uns trocados para garantir seu lanchinho.

4. Canetas e lápis  

Não esqueça de checar no edital quais canetas você pode usar, se são azuis, pretas ou apenas uma cor. O mais comum são canetas azuis e pretas para marcação do cartão de respostas, sendo permitido lápis para rascunhos ou marcação na prova. 

Dica importante: um dia antes, cheque se as canetas estão funcionando e, se possível, leve mais de uma na data. Precaução nunca é demais!

5. Determinação, motivação e tranquilidade

Se o seu checklist está em dia e todos os ítens anteriores já foram checados, pode fazer a sua prova com determinação, motivação e tranquilidade. E o dia da prova é um momento único para a sua jornada então estar determinado é fundamental. Além disso, pensar positivo com motivação constante ajuda muito. 

Por fim, tenha calma. Com tranquilidade, vai dar tudo certo.

6. Carinho da equipe do CPC: torcemos por você!

Gostou do blogpost de hoje? Pois fizemos com muito carinho pensando em ajudar bastante em seu dia de prova. Não esqueça: estamos torcendo para você fazer bonito neste dia. Esperamos que tenha gostado das dicas e conte com a gente para o que precisar! Estamos com você, vai com tudo! 

Não esqueça de deixar seu comentário sobre o que achou do nosso blogpost de hoje. 



Outros blogposts que você vai gostar




Deixe uma resposta