DESCUBRA TÉCNICAS DE RELAXAMENTO APÓS UM LONGO PERÍODO DE ESTUDOS

DESCUBRA TÉCNICAS DE RELAXAMENTO APÓS UM LONGO PERÍODO DE ESTUDOS

É natural que nós fiquemos desgastados após um longo período de estudo. Porém existem diversas formas de tentar aliviar esse estresse, esse desgaste excessivo depois de uma longa jornada de estudo.

Neste artigo buscamos trazer alternativas para você que está no seu limite de dedicação para o seu objetivo. Para que você consiga buscar formas para otimizar seu tempo de estuda.

1 –  Técnicas de Respiração

Você já ouviu aquela expressão “dar uma arejada na cabeça”? Isso é exatamente o que queremos te propor. As técnicas de respiração irão ajudar o seu cérebro a oxigenar melhor, assim o seu funcionamento também deve melhorar.

A prática é simples e pode ser realizado em qualquer lugar, e de qualquer forma, sentado ou em pé. Tente respirar usando apenas o seu baixo ventre, como se só a parte da barriga abaixo do umbigo estivesse em movimento. Após alguns minutos realizando a primeira técnica comece a respirar com mais vontade.

Encha seu diafragma contraindo e relaxando, perceba como as costelas se abrem conforme você inspira e expira, sinta o ar entrando pelas suas narinas e saindo pela sua boca.

Existe uma outra técnica que é um pouco mais rápida. Você pode também tentar o método da contagem dos 7 segundos:

  • 1° – Você deve liberar o ar dos seus pulmões;
  • 2° – Inspire contando até 4 e segure a sua respiração por 3 segundo;
  • 3° – Novamente, com a boca aberta enquanto conta até 7 e repita esse ciclo por mais 3 vezes.

2 – Meditação

A meditação é uma forma de relaxamento, uma técnico para adquirir autocontrole e concentração.

Encontre um lugar calmo e silencioso, se posicione de maneira mais confortável e comece a meditar. E melhor: a prática de meditação pode ser praticada na posição que você entender ser mais confortável possível. Não se prenda aquela pose tradicional que sempre vemos as pessoas meditando, de pernas cruzadas com as mãos sobre as pernas, posição conhecido como Lótus.

Pratique por cerca de 10 minutos. Caso você não tenha ideia de por onde começar, existem centenas de vídeos e podcasts que podem te ajudar nesse processo, meditação guiada é sempre uma boa alternativa para quem está entrando nesse universo agora.

É importante esvaziar a sua mente nesse momento, tentar não pensar em nada e apenas aproveitar o momento e buscar a paz consigo mesmo.

3 – Alongamentos

Toda a preocupação e a ansiedade acabam deixando muitos candidatos tensos. As dores musculares acabam aparecendo, alguns por nervosismo, mas muitos por tensão. Os alongamentos irão te ajudar a lidar com a tensão muscular de uma melhor forma.

Ao longo dos estudos é normal que seu corpo acabe se cansando, assim como seu cérebro como citamos anteriormente, por isso é importante que você alongue seu corpo com frequência.

Faça alongamentos físicos com calma e cuidado, afinal de tão nervoso, muitas vezes seu pescoço e sua coluna acabam travando. Dê uma atenção especial ao seu pescoço, costas e ombros (que são as partes mais afetadas nas pessoas que passam horas estudando)

4 – Sono Regulado

Um grande problema na vida de muitos estudantes é a insônia, e isso acaba atrapalhando muito quem está se preparando para uma prova.

Existe aquelas pessoas que gostam mais de estudar durante a madrugada, quem prefere estudar durante a tarde, ou até pela manhã. Independente de qual o seu melhor turno de estudo, você precisa estar com seu sono em dia.

Mesmo se você tem o seu melhor rendimento nos estudos durante a noite, é muito melhor que você durma durante a noite. O sono durante a noite é melhor, de melhor qualidade, do que durante o dia.

O principal para que você tenha um sono regulado é ter um cronograma com seus horários e definir um horário que você deve deitar, desligar qualquer aparelho que pode te deixar alerta, e a partir daí sim, dormir. E também ter um horário estipulado para acordar e iniciar os seus estudos e suas atividades diárias.

5 – Uso das Redes Sociais

Durante este período de pandemia muitas coisas foram veiculadas ao mesmo tempo, muitas informações em instantaneidade. Isso pode acabar atrapalhando no seu foco. Por isso é importante utilizar a internet e as redes sociais com inteligência e responsabilidade, para que você não se deixe afetar por tudo o que está ocorrendo no mundo.

Também vale mencionar que aquela dependência das redes é extremamente prejudicial nos seus rendimentos. Checar toda hora o que está sendo dito nas redes, qual foi o último meme, prejudica o seu estudo e a sua concentração.

A rede social é muito importante nesse momento de pandemia, tem sido o principal meio de comunicação entre muitas famílias. O que estamos tentando alertar é, utilizar com inteligência e responsabilidade para que você não seja prejudicado.

Esperamos que estas dicas possam te ajudar para aumentar o seu rendimento nos estudos, e principalmente que você consiga alcançar o seu objetivo principal, a nomeação

Deixe uma resposta