Controle de Estudo, já ouviu falar?

Controle de Estudo, já ouviu falar?

Hoje vamos falar sobre como o controle de estudo pode ajudar na rotina de estudos, melhorar o rendimento, a organização, analisar o seu desempenho entre outras coisas. Você controla seus estudos? Como você faz isso? Que dados você anota sobre seus estudos?

Importância do controle de estudo.

Controlando o que é estudado, você consegue mensurar alguns dados importantes para analisar e conferir seu desempenho e fixação sobre cada matéria, gerando otimização de tempo. Você consegue analisar se está estudando muito ou pouco para tal matéria, saber distribuir o tempo de preparação para o concurso .

O controle de estudos facilita a visualização e organização da rotina semanal, deixa mais evidentes os avanços e dificuldades. O ideal é que seja feito todos os dias, após terminar cada bloco de estudo, para os dados serem mais reais.

Um bom controle de estudos deve ter data, matéria e material estudado, tempo de início, intervalo, se tiver, e fim; rendimento, número de atividades feitas, acertos, erros e, em branco. Uma coluna interessante para inserir no seu controle é a de motivação.

Como fazer um controle de estudo?

O registro deve ser feito sempre que você estudar.

Primeiro grupo: informações.

Registre o dia que você estudou o bloco. Na matéria, registre o assunto estudado no bloco. No material, se foi apostila PDF, videoaula, eBook, apostila física, livros, entre outros.

Segundo grupo: controle de tempo.

Lembre-se de anotar o horário que você iniciou, fez intervalo e encerrou seus estudos. Para uma análise mais certeira, é importante que as informações sejam sempre o mais perto do real.

Terceiro grupo: rendimento.

Registre o número de videoaulas vistas e número de páginas lidas.

Quarto grupo: monitoramento das atividades feitas.

Uma coluna para os números de questões feitas, acertadas, erradas e deixadas em branco. Se houver redação, separe uma coluna para sua pontuação. Essa parte do controle é uma das mais importantes, pois você acompanha seu desenvolvimento em cada matéria.

Preparamos uma planilha de Controle de Estudos automatizada para facilitar seus estudos!

Quinto grupo: percentual feito nas atividades.

Para monitorar o seu desenvolvimento e desempenho em cada matéria. Procure fazer os mesmos números de questões nos blocos de estudos para ter um padrão de cálculo e uma base de análise linear.

Sexto grupo: motivacional.

A coluna positivo serve para você preencher com algo positivo sobre o estudo. Por exemplo, melhorei meu desempenho nessa matéria em relação ao estudo anterior. Escreva frases que o motivem a continuar estudando cada vez mais.

Na coluna resumo faça exatamente isso: um resumo de como foi o bloco. Pode usar o espaço para fazer um resumo da matéria também, de forma rápida e clara.

Este controle de estudos ajuda no autoconhecimento, que é um aliado muito importante na busca do cargo público. Falamos algo sobre autoconhecimento há uns blogs atrás. Clique aqui para ler.

Deixe uma resposta