Conheça o perfil de 6 Bancas Examinadoras

Conheça o perfil de 6 Bancas Examinadoras

As Bancas Examinadoras dos concursos públicos são responsáveis pela elaboração, divulgação e organização do mesmo. Elas também possuem ou contratam professores especificamente para elaboração das questões das provas.

Os recursos das questões também são analisadas e julgadas pelas Bancas.

No site das Bancas é onde você pode: se inscrever, visualizar locais de provas, a lista de aprovados, as provas aplicadas, os gabaritos, os recursos deferidos e eventuais comunicações aos candidatos.

Saiba um pouco mais sobre o perfil de cada banca a seguir:

La Salle: essa banca tem o hábito de elaborar questões com dificuldades maiores em conteúdos
específicos de determinadas áreas. Apesar disso, ela é uma banca considerada fácil pelos candidatos.

FCC: trabalha com provas de múltipla escolha que sempre acontece em dois formatos, ou se pergunta diretamente o conteúdo ou são apresentados problemas e situações que resultam em uma indagação. Essa banca foi famosa por abordar a letra da lei, porém hoje não e bem assim.

Cespe: ela tem dois modelos de prova. O primeiro, de múltipla escolha, contendo cinco alternativas. O segundo é o modelo, e mais utilizado, de certo e errado, no qual há penalização onde uma questão errada anula uma certa. É uma das bancas mais complexas.

Fundatec: em geral as provas dessa banca são de múltipla escolha, com cinco questões e uma alternativa correta. Também pode apresentar questões discursivas. O grau de dificuldade dessa banca é considerado moderado. A prova de Informática dessa banca é considerada “eliminadora de candidatos”, porque exige um pouco mais de conhecimento em comparação com outras disciplinas como Direito e Português.

FGVtem características mais da doutrina e cobra muito entendimento em questões de direito, em algumas provas, questões de jurisprudência. É também uma banca um tanto quanto interpretativa, sendo sua nota de corte mais alta pois a dificuldade das questões tende a não ser tão alta.

Vunesp: são conhecidas como provas mais fáceis pois são sempre de múltipla escolha, tendo cinco alternativas por questão. É comum encontrar questões de História, Geografia e atualidades. E as questões de informática são menos complexas que as demais.

Agora que você sabe um pouco sobre as bancas, veja os cursos que temos no nosso site. Neles, fazemos questão de informar as bancas examinadoras de cada concurso e, caso ainda não definida, você encontrará a informação da banca do concurso anterior.

Além disso, se você ainda não escolheu sua área de estudos, confira nosso blogpost explicando um pouquinho de cada área. Aqui no blog, você encontrará muitas informações sobre diversas carreiras públicas e até mesmo muitas dicas de estudos.

Dá uma conferida e não esquece de compartilhar esse texto com os amigos!

Deixe uma resposta