CONCURSOS PARA ÁREA FISCAL: MOTIVOS PARA NÃO DESISTIR

CONCURSOS PARA ÁREA FISCAL: MOTIVOS PARA NÃO DESISTIR

A área fiscal é uma das mais desejadas do ramo dos concursos, devido aos diversos atrativos. Por exemplo, os altos salários e a possibilidade de qualquer pessoa com ensino superior completo.

Por outro lado, se são muitos os motivos para fazer um concurso Fiscal, em grande parte das vezes a concorrência é enorme, com muitos inscritos e um número grande de candidato por vaga.

Aqui vamos listar 5 objeções comuns que os futuros servidores têm relação aos concursos das áreas fiscais.

PRECISO SER DE EXATAS PARA PRESTAR CONCURSO DAS ÁREAS FISCAIS?

Talvez essa seja o principal motivo pelo qual muitos candidatos acabam desistindo das oportunidades de concurso nessa área. O candidato já pensa que não é capaz de participar da seleção justamente por não ter tanta afinidade com números.

As vezes o que acaba influenciando na decisão de desistir do concurso é o fato de o candidato acreditar que não teria chance perante outros candidatos.

Em muitos casos, os concurseiros que iniciam do zero tem a possibilidade de construir uma base de conhecimento mais sólida, sem vícios e cacoetes que muitas pessoas que já são da área acabam adquirindo ao longo da vida profissional.

NÃO TENHO TEMPO DE ESTUDAR TANTAS MATÉRIAS

Ao perceber que os concursos fiscais possuem tantas matérias para serem estudadas, alguns candidatos acabam se sabotando e desistindo por acreditar que não tem tempo suficiente para estudar tudo o que é necessário.

Realmente as seleções para áreas fiscais costumam exigir muitas matérias, porém isso não significa que você não conseguirá dar conta. Com um cronograma bem organizado e o seu comprometimento com esta organização que você criar, tudo é possível.

O importante é ser honesto consigo e se propor a estudar no tempo que você tiver para isso.

É IMPOSSÍVEL PASSAR EM CONCURSOS PARA ÁREAS FISCAIS

Ninguém disse que seria fácil, se alguém falou isso, mentiu. Definitivamente não é fácil passar em um concurso, para área fiscal costuma ser ainda mais difícil, mas isso não deve ser uma objeção para você.

Os altos salários é um dos principais motivos que mais chama a atenção dos candidatos, consequentemente isso aumenta muito o número de inscritos. Isso acaba gerando o entendimento no candidato de que seria praticamente impossível a aprovação.

O concurso exige muito estudo, mais de um ano muitas vezes. O que também acaba fazendo com que muitos candidatos desistam antes mesmo de iniciar, por isso é muito importante a sua persistência, com certeza isso já te colocará na frente de muitos que não terão a mesma persistência que você.

SÓ EXISTE CONCURSO PARA RECEITA FEDERAL

Quando se fala em concurso da área fiscal as pessoas de cara costumam pensar na Receita Federal, mas na verdade existe muitos outros concursos nessa área. É um engano muito comum para quem se interessa por seleções deste tipo. A Receita Federal é realmente um concurso muito importante e de muitas vantagens aos aprovados.

No últimos seis anos aconteceram mais de 500 concurso dessa área. Ou seja, acontece com frequência concursos na área fiscal. Cabe a você estar ligado e se preparar para os diversos concursos da área fiscal.

A melhor forma de você otimizar o seu tempo é sempre ter mais de um concurso como objetivo. Por exemplo, você tem como objetivo principal o concurso para a Receita Federal mas neste período também está aberto o concurso para a Secretaria da Fazenda do seu estado, como são concursos da mesma área, você pode se preparar para os dois ao mesmo tempo.

A CONCORRÊNCIA É MUITO GRANDE

Realmente os concursos para área fiscal normalmente são os mais concorridos. Isso porque os benefícios são muitos, os ganhos são bastante altos e qualquer pessoa que tenha nível superior pode prestar concurso.

Porém é importante você ter o entendimento que nem todos os que se inscrevem realmente são concorrentes. Muitos inscritos acabam não se empenhando tanto para a seleção, e isso já os retira da lista de concorrentes.

Comparando o número de inscritos aos que realmente se empenham e se preparam para o certame, a redução é considerável. É importante que você tenha em mente que nem todos irão concorrer com você, isso torna a possibilidade da aprovação mais palpável e isso pode acabar sendo uma motivação a mais para você.

Nós do CPC Concursos esperamos que essas dicas possam servir como motivação para que você não desista do seu sonho de prestar conteúdo para área fiscal. Seja para a Receita Federal, que normalmente é o mais visado, seja para uma secretaria de um pequena cidade. Esteja bem preparado e você não precisará contar com a sorte.

Deixe uma resposta