Concursos 2019: Principais concursos previstos!

Concursos 2019: Principais concursos previstos!

O ano começou e com ele os preparatórios para os futuros concursos públicos. O ex-presidente Michel Temer sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, aprovada no dia 11 de julho pelo Congresso Nacional. A publicação da sanção foi divulgada no Diário Oficial da União do dia 15 de agosto de 2018.

O texto sancionado contém 17 vetos, entre eles o que proibia a abertura de concursos em 2019. Com o veto, o governo possibilita a realização de concursos públicos para outras áreas, desde que respeitado o limite orçamentário.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou no dia 16 de janeiro a Lei Orçamentária do ano de 2019 que prevê recursos da União para mais de 48 mil vagas em todas as esferas. As vagas são para o Executivo, Legislativo e Judiciário.

Segundo dados o levantamento está assim:

  • 193 concursos previstos
  • 60 órgãos com banca definida e 8 em definição
  • 16 órgãos com comissão formada
  • 63 órgãos têm concursos autorizados
  • Mais de 48 mil vagas serão providas no âmbito federal, de acordo com LOA 2019.

O poder executivo tem solicitações em andamento no Ministério do Planejamento, e algumas autorizações já concedidas, a grande parte das oportunidades pode vir através dos concursos INSS – Instituto Nacional do Seguro Social; IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais; ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, entre outros.

Os concursos para os bancos e áreas relacionadas como a Financeira caso sejam autorizados podem ofertar diversas vagas. Entre eles Bacen – Banco Central do Brasil; CVM – Comissão de Valores Mobiliários; BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento; e BRB – Banco Regional de Brasília.

Para você que deseja participar dos concursos públicos de 2019 a dica é: comece a estudar com antecedência! Nós acreditamos na preparação antecipada e disponibilizamos diversos cursos para você, online e presencial.

Deixe uma resposta