Concurso Público: Principais Dúvidas

Concurso Público: Principais Dúvidas

Quando se pensa na possibilidade de fazer Concurso Público muitas dúvidas surgem. Desde quais os requisitos para participar até como se organizar para estudar. Foi pensando nisso, e nessa sensação que todo o concurseiro iniciante sente, que criamos este artigo e o próprio blog da CPC Concursos. Queremos te ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas, vamos lá?

O que os Concursos Públicos exigem?

1.  Ser maior de idade (18 anos);
2. A quitação de obrigações eleitorais e militares (para os homens);
3. A nacionalidade brasileira e;
4. A conclusão de um nível de formação. Pode ser fundamental, médio ou superior, de acordo com a exigência do concurso.

Preciso ler o edital do Concurso Público?

Essa dica é essencial: todo estudante precisa ler o edital do Concurso Público. Digamos que o edital é o primeiro passo a ser seguido. O tipo de questão, os conteúdos específicos, seleção de vagas, como ocorre o desempate entre os participantes e todas essas questões estão explicadas no edital do Concurso Público.

Como consigo informações sobre os Concursos Público?

Você encontra informações em sites especializados como o Folha Dirigida e o Correio Web. Para concursos nacionais você encontra no site da Imprensa Nacional e para concursos federais você encontra no Diário Oficial do estado. Por exemplo, se pretendo prestar um concurso para o TCE/RS encontrarei informações sobre o mesmo no Diário Oficial do RS.

Além disso, você encontra as notícias mais importantes no site do CPC Concursos e quem é aluno do CPC recebe prontamente em seu e-mail todas as notícias e informações personalizadas para o concurso que está fazendo.

É muito importante para o estudante a troca de informações com pessoas que já participaram ou foram aprovadas em concursos. O concurseiro pode utilizar as dicas para ingressar em um curso de qualidade ou adquirir materiais bons para o estudo.

Qual modalidade de curso devo fazer?

A maioria dos candidatos têm dúvidas sobre qual curso e modalidade devem recorrer. Entre os benefícios do curso presencial está a possibilidade de tirar dúvidas na hora com o professor. Porém, no curso online o aluno possui a comodidade de ter aulas em casa, no seu próprio computador e no horário que desejar.

Como funciona a nomeação?

A classificação no Concurso Público dentro das vagas estipuladas é apenas o primeiro passo. Os concursos terem prazos de validade, que geralmente são de 2 anos e podem ser prorrogados. Portanto, o órgão contratante pode convocar os classificados para dispor do seu cargo público conforme sua necessidade dentro do período estipulado.

Deixe uma resposta