Como virar um Concurseiro

Como virar um Concurseiro

Quer virar um concurseiro mas não sabe por onde começar a estudar? Então, fica tranquilo, até porque você não está sozinho nesse barco. Existem muitas pessoas que querem muito fazer concursos, mas não sabem como se organizar para estudar.

Reunimos aqui algumas dicas para dar uma luz aos novos concurseiros. Muita gente acha que existe alguma fórmula secreta ou uma regra de como estudar para concursos.

Além das dicas que vamos dar aqui, você também precisa de foco, planejamento e estratégia para virar um concurseiro de carteirinha. Aqui vão as dicas:

Dica 1: Escolha da área.

Muitos concursos pedem conhecimentos específicos, então comece escolhendo o concurso em uma área que você já tenha algum conhecimento, para isso é bom ler o edital e avaliar as matérias que são pedidas. Definindo a área do concurso é mais fácil otimizar o tempo de estudo das matérias.

Escolhendo uma área de estudos na qual você gostaria de atuar, fica mais fácil aproveitar seus estudos para diversos concursos e aumentar suas chances de aprovação.

Para conhecer algumas possíveis áreas de atuação, leia o blogpost: Como escolher uma área de estudos para concursos?

Dica 2: Comece o quanto antes!

Se você esperar até o edital do concurso pretendido sair seu tempo de estudo será muito pouco, portanto logo que o concurso for autorizado pela banca você já pode começar a estudar. Baseie-se no edital do concurso passado para ver as matérias e já ir se preparando.

Uma preparação a longo prazo faz com que você tenha mais tempo para estudar aquelas matérias mais chatinhas ou que você tem maior dúvida.

Saiba mais sobre como dissecar o edital anterior no blogpost: Como estudar para concurso antes do edital

Dica 3: Conheça o perfil da banca e das provas.

As bancas examinadoras dos concursos são responsáveis pela elaboração, divulgação e organização do mesmo. Elas também possuem ou contratam professores especificamente para elaboração das questões das provas.

Conhecer o perfil de cada banca pode te ajudar a estar mais preparado, para isso leia o blogpost: Conheça o perfil de 6 bancas examinadoras.

Cada banca costuma aplicar um ou mais tipos de provas, portanto, se o concurso que você quer prestar tem mais de um tipo de prova, não se dedique somente à uma delas. Fazendo isso, fica mais difícil chegar na aprovação. Conheça quais os tipos de provas em concursos.

Dica 4: Organizar, planejar e estudar!

Organize os conteúdos pelos que você entende muito, um pouco e quase nada. Assim, você pode começar revisando aquilo que sabe muito e ir para os outros assuntos aos poucos.

Crie uma rotina de estudos com dias e horários da semana que você vai estudar determinados assuntos. A gente te ajuda a fazer isso no blogpost: Como fazer um cronograma de estudos. Na hora de estudar anote, faça resumos e esquemas, vai ajudar para entender melhor a matéria.

Dica 5: Escolha o material de estudo.

PDF ou vídeoaula? Tem gente que prefere só o PDF por ser mais objetivo e abrangente, outros preferem só as vídeoaulas por ter alguém explicando e mostrando a matéria de forma mais dinâmica. Mas você pode usar os dois, depende de como você preferir estudar.

Lembre de buscar material de estudo em fontes confiáveis para não haver falta de conteúdo ou conteúdos maus feitos. No canal do CPC no youtube você encontra diversas aulas completas e gratuitas para se aprofundar nos estudos com o melhor time de professores do país.

Dica 6: Desistir jamais: resista!

Pode ser que você demore um tempo até ser aprovado em algum concurso e isso é completamente normal. Já falamos anteriormente por aqui sobre quanto tempo leva para passar em concurso.

São poucos os que passam de primeira em um concurso, portanto, não desanime logo nas primeiras provas. Estude mais e faça outros. Tenha paciência, força de vontade e motivação para estudar sem perder o foco.

Conheça a trajetória de alguns de nossos alunos e inspire-se! Veja: Vida de Concurseiro: Histórias de Sucesso.

Dica 7: Revise!

Tenha na sua rotina revisar periodicamente os conteúdos já estudados, isso fará com que você não tenha o famoso branco na hora da prova. A revisão é importante pelo grande número de matérias e suas extensões.

Você pode fazer resumos da maneira que preferir ou grifar e fazer anotações no próprio material e revisar. Nós já ensinamos como, leia: Como fazer uma boa revisão pré-prova.

Esperamos que essas dicas ajudem você a virar um concurseiro de mão cheia. Mas, caso você ainda não esteja se sentindo confiante, conheça o Manual do Concurseiro Iniciante:

manual do concurseiro iniciante

Deixe uma resposta