Como manter o foco nos estudos no fim de ano? Veja 5 dicas!

Como manter o foco nos estudos no fim de ano? Veja 5 dicas!

5 dicas práticas para manter o foco nos estudos para concursos no fim de ano, em meio a festas e comemorações. 

Manter o foco nos estudos para concursos no fim de ano é um desafio para você?

Se não, parabéns! Com certeza, você já está um passo à frente na rotina de estudos. 

No entanto, a gente sabe que nem sempre é fácil focar na preparação diante de tantos acontecimentos tradicionais dessa época.

Amigo secreto, presentes, preparação da Ceia de Natal, pedidos de Ano Novo, enfim, muitas são as tarefas que surgem nesses dias de dezembro. 

E isso que nem falamos da questão psicológica. Afinal, tendemos a olhar para o ano que passou com avaliações sobre o rendimento do período. Por exemplo, aquele balanço comum sobre os objetivos traçados, lembra? 

Mas calma. Preparamos umas dicas práticas e rápidas para você que sonha em passar no concurso ter mais tranquilidade nessa época. 

Então continue lendo para ver as nossas dicas e saber como manter o foco nos estudos para concursos no fim de ano e como lidar com as situações. 

Como manter o foco nos estudos em 5 dicas!

Sabemos que, para passar nas provas dos certames, ter foco é fundamental. Na área dos concursos, foco é ter um objetivo, seguir um planejamento com organização e manter a perseverança para alcançar o que se pretende.

Então veja a seguir as nossas dicas!

Pausas são necessárias, aceite!

A gente sabe como é essa época de fim de ano. Assim, pode ser natural ter que se afastar um pouco dos estudos durante alguns períodos.

Provavelmente, você quer aproveitar alguns momentos com a família, amigos, namorada, cachorro, gato, vizinho, enfim, relaxar na companhia de quem é especial. Dito isso, certamente você não vai estar cometendo um erro ao fazer pausas. 

Pelo contrário, elas podem ser um respiro diante de uma rotina de estudos intensa, puxada. Por isso, não sinta culpa por dar uma parada. No entanto, tenha atenção ao tempo dessa pausa.

Sim, planeje os momentos de descanso e lazer nesta época. Isso vai facilitar bastante o aproveitamento de tempo e aprendizado.

Afinal, não adianta estudar sete horas direto sem um descanso. A produtividade cai e a absorção do conhecimento também. Equilíbrio é a dica!

Foque na qualidade e não na quantidade!

Se o tempo dedicado aos estudos for inevitavelmente menor, invista na qualidade. Ou seja, tenha atenção total aos seus estudos. 

Faça com que aqueles 20 minutinho sejam proveitosos, com um aprendizado eficiente. É melhor estudar minutos 100% focado do que horas sem estar concentrado. 

Aliás, se você tem dificuldades de concentração, recomendamos a leitura de outro artigo do nosso blog. Veja algumas dicas para melhorar a concentração aqui.

Portanto, assim como as pausas são essenciais no processo de aprendizado, a concentração é fundamental para aproveitar bem o tempo.

Elimine distrações nos momentos de estudo

Para ficar 100% focado nos estudos, é claro que você deve evitar as distrações.  Por isso, a gente tem umas recomendações práticas e simples para facilitar:

  • Desative as notificações das redes sociais;
  • Se precisar, desligue o celular ou afaste-o;
  • Tenha um local de estudos mais isolado;
  • Organize seu ambiente de estudos;
  • Use fone de ouvido com uma trilha para isso.

Dessa forma, é importante que você esteja isolado com a mente focada nos estudos. Nisso, o ambiente é um fator decisivo. 

Afinal, um lugar organizado e silencioso pode ajudar bastante. Talvez seja necessário estudar de madrugada ou tarde da noite, por exemplo.

Aprenda a dizer não!

Saber dizer não é priorizar. Ou seja, avalie o que é realmente importante e o que não é para tomar essas pequenas decisões. 

Quem estuda para concurso precisa não comprometer a sua agenda por conta de demandas de terceiros, por exemplo. Mas tenha sempre educação e franqueza. 

Como assim? Carregue consigo sempre a honestidade e educação, gentileza. Não seja grosseiro ao recusar um convite nem invente desculpas. 

Explique a situação com transparência, ou seja, sempre com a verdade. Fale sobre a necessidade de estar focado nos estudos. Seus amigos de verdade vão entender.

Seja otimista!

Como falamos antes, focar nos estudos pode ser um desafio nesta época. No entanto, manter o otimismo em dia vai ajudar bastante.

Mas como assim? Tente enxergar o lado positivo das coisas. Muitas vezes, dificuldades são fontes de aprendizado e evolução pessoal. 

É preciso aproveitar a caminhada tanto quanto à chegada. Logo, não deixe para ser feliz somente quando for aprovado e nomeado. 

Aprenda a cultivar a gratidão, ou seja, agradeça pelas conquistas diárias e aprendizados. E se precisar de ajuda, a equipe do CPC está sempre a postos para ouvir você e ajudar no que for possível. 

Gostou do conteúdo?

O que achou do nosso blogpost? Gostou das nossas dicas? Se sim, pode fazer um favorzinho? Compartilhe com seu amigo ou alguém que tá precisando ler isso. 

Aqui no CPC, como a gente segue o lema Prepara e Cuida, produzimos conteúdo com o intuito de ajudar cada vez mais pessoas.

Se esse conteúdo ajudou você, pode ajudar muitas outras. Então curta, compartilhe, comente e participe!

Portanto, siga compartilhando nossos conteúdos feitos com muito carinho, preparo e cuidado! 

Abaixo tem mais uns artigos que podem ser do seu interesse. Abração e até a próxima!

Você também vai gostar:  

Deixe uma resposta