Como fazer o resumo de um texto em 3 passos!

Como fazer o resumo de um texto em 3 passos!

Muitas vezes, ao estudar para concursos, nos deparamos com textos mais complicadinhos. Por isso, o resumo pode ser uma boa opção para você entender melhor o conteúdo e não ter tanta dificuldade para fixar as ideias principais. Mas afinal, como fazer um resumo? Esse é o nosso assunto do post de hoje naquele estilo prepara e cuida que só o CPC tem. 

Mas, antes de darmos essas superdicas, é preciso entender o que é resumo e quais suas vantagens para quem estuda para concursos no dia a dia. 

O que é resumo e quais suas vantagens

Um resumo, segundo o dicionário Michaelis, é uma apresentação sucinta de fatos em que são abordados apenas os pontos principais, com o objetivo de transmitir uma ideia global de cada tópico tratado, ou seja, uma condensação, sinopse, síntese ou sumário. Segundo o dicionário, uma breve recapitulação do texto escrito com o intuito de facilitar o entendimento. 

Em suma, resumo é o ato de ler, analisar e escrever em poucas linhas o que é mais importante daquele texto. Por isso, o resumo pode ser um bom aliado na hora da revisão, pois ao invés de você reler todo o texto, você pode simplesmente acessar as ideias principais por meio de uma boa síntese. 

Além disso, ao reescrever o texto em tópicos menores, fixamos melhor aquele assunto tratado e não esquecemos tão fácil dele. 

Como fazer um resumo em 3 passos fáceis

Agora que você já sabe o que é resumo, vamos às dicas. Para facilitar a sua vida, listamos 5 passos bem simples de como fazer um resumo. 

1. Leia o texto atentamente

O primeiro passo é ler o texto atentamente. Sim, recomenda-se uma leitura sem pausas ou distrações. Coloque toda a sua atenção e foco no conteúdo do texto. Quanto mais atenção você tiver neste primeiro momento, mais fácil será a elaboração do seu resumo. Se precisar, releia o texto mais de uma vez.

Nesta primeira etapa, o intuito é identificar a ideia geral do texto, saber do que se trata aquele conteúdo. 

2. Anote as palavras-chave e as ideias principais

Após ter lido o texto é hora de identificar as palavras-chave do texto. Ou seja, é aquele momento de analisar e anotar as principais ideias do conteúdo. Releia o texto e vá anotando as palavras-chave de cada parágrafo ou tópico. Além disso, marque conceitos e frases que achar importantes. 

Nesta etapa, você terá que desenvolver sua habilidade de seleção, ou seja, escolher o que é mais importante de todo aquele texto. Anote a palavra-chave e a ideia principal de cada parágrafo.

3. Organize o resumo com as suas palavras

Agora que você já tem as ideias principais de cada parágrafo do texto é hora de escrever o resumo com suas próprias palavras. Dessa forma, você vai verificar o que entendeu de cada tópico. Sim, de posse de todo os conceitos e palavras-chave selecionadas no texto, reescreva de forma sucinta o que entendeu do conteúdo.

Após a escrita, leia o conteúdo e verifique se não faltou nenhuma palavra-chave ou ideia do texto. Dessa forma, você vai ter acesso aos principais conceitos sem precisar reler todo o texto. 

Dica extra!!!

Exercite! Essa é nossa dica extra para você que está estudando. Pratique uma leitura atenta, identifique as ideias e palavras-chave do texto e reescreva com suas próprias palavras o que entendeu. Em suma, essas são as nossas dicas bem simples de como fazer um resumo. 

Gostou das dicas? Compartilhe com um amigo que está precisando delas. Além disso, dá uma conferida nos outros artigos do nosso blog. Tá cheio de conteúdos especiais para você. Até a próxima!

Alguns blogposts que podem ajudar você:

Deixe uma resposta