Como fazer um Cronograma de Estudos

Como fazer um Cronograma de Estudos

Sabe quando você estuda bastante e sente que o conteúdo estudado não foi bem aproveitado? Passar horas e horas em cima de livros pode não ser a solução. A eficácia está na organização. Você pode refinar seu aprendizado com um cronograma de estudos!

Defina uma rotina no seu cronograma de estudos:

Conheça sua rotina! O cronograma deve ser adaptado ao seu dia-a-dia e ao tempo que você tem. Analise sua rotina, veja quais horário já estão ocupados e, a partir disso, veja quais horários vagos podem ser dedicados aos estudos.

Crie horários de estudo:

Após organizar seus afazeres, liste também no seu cronograma de estudos os horários de suas aulas. Organize as anotações dos assuntos vistos logo após. Pesquise profundamente sobre os conteúdos vistos em aula. Utilize fontes diferentes. Especifique horários para cada atividade: estudar, registrar, exercitar (você pode usar nossos cursos de resolução de questões), aprofundar-se e revisar.

Monte um ambiente para estudar:

O ambiente onde você irá passar bastante tempo estudando deve estar organizado. Utilize sempre o mesmo lugar. Evite a cama ou o sofá. É essencial que o local seja ordenado e limpo. Escolha um local onde estará perto de seus materiais.

Teste diferentes métodos de estudo:

Procure métodos e técnicas de estudos, você pode se adaptar muito bem com algum deles e assim aprimorar ainda mais seu aprendizado. Já falamos aqui sobre uma técnica de como aumentar sua memória e você também pode conhecer alguns métodos de estudo no blogpost: Como estudar para Concurso: Metódo de Estudos 1.

Drible os imprevistos:

Caso haja imprevistos que impossibilitem seu estudo diário, fique tranquilo! Compense essas horas de estudo para não furar seu cronograma de estudos.

Descanse:

Estudar é fundamental, mas também devem ser respeitados os limites do próprio corpo. Tire um tempo para si, inserindo em seu cronograma horários de lazer. O fim de semana também deve ser organizado. Se for estudar, separe um tempo maior para o lazer. O descanso é essencial e o cansaço é danoso ao aprendizado.

Estudando para concursos?

Conheça o curso para concurso que vai te ajudar a alcançar a nomeação.

Deixe uma resposta