Como fazer Concurso Público: por onde começar?

Como fazer Concurso Público: por onde começar?

Hoje vamos lhe explicar como fazer Concurso Público e lhe mostrar que não é tão complicado como você imagina. O concurso público não é sinônimo de emprego “imediato” e deve ser entendido como um projeto de médio prazo. 

A escolha inicial, pelo menos para a maioria dos candidatos, tem em mente a expectativa de remuneração que atende às necessidades individuais e familiares. Contudo, esta escolha inicial deve ser tão cuidadosa quanto a programação de estudos posteriores. 

Considerar as atribuições do cargo, local de trabalho bem com as posteriores etapas envolvidas no concurso são cruciais. O mesmo em relação ao planejamento de estudos.

Lembrando que, você encontra informações sobre concursos em sites especializados, clique aqui e conheça alguns. E, já que estamos falando sobre isso, vamos responder logo a pergunta…

Como fazer Concurso Público?

O edital é meu pastor e nada me faltará!

Uau! Tanto assim? Sim… tanto assim, por que a banca examinadora, a Administração Pública e você, candidato, estão absolutamente vinculados ao teor do edital.

O edital é o grande guia, nele encontra-se tudo o que precisa saber sobre o concurso escolhido. Caso ainda não tenha sido publicado o edital, estude a partir do edital anterior do concurso para o cargo pretendido.

Vamos partir desta hipótese: o edital ainda não foi publicado e você vai analisar o edital anterior.

Quais as informações essenciais que você deve buscar no edital do concurso?

Buscando, nas disposições preliminares, quais os requisitos exigidos para o cargo. Caso ainda não as tenha, veja se há tempo hábil para completá-las. Por exemplo: se o cargo exige Carteira Nacional de Habilitação e você não possui, há tempo de fazer a CNH até a posse?

Após, verifique as informações sobre a prova:

prova objetiva ou tem questões dissertativas? Há redação? O concurso é só de provas ou é de provas e títulos? Quais os critérios de avaliação (peso das disciplinas, por exemplo) e os mínimos de acertos em cada disciplina? Quanto às disciplinas, quais são eliminatórias e classificatórias? Qual o mínimo de acertos em cada disciplina e no total da prova?

Ufa… E depois?

Vá para os anexos e “disseque” os conteúdos de cada disciplina. Familiarize-se com os tópicos cobrados. Já estudou alguns deles ou tudo é novidade? Dentre eles, há algum que lhe seja fácil ou particularmente difícil?

Caso pretenda concorrer às vagas reservadas pelo edital às pessoas com deficiência ou negras e pardas, vale à pena espiar a forma e os critérios de participação.

Já acabou, Jéssica?

Já acabou, Jéssica?

Definitivamente não! Estamos conversando sobre a hipótese de o seu edital ainda não ter sido publicado! Caso já tenha edital, a conversa é outra… E merece um texto bem especial aqui no blog do CPC Concursos.

Promete que volta para ler?

Professora Taís Flores

2 Respostas para “Como fazer Concurso Público: por onde começar?”

  1. O CPC sempre preocupado com os seus , alunos . Obrigado pela dica , abraço ; só sei de uma coisa que eu quero e eu vou ser UM dos que vão passar e ser nomeado para OFICIAL de JUSTIÇA do nosso RS .

Deixe uma resposta