Como estudar para Oficial de Justiça do TJ-RS sem saber a banca do PJ-H?

Como estudar para Oficial de Justiça do TJ-RS sem saber a banca do PJ-H?

3 dicas rápidas para você saber como estudar para Oficial de Justiça do TJ-RS sem saber a banca do concurso. Certame aguarda definição de organizadora. 

Atualizado em 05/12/2019 | Publicado em 18/07/2019

Concurso autorizado. Banca definida. Edital publicado. Essas são etapas muito aguardadas pelos concurseiros de diferentes concursos, pois influenciam diretamente nos estudos.

Por isso, não seria diferente com o aguardado edital TJ-RS para Oficial de Justiça – Classe PJ-H, autorizado há um bom tempo.

Agora, a expectativa é grande pela definição da organizadora do concurso, enquanto o concurso para Oficial da Classe O terá prova agora em fevereiro de 2020. Muitos ficam com a dúvida: como estudar para Oficial de Justiça PJ-H sem saber a banca?

Para responder à pergunta, preparamos este blogpost com 3 dicas práticas para você aplicar em sua rotina de estudos antes de conhecer a organizadora do próximo concurso. Partiu eliminar suas dúvidas sobre estudar antes de saber a banca?! Boa leitura!

Como estudar para Oficial de Justiça do TJRS sem saber a banca!

Os especialistas em concursos são unânimes: conhecer a banca pode fazer a diferença na preparação para concursos. Sabe por quê? Porque sabendo qual é a banca, é possível estudar por meio de questões já aplicadas pela organizadora e chegar ao dia da prova já familiarizado com o estilo das perguntas. 

Mas, se a banca não foi escolhida ainda, não seria melhor aguardar essa definição? A resposta é taxativa: não! Estudar com antecedência é fundamental em concursos com o porte do próximo certame do Tribunal de Justiça. Quem deixa para depois pode estar escolhendo passar mais trabalho. A banca pode mudar, mas alguns conteúdos continuam sendo recorrentes.

E você vai descobrir isso como? Lendo o edital anterior. Aliás, essa é a nossa primeira dica sobre como estudar para Oficial de Justiça do RS sem saber a banca.

1. Conheça o edital anterior

O primeiro passo é conhecer o edital anterior do concurso. O edital mais recente foi para o cargo de Oficial de Justiça – Classe PJ-H. Lançado em 2014, o certame contou com organização da banca Faurgs. No edital, você encontra a composição da prova objetiva, que reuniu 80 questões divididas em 3 partes.

Como são 80 questões, fica bem evidente por que é preciso estudar com antecedência. O quanto antes você iniciar sua preparação, mais fácil será absorver os conteúdos. Nesse sentido, a ausência de definição de banca acaba sendo até uma vantagem: mais tempo para se preparar com eficiência.

Além disso, você encontra o programa com todo o conteúdo recomendado para estudos. É a partir daí que você pode iniciar sua preparação, listando as matérias. 

2. Conheça a prova do último concurso

Além de conhecer o edital, recomendamos conhecer a prova. Sim, ela mesma! No site do Tribunal de Justiça, você encontra as provas de concursos do TJ-RS. Lá, você pode baixar o exame e o gabarito. De posse do material, você pode resolver as questões para ter uma ideia do que irá enfrentar mais a frente.

Como falamos anteriormente, a prova de 2014 se dividiu em 3 partes:

  • 1ª parte: 30 questões de Língua Portuguesa, valendo 30 pontos;
  • 2ª parte: 40 questões de Conhecimentos Específicos/Tópicos de Legislação, valendo 40 pontos;
  • 3ª parte: dez questões de Microinformática, valendo 10 pontos.

Fazendo a prova, você irá conhecer o estilo da banca Faurgs, que aplicou o exame na época. Mas, além disso, vai saber como os conteúdos são cobrados nas questões. Por isso, essa é uma boa prática para incluir na sua preparação.

3. Faça questões e simulados focados no concurso

É uma dica recorrente para os concurseiros: resolver questões e simulados. Quando você já conhece o edital anterior, a prova anterior, a banca anterior, fica mais fácil selecionar as perguntas para a sua rotina de estudos. Mas, não basta fazer as questões, é preciso entender bem a matéria. Por isso, é bem importante assistir a aulas focadas em resolução de questões. 

Quando você faz simulados e assiste à correção fica mais fácil absorver os conteúdos. O estilo da banca pode mudar, mas você tem o principal: o domínio da matéria. Mas, como assistir a simulados? Para começar, pode se inscrever no canal dos Aprovadores no Youtube. Sempre tem novidade!

Além disso, ficar atento aos eventos dos Aprovadores, com foco no edital do TJ-RS Oficial de Justiça. 

Como garantir uma preparação mais completa?

Se você quer facilitar a sua vida de concurseiro ou concurseira do TJ-RS, recomendamos que conheça o curso dos Aprovadores para o cargo de Oficial de Justiça do TJ-RS. Lá você encontra o melhor preparatório para o concurso, que reúne professores de dois gigantes da área de concursos: CPC Concursos e Andresan Cursos e Concursos.

Outros blogposts que você vai gostar:

Deixe uma resposta