Como aumentar sua memória ao estudar?

Como aumentar sua memória ao estudar?

Para estudar para concursos, devemos aprender a otimizar a memória ao estudar. Aumentar sua memória vai te ajudar a estar preparado na hora da prova e evitar o famoso “branco”. A memória é a capacidade da mente humana de fixar, reter, evocar e reconhecer impressões, fatos e dados passados. Parte do que se estuda fica guardado nessa parte do cérebro. Sendo assim, o aprendizado, o pensamento e o raciocínio não seriam possíveis sem a memória.

Como melhorar sua memória ao estudar?

Existem três processos da memória: codificação da informação (contato com o objeto de estudo), armazenamento e recuperação. Se há algum erro nas relações desses três processos, pode ocorrer o esquecimento. O processo da recuperação permite que as informações armazenadas sejam utilizadas quando necessário.  

E como aprender?

Para não decorar o conteúdo, precisamos aprendê-lo. Quando aprendemos, a informação fica armazenada na memória de longo prazo e responde ao processo de recuperação. O que é decorado fica na memória de curto prazo, fazendo com que a informação não fique retida por muito tempo.

Existem estratégias que ajudam a otimizar a memória ao estudar. São elas:

Uma técnica muito utilizada é a de memorização. Essa técnica consiste em passar a informação da memória de curto prazo para a de longo prazo.

Ao longo da vida, a capacidade de codificação e habilidade de armazenamento tende a melhorar. Quanto mais você estudar, mais vai reter conhecimento e maior vai ser sua chance de passar em um concurso público.

Dica: não abuse de bebidas alcoólicas. Elas prejudicam sua memória ao estudar. O álcool, além de desidratar o corpo, dificulta o processo de oxigenação do cérebro.

Tentando estudar para concursos?

Conheça o curso para concurso que vai te ajudar a alcançar a nomeação.

Quer ler mais sobre?

Aqui na categoria Vida de Concurseiro você aprende tudo o que precisa saber, desde como começar a se preparar até dicas de estudos.

Deixe uma resposta