Como escolher uma área de estudos para concursos?

Como escolher uma área de estudos para concursos?

Ser concurseiro é mais do que estudar para apenas um concurso. Você pode aproveitar o mesmo estudo para diversas provas, mas, para isso, precisa escolher uma área de estudos para concursos.

E como escolher sua Área de Estudos para Concursos? Já pensou se você gosta ou tem conhecimento em alguma área profissional? Possui alguma pretensão salarial acima de tudo ou ainda não sabe?! O CPC vai te ajudar a tomar o caminho certo.

Existem muitas opções de área de estudos para concursos.

As áreas mais concorridas para buscar uma nomeação são: Segurança Pública, Administrativa, Bancária, Educação, Fiscal e Jurídica. E essas áreas possuem oportunidades em todos os níveis de escolaridade.

Não se inscreva em qualquer concurso sem previamente estudar sobre as funções do cargo a ser exercido. Caso você alcance sua nomeação, não queira garantir um cargo que, não sendo adequado ao seu perfil, o leve a desistir até de tomar posse. Você pode não saber por qual caminho seguir, mas tem que saber qual cargo NÃO quer.

Portanto, vamos por passos:

Pretende estudar para um concurso de Município, Estado ou União? Normalmente, os concursos federais são mais concorridos, com salários melhores e mais benefícios. Já os cargos municipais possuem salários menores, porém maior oferta de vagas e mais chances de conquistar mais rapidamente nomeação.

Considere o seu nível de escolaridade: sua área de formação e seu nível de escolaridade devem ser considerados na hora da escolha do cargo e do concurso. Se realizou pós-graduação, mestrado ou doutorado pode ganhar pontos significativos na seleção.

Conheça algumas áreas de atuação:

Segurança Pública

O ano de 2018 trouxe diversas oportunidades para os concurseiros que desejam ingressar nessa área. Muitas oportunidades nas Polícias Civil e Militar, Polícia Federal e também na Polícia Rodoviária Federal. A maior motivação para se preparar para a carreira de segurança pública é que os conteúdos possuem matérias em comum, facilitando para o concurseiro na hora de participar de mais de um concurso. Os maiores exemplos são Português, Direito Administrativo e Direito Constitucional, que são cobrados na maioria das seleções para diferentes cargos.

Administração

Existem excelentes oportunidades para ingressar na área administrativa. Há muitas vagas para nível médio e nível superior. Alguns cargos comuns, como Técnico Administrativo, Assistente Administrativo (cargos de nível médio) e Analista Administrativo (cargo de nível superior em qualquer formação), costumam ter editais publicados com certa frequência.

Bancária

A área bancária também é uma ótima escolha, pois possui chance de ascensão profissional. No caso do bancário, o servidor possui chance de mudança de função podendo chegar ao posto de Gerente ao longo da carreira. Vale lembrar que o teto remuneratório não se aplica a todos os bancos estatais, mas somente àqueles que recebem verbas do orçamento público para pagamento da folha de pessoal ou para despesas costumeiras.

Educação

Se você quer um trabalho novo na área de educação aposte em um concurso público. A área possui ótimas oportunidades em educação infantil, básica, técnica ou superior para preencher o quadro de educadores do ensino municipal, estadual ou em universidades. Contando com boas remunerações, é uma ótima aposta para quem deseja estabilidade financeira.

Fiscal

Consideradas carreiras de elite, as carreiras fiscais sempre atraem muitos concurseiros que possuem vocação para os cargos. As altas remunerações são o grande estímulo para quem se interessa pela área, pois podem chegar a R$ 30 mil. Não é à toa que a área fiscal é uma das bases do funcionamento de uma empresa. É requisitado dos profissionais desta área um senso crítico e analítico atento às oportunidades. Atividades de contabilidade fiscal como escrituração e apuração de impostos são funções em comum nos cargos.

Jurídica

Para quem deseja ingressar em carreiras jurídicas as oportunidades são ótimas, com cargos de advogado público, juiz de direito, promotor, defensor público, entre outros. Estudantes ou bacharéis em direito chegam a ter dúvidas sobre em qual cargo se inscrever devido à variedade de cargos ofertados nos concursos. Mas também há oportunidades para ensino médio, uma delas é o concurso de Oficial de Justiça do TJ/RS.

Ainda tem dúvidas?

Leia mais sobre alguns cargos clicando aqui. Converse com alguém que já passou por essa experiência! Conversar com servidores públicos que participaram de seleções pode ajudar na hora da escolha do cargo ou órgão público.

Uma resposta para “Como escolher uma área de estudos para concursos?”

Deixe uma resposta